Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Fifa reduz campeões mundiais a três

Posted by Marcelo Damato em sábado, 15 dezembro 2007

O comitê executivo, entidade executiva máxima da Fifa, decidiu hoje que só reconhece três campeões mundiais: Corintians (2000), São Paulo (2005) e Internacional (2006). Colocou a Copa Intercontinental no mesmo nível da Copa Rio e outras assemelhadas, como torneios não-oficiais.

Isso significa que Santos, Flamengo e Grêmio não têm título nenhum e o São Paulo apenas um título mundial, na chancela da entidade mundial.

A decisão foi motivada por  consulta do Palmeiras e anula aquele fax que o então secretário-geral da Fifa Urs Linsi (demitido logo depois) enviou ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reconhecendo o Palmeiras como campeão mundial, no meio do ano. Da comemoração dos palmeirenses na época, só sobra um gosto amargo.

Se o Corinthians não tivesse sido rebaixado, essa história do Mundial do Palmeiras seria o mico do ano. E o Ricardo Teixeira, o que diz? E o presidente do Palmeiras, Affonso Della Monica?

Amanhã de manhã será coroado o quarto campeão mundial: Milan ou Boca

About these ads

30 Respostas to “Fifa reduz campeões mundiais a três”

  1. Flavio said

    Quem se importa com que a FIFA diz? Tirando alguns dos corinthianos mais fanáticos (os mesmos que gritavam o nome do Kia nas arquibancadas), quem vai dizer que a goleada do Flamengo sobre o Liverpool não valeu título mundial, os gols do Raí em Tóquio contra o Barcelona não valeram nada, e que o(s) show(s) de Pelé & cia foram para apenas meros amistosos, mas que aquele mundialzinho nunca repetido que trouxe como representante sul-americano um time que tinha ficado nas oitavas da Libertadores de 1999 e foi ganho por um time que nunca foi campeão continental é o que interessa?

  2. gonz said

    é o mesmo q a cbf dizer q o flamengo não é campeão brasileiro de 1987.

  3. Rhay said

    Cada vez maias a fifa quer enfraquecer o poder dos clubes,ela adiquiriu o mundial de clubes e em vez de fazer uma formula que satisfaça clubes,patrocinadores e torcedores, nao!,assassinam esse torneio com times de nível técnico péssimo e bons mesmo?só2como era na copa intercontinental

  4. Fábio said

    simplesmente palhaçada!!! sem contar que os outros clubes que participam do mundial estão lá só para encher linguiça… pois a final será sempre disputada pelo campeão da America e Europa, como já era na epoca da copa toyota (intercontinental).

    E o Corinthians.. ganhou aquele torneio de verão…e é considerado campeão mundial… sem nunca ter ganho a libertadores…hj eles estão onde merecem.

    Caro Fábio, entendo sua raiva, mas calma. O Corinthians entrou como esse Urawa Reds. E se esses japinhas ganhassem o Mundial? O Corinthians são os japinhas que foram campeões. Para mim, o erro daquele Mundial foi ter entrado o Vasco e não o Palmeiras, que era o campeão da Libertadores. De resto, tinha até dois times da Europa, Manchester e Real Madrid. Se eles não chegaram à final que culpa os outros têm? E o torneio foi disputado quase na mesma época do ano que este. Avacalhar o título do Corinthians é como dizer que o Uruguai não foi campeão em 1930, já que naquela Copa do Mundo quase nem tinha time da Europa e os grupos estavam “desdentados”. Pessoalmente, acho que o Mundial interclubes vale como um Mundial, mas a Copa Rio, não. Mas é minha opinião e não sou candidato a presidente da Fifa

  5. CArlinhos said

    O mais engraçaado é que em 2005 se quer tinha o nome do corinthians entre os clubes campeões do mundo. O que será que aconteceu com o Zé Bexiga?

    Caro Carlinhos,
    O Zé Bexiga é o Zé Bexiga, mas a Fifa sempre reconheceu o Corinthians. Eventuais falhas no site devem ser atribuídos a jornalistas incompetentes (tá certo, vai dizer que essa expressão é uma redundância..), não a uma decisão da Fifa. O Zé Bexiga nem deve saber acessar a internet direito. Além disso, a decisão de hoje não é do careca só, não. É do comiTe executivo da Fifa. Aliás, agradeço por ter me feito lembrar algo que estará no próximo post!!

  6. Davi Matias said

    Mas é só aqui no Brasil que ainda existe essa discussão. Em qualquer jornal europeu ou até mesmo argentino a Copa Intercontinental e o Mundial de Clubes da Fifa são consideradas competições diferentes sem que isto seja um demérito aos clubes que conseguiram essas conquistas. Apenas é a lógica de que em uma competição havia a disputa entre apenas dois continentes e hoje a disputa é por todas as associações filiadas a Fifa. Em nenhum momento a Fifa indica que a Copa Intercontinental não valeu nada. Apenas valoriza o seu Mundial atual. Antigamente quem entregava a Copa Toyota era o gerente da fábrica no Japão. Quem entrega o Mundial é o Presidente da Fifa…essa é a principal diferença…rs

    Caro Davi, Os santistas, são-paulinos, gremistas e rubro-negros devem estar p. da vida com o Palmeiras. Até agora a Fifa estava dando de barato os títulos do Mundial antigo. Aí o Palmeiras quis entrar na festa e entornou o caldo para todo mundo!

  7. Ricardo - Harry said

    Mas esse Blatter eh um fanfarrão mesmo…

    Onde ja se viu coroar o corinthians como o primeiro campeão mundial??
    Por mais que eu odeie o São Paulo, tenho que reconhecer que eles sao tri.

    Pra mim é assim. Não considero o Palmeiras campeão mundial. Mas se o Corinthians é, então o Palmeiras tambem é.

    Mas eu não to nem ai pra essa FIFA… ´São tudo uns bando de fanfarrões =P

  8. Anderson said

    MARCELO DAMATO, quero fazer uma justiça aqui.

    Você respondeu ao Fábio, numa parte diz que não poderia avacalhar o titulo do corinthians né?

    Mas e aí? o Corinthians e o Joseph Blater podem avacalhar o titulo do BOCA JRS (o verdadeiro campeão de 2000)?

    A questão é que, o Boca disputou o verdadeiro mundial, e o corinthians disputou um mundial mentiroso. Abs.

    Caro Anderson, Bem, essa é sua opinião. Você tem uma e cada um tem a sua. Mas deve lembrar que o 1º Mundial da Fifa tinha o campeão europeu, o campeão do Mundial Interclubes do ano anterior, os campeões da Oceania, África, Ásia e Concacaf, o campeão brasileiro e o campeão da Libertadores de dois anos antes. Dizer que isso é uma mentira é uma forçar muito a barra. Em segundo lugar, repito, não foi uma decisão do Blatter. Foi uma decisão da Fifa, do comitê executivo, do qual faz parte o Ricardo Teixeira. E o Corinthians não tem nada a ver com a história. O Corinthians nunca emitiu nenhuma opinião sobre o título do Boca;. Nem poderia. Por fim, é como a questão da Taça de Bolinhas: a Fifa não diz que os Mundiais interclubes não valeram. Só diz que ela não reconhece. Diz que aqueles torneios não eram oficiais. E não eram mesmo.

  9. Brasil, a terra dos campeões com asteriscos.

    Lamentável.
    Qualquer dia vão faltar asteriscos.

  10. Anderson said

    MARCELO DAMATO, esse trecho me chamou atenção também. ” Foi uma decisão da Fifa, do comitê executivo, do qual faz parte o Ricardo Teixeira. ”

    Essa frase diz muito bem, ou seja, uma coisa que tá sendo oficializada só hoje? Isso mostra o tanto que aquele campeonato valeu. rs.

    Ou seja, todos realistas do futebol brasileiro sabem que corinthians num foi campeão mundial coisa nenhuma.
    Corinthians tem uma mídia, tem também uma politica muito forte do lado deles, só isso.

    Até o Serrano com uma mídia, parceria (TRAFFIC-HICKS-MSI), ajuda dos cartolas do STJD e CBF e até com ajuda do presidente lula, seria grande, ganharia titulos na mão grande.

    Corinthians pra mim é apenas um time grande ajudado pela imprensa e pelos cartolas, e isso de grandeza pra mim, não tem nada. Até o Serrano seria grande assim. Abs.

    Caro Anderson, Acho que entendeu mal as coisas. Os títulos do Mundial da Fifa nunca estiveram em discussão.

  11. Gubber Carvalho Bittencourt said

    A primeira vez que a FIFA foi listar quem era os campeões ela tinha se esquecido de colocar o Corinthians no site dela, depois falaram que todos os campeões da copa Toyota eram campeões e estes do novo campeonato e que o Corinthians era campeão de um titulo menor que nunca mais vai ser repetido, agora isso. De boa a exemplo do flamengo de 87, que eu mesmo como são paulino considero campeão (apesar de se uma lastima do clube dos trezes não ter chamado o Guarani) acho que não dar para levar a serio algumas coisas das instituições de futebol que fazem este tipo de coisa unicamente com olho no financeiro e em esconder as besteiras que fizeram

    Caro Gubber. Assino embaixo. E incluo o Clube dos 13, uma instituição elitista desde o início. O Guarani foi barrado porque não tinha torcida.

  12. Flavio said

    Marcelo, só uma correção: o Urawa Reds entrou como campeão asiático, sem precisar usar a “cota” de campeão japonês (por isso, os iranianos entraram no torneio e tiveram que enfrentar o time neozelandês).

    De qualquer modo, quem se importa? Conhece alguém fora da FIFA que considera o título do Corinthians mais valioso que os outros?

    Caro Flávio, Foi o time do Irã que entrou como representante do Japão? Parece muito estranho. De todo modo, há uma cota de campeão japonês. No Mundial de 2000, botaram dois times “japoneses” (o Corinthians campeão japonês e o Vasco, campeão asiático do ano anterior). O critério é o mesmo, não?

  13. Flavio said

    O time do Irã foi vice-campeão asiático.

  14. Filemon said

    Essa bobagem de reunião de Conselho da Fifa e não reconhecimento da Copa Intercontinental é tão cretina quanto a história da Copa União de 87. Para o Flamengo, campeão do mundo em 81 (com impecável show sobre os ingleses) e tetracampeão Brasileiro em 87 (com um misto de seleção de 82 e 86 e o que viria a ser a de 94) esse tipo de decisão não muda nada. Só reafirma algo que todos sabem: que as direções da Fifa e CBF não estão à altura do futebol mundial e brasileiro, respectivamente.

  15. Anderson said

    Pura bobagem, eu só acreditaria nisso se o conselho julgasse quem seria o campeão mundial de 2000, BOCA( Que ganhou a libertadores daquele ano, e foi ao Japão ganhar do Real), ou CORINTHIANS (que foi para um torneio convidado pela sua patrocinadora ).
    Por enquanto ninguém chamou o Boca de bicampeão mundial né? Então se é tricampeão mundial, significa que o Boca é o verdadeiro campeão de 2000.

    Caro Anderson, pode achar o que quiser. Mas a Fifa já julgou que, para ela, o Corinthians é o campeão de 2000. E o Boca não é tri nem bi. Para a Fifa, o Boca é vice.

  16. fedola said

    Nossa, de onde apareceu tanto são-paulino???
    Engraçado que dos títulos do São Paulo (2005) e Internacional (2006), ninguém fala nada, né?!?! O problema é só o título do Corinthians…
    Quer dizer q só é campeão mundial se o jogo for no japão. Se em 2008 a FIFA quiser fazer o campeonato na etiópia, não pode pq o São Paulo não deixa?!?!
    Aproveitem a má fase do Corinthians para falar dele agora, hein…
    Cada um tem a sua hora… aguardem!!!

  17. Adriano said

    Realmente os critérios da Fifa são no mínimo controversos, já q a Oceania tem vaga garantida nesse Mundial de Clubes com apenas 7 times quando q pra disputar a Copa do Mundo (que tem 32 participantes) o campeão das eliminatórias da Oceania ainda precisa disputar uma repescagem, fato este q levou a Austrália a desistir de disputar as eliminatórias neste continente pra brigar por uma das vagas da Ásia. Vai entender….

    Caro Adriano, É o que dá misturar política com esporte. Turquia e Israel fazem parte da Uefa, mesmo estando na Ásia. A Austrália foi para a Ásia e deixou a Oceania. Mas a Fifa deve mudar a regra do Mundial de Clubes. Os times da Oceania não vão mais jogar o Mundial. Ou terão que disputar uma vaga antes de ir para o Japão.

  18. edão said

    cara, eu como tricolor paulista, não vejo o palmeiras como culpado do acontecido e nem o Corinthians.
    A FIFA é a culpada junto com a globo e o patrocinador do mundial de 2000, devido a essa burrada, todos o clubes que jogaram qualquer torneio patrocinado pela FIFA têm o direito de ser reconhecidos como campeões do mundo.
    Primeiro, se a entidade que se julga a maior do fubebol, não poderia organizar um torneio onde os finalistas, são clubes do mesmo pais.
    Segundo o clube, para disputar um mundial, ele precisa ser o melhor de seu continente. Terceiro no ano de 2000 o Boca também foi campeão do mundo, agora existe dois mundos, pois o Corinthians também é campeão nesse ano.
    Então posso concluir o seguinte, pisaram na bola e agora não sabem o que fazer para consertar.

    Caro Edão. Acho que você matou a charada. Existem dois mundos, o mundo da Fifa e o mundo fora da Fifa; E a Fifa só reconhece um, aquele dos torneios que organiza. Acho que esta é a primeira vez que você escreve. Não perca o hábito. Seja bem-vindo. Pegue uma webcadeira e tome uma cerveja.net por conta da casa.

  19. edão said

    Nos brasileiros temos que ter orgulho de nossos campeões mundiais no Japão, não importa oquê a FIFA acha, é muito fácil para os Europeus, tirar nosso jogadores, montarem equipes milionarias.,
    Quando um clube sulamericano ia disputar a final da copa toyota
    não tinha respeito., ganhar dos Europeus em pré temporada é motivo de orgulho.
    Agora parabéns Santos, flamengo, gremio, sao paulo e inter, vcs foram lá e ganharam dos clubes mais ricos do mundo, isso a fifa não vai tirar.
    Eu assisti o tricolor ganhar do barça, do millan e do liverpoll, e para chegar a isso vi também ser tri campeão da libetadores.
    E não vi o tricolor ser convidado pôr nenhum patrocinador, para disputar mundiais isso seria incompetência do clube, meu para chegar lá o time tem que ser de macho, precisa passar pela escola argentina. ou foi um presente dos deuses, pois se fôr pelas vias de fato, vai fazer 100 anos tremendo para os argentinos. Convite para mim é só para aniversário, casamento e olhe lá.

  20. Roberto said

    Simplesmente lamentável!
    A FIFA somente vem mostrar o quanto incompetente e ridícula ela é!
    Reconhecem um título mundial de um clube que foi “convidado como país-sede” mas que nunca chegou à uma final de Libertadores, e simplesmente despresam os titulos de São Paulo, Santos, Flamengo, etc.. etc.. etc..
    Só rindo desta entidade mesmo

    Caro Roberto, A Fifa adotou o critério oficialista. Reconhece as competições que organiza e nenhuma outra. Mas ser país-sede nunca foi impedimento para legitimar conquista. Quase a metade das seleções que ganharam Copas do Mundo não disputaram eliminatórias (isso ocorreu em 30, 34, 50, 62, 66, 74, 78 e 98)

  21. delano said

    a FIFA não sabe nem quando é dia e nem quando é noite…
    faz favor… sem comentários

    Caro Delano, OK, sem comentários… (hehe)

  22. edao said

    Concordo plenamente com a resposta dada para o roberto, mas vc não pode esquecer que não existem duas equipes do mesmo pais sediando o evento dado como Copa do Mundo. pois isso não seria campeonato mundial e sim torneio, vc poderia até convidar um clube do pais para sediar o evento, mais não poderia fazer um final entre os dois clubes do mesmo pais isso não tem lógica. Então porque a fifa no primeiro mundial, colocou que o campeão anterior iria disputa-lo, no próximo ano e depois voltou atrás.Simplismente porque poderia existir dois finalistas do mesmo pais, exemplo: corinthians e São Paulo. Isso é mundial interclubes, ou campeonato brasileiro.Foi a mesma pisada na bola na Libertadores, fazendo dois clubes do mesmo pais fazer final,. Mais mundial é complicado ser decidido pôr times do mesmo pais, que pisada.Pôr isso volto a dar a minha opinião, pisaram na bola e não sabem como consertar.

    Caro Edão, Como uma entidade poderia permitir a entrada de duas equipes (não importam quais) para um torneio (qualquer um) e depois impedir que elas disputem a final se elas cumpriram todos os requisitos? Isso lembra o Campeonato Brasileiro de 1972. Pelo regulamento, o Corinthians deveria fazer a final contra o Botafogo em São Paulo (naquela época era um jogo só). Mas como o Palmeiras adquirira o mesmo direito na outra semifinal (contra o Inter), dois dias antes do jogo, a CBD (hoje CBF) decidiu que não poderia haver duas semifinais na mesma cidade e marcou Botafogo x Corinthians para o Maracanã. Talvez o certo fosse convidar Palmeiras e Deportivo Cáli, como se fez no último Mundial, chamando o time do Irã que era vice-campeão asiático. Mas e, se o campeão japonês não fosse o Urawa Reds, mas outro time, como teria agido a Fifa?
    Nunca saberemos. O meu ponto é que o convite para o Corinthians não é nada absurdo. E se os dois times brasileiros foram os primeiros de seus grupos deveriam ter feito a final como fizeram. É certo que o grande prejudicado foi o Palmeiras, pelos motivos que todos sabem.

  23. Ricardo said

    Mundial envolve todos os continentes, por isso o nome MUNDIAL.
    No Brasil chama-se Copa Intercontinental de Mundial (não digo todas as pessoas), já que muitos também entendem o português básico.

    Vamos a sala de aula:

    Quantos continentes tem no mundo?

    Resposta: ?

    Não sei porque complicam tanto, o Corinthians é o 1 Campeão Mundial.

    Caro Ricardo, Seja bem-vindo. Já percenbi que você será muito útil aos nossos debates. Estávamos precisando mesmo de um raciocínio cartesiano. Mas há um porém que lógica não prevê: a falta de lógica dos cartolas. A América é uma só, mas tem duas confederações. Sei lá quem inventou essa bizarrice, mas é assim há um bom tempo. O presidente da Concacaf é o trinitário Jack Warner, considerado por muitos jornalistas europeus o cara mais pilantra que já ocupou uma cadeira de dirigente de futebol. E você há de concordar comigo, que a concorrência é muito grande.
    :)

  24. edao said

    Que o corintias é campeão do mundo na forma colocada não se discute eles cumpriram o seu papel.
    Agora oquê se discute e a facilidade encontrada e as condiçoes, que os times participantes estavam dispostos a disputar tal titulo no Brasil. vcs sabem que o manchester, praticamente foi forçado a participar, pois teria alguma punição no caso de sua ausência.
    Agora em 2007 o Millan estava em pré_temporada, destruiu o Boca, foi em campo neutro sem torcida. (Time do coração de Diego Maradona).
    Agora a Fifa, deveria voltar a realizar mundiais novamente no Brasil, nos meses de verão, na mesma forma do primeiro ,garanto que mais clubes brasileiros teriam chances de ser campeão sem disputar a libertadores.
    Agora tirar os méritos dos clubes, sulamericanos que ganharam no japão é uma sacanagem tremenda.
    E outra coisa, a FIFA, pôr varias vezes voltou atrás em sua decisão em relação a 2000, agora isso é uma sacanagem em relação aos torcedores brasileiros, gostaria de saber se fosse com alguma equipe Europeia de ponta, ele iriam fazer essa palhaçada.

  25. ALESSANDRO DOMINGUES said

    A FIFA É QUEM MANDA . SÓ TRES CLUBES SAO CAMPEOES MUNDIAL NO BRASIL … CORINHTHIASN , SAO PAULO E INTERNACIONAL … E CHEGA DESTE ASSUNTO A FIFA E QUEM MANDA.. O RESTO ENTRA NA FILA HEHEHEHEH PARA OS GAYMISTA … ENTERM NA JUSTIÇA CONTRA O GREMIO QUE ILUDIU VCS POR 24 ANOS MENTINDO QUE ERA CAMPEAO DO MUNDO … HEHEHEHEHE

    Caro Alexandre, Seja bem-vindo ao blog. Mas que post velho você foi encontrar. Eu nem me lembrava mais dele! Como o achou? E você navegou pelo blog todo? O que está achando? Dê sua opinião. Escreva sempre.

  26. Flavio said

    Boa tarde a todos! Se alguem puder me explicar…vamos la! Os LEGITIMOS campeoes do mundo tiveram seus titulos conquistados nos seguintes anos ” 2000, 2005 e 2006″, certo? O que aconteceu entao nos anos de 2001 a 2004? E pq os titulos de 2005 e 2006 foram conquistados por times que foram campeoes do seu continente (copa libertadores da america ), e ja o campeao de 2000 nao? Pq tivemos que esperar 8 anos para que isso se resolvesse? Sera que tem algo a ver com a queda para a segunda divisao do LEGITIMO primeiro campeao do mundo? Seria uma motivacao para que um “BANDO DE LOUCO” nao parasse de dar audiencia para a rede globo de televisao? ( ah, e por sinal o jogo de ontem do corinthians resultou em uma das PIORES audiencias da historia de um jogo de futebol televisionado pela rede globo ). Como minha intencao é neutra em relacao a essa postagem, vou em defesa dos corinthianos e digo com certeza… eles ficam meio ressabiados e tbm nao dao muita credibilidade para esse titulo de 2000. Todo corinthiano quer sim uma Copa Libertadores…quem nao quer dar uma surra ( em campo) em argentinos, uruguaios e afins ! A fifa agiu de forma incorreta quando ofuscou conquistas brilhantes e merecidas de muitos times mundo a fora, para justificar um campeonato mal feito e sem sentido. Abraços a todos!


    Caro Flávio
    ,. Seja bem-vindo. Escreva mais vezes. Vejo que você pegou um post bem antigo. Te convido a visitar o blog inteiro, que tem mais de cinco post por dia. Sobre o que escreveu, certamente a decisão não teve a motivação que você diz. O Corinthians não tem essa importância toda. Nem mesmo a Globo. Se o futebol brasileiro tivesse peso comparável com o futebol europeu, a Fifa não negociaria apenas com o G-14 (e agora ACE). E nem acho que a Fifa ofuscou nada. A Fifa tem o direito de decidir do jeito que quiser. E ninguém é obrigado a dar bola para isso.
    PS: qual foi o caminho que usou para chegar a esse post?

  27. Flavio said

    Agora vc me pegou ! rs… mas creio que achei o link desse post no google. Estava pesquisando sobre quais CAMPEOES MUNDIAIS ( clubes ) a FIFA reconhece e acabei caindo aqui ! E em relacao ao que vc disse, eu continuo achando q a GLOBO influencia bastante viu ( no futebol brasileiro eu nao tenho duvida nenhuma, e se levarmos em conta q somos PENTA, e que o Brasil tem os melhores jogadores do mundo ( pq a seleção nao merece nem comentario ) , entao consequentemente a CBF deve exercer SIM uma influencia sob as decisoes da FIFA ). Nao sei se vc ja leu, mas acho interessante q leia o livro do Kajuru ( Condenado a falar ). A Globo raramente exige direito de resposta quando citada, mas depois de uma entrevista polemica concedida pelo jornalitsa a revista PLAYBOY, ela EXIGIU SIM um direito de reposta! Cutucaram a ferida da PODEROSA quando mencionaram suas relacoes um tanto qto suspeitas com a CBF. E caso tenha alguma informacao, poderia me responder pq nao existem campeos nos anos aos quais me referi? Sera q a FIFA estava contente com a Copa TOYOTA, e preferiu deixar de lado nos anos q se seguiram, o seu JUSTO campeonato mundial organizado em 2000?

  28. Bia said

    O que importa é que somos de fato o PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DA FIFA podem falar e achar o que quiserem mas é oficial e a taça tá lá no Parque!!!!!

    Bia, o blog mudou de enderço. Por favor acesse http://www.alemdojogo.com.br

  29. caio said

    eu concordo plenamente com a fifa…. Copa Intercontinental, copa rio, torneio de paris, pequena taça do mundo,torneio internacional de clubes, etc.. NAO SAO MUNDIAL INTERCLUBES………. MUNDIAL INTERCLUBES no brasil so quem tem e INTERNACIONAL E SAO PAULO….. EU SOU FLAMENGUISTA ROXOOOOOOOO MAIS TENHO QUE CONCORDA COM A FIFA QUE A Copa Intercontinental NAO E MUNDIAL…. CORINTHIANS PARAM DE SER RIDICULO POIS VOCES NAO TEM MUNDIAL… GANHARAM O VASCU NA FINAL DO TORNEIO INTERNACIONAL DE CLUBES, QUE NAO E MUNDIAL…. TU ES TIME DE TRADIÇAO RAÇA AMOR E PAIXAO O MEU MENGO EU SEMPRE TI AMAREI ONDE ESTIVER ESTAREI O MEU MENGO

    Caio, este blog mudou de endereço há bastante tempo. Por favor, acesse http://www.alemdojogo.com.br. Um abraço

  30. TSA said

    O q aconteceu nao pode ser mudado !! A historia é fato, milhares de pessoas viram e presenciraram varias outras equipes serem campeãs mundial !! O q a Fifa aceita ou nao aceita nao importa !! Seria o mesmo q um grupo se reunir e dizer q nao houve ditadura no brasil, a segunda e primeira guerra mundial nao aconteceram pq decidiu-se novos parametros para identifica-las, as metropoles nao dominaram as colonias e outros fatos historicos nao aconteceram !! Como ja dizia, se nao me engano, Napoleao bonaparte, “a historia nada mais é do q uma fabula em que a maioria da pessoas acreditam” !! So posso dizer q a Fifa por enquanto faz parte da minoria \m/!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: