Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Visão ou alucinação

Posted by Marcelo Damato em domingo, 9 dezembro 2007

 O presidente do Corinthians prometeu começar o novo estádio no ano que vem. Quer começar a concretizar em meses o que clube não conseguiu em quase cem anos.

Quando lhe perguntaram o que lhe dava tanta certeza de conseguir, respondeu:

“Difícil responder. Não acho as palavras corretas pra responder. Não prometo um estádio para o centenário (1910), mas, com certeza, após um ano ou dois, o Corinthians vai ter estádio”,

Andrés Sánchez se comporta como se fosse um visionário. Para o bem do Corinthians e do futebol, tomara que seja mesmo. Tomara que não seja apenas um lunático.

Para que os corintianos possam ter mais segurança em sua capacidade de concretizar planos, Sanchez poderia por exemplo explicar melhor qual é o sua contribuição para o tamanho atual do Grupo Sol de embalagens plásticas, uma empresa grande do setor.

Se Sanchez realizar o que tem prometido, será um dos grandes heróis da história corintiana. Se falhar, pagará o preço de quem faz muitas promessas

Anúncios

13 Respostas to “Visão ou alucinação”

  1. Doug said

    Marcelo, vc é muito desconfiado meu filho. Como o maior anticorintiano do mundo que sou tenho a certeza de que vc se enganou. Para 2012 está marcada a apresentação apoteótica e dislumbrada da mídia da maquete do novo estádio corintiano. Vc entendeu mal meu caro colega.

    “Papai” Doug, Maquetes não são um privilégio do Corinthians. Se pegássemos todas as maquetes de estádios que já foram apresentadas no Brasil, já dava para fazer uns dois estádios em tamanho natural. Só nos últimos anos, o Botafogo anunciou pelo menos uns quatro estádos até que arrendou o Engenhão a preço de banana

  2. André William Pereira said

    Você poderia me esclarecer uma duvida, por favor?

    Você sabe qual é a data que nós poderemos ter certeza se o Morumbi vai ser ou não a sede paulista da copa do mundo de 2014 ou se será construído um novo estádio?

    Eu leio muitos artigos sobre o Morumbi como sede de 2014, mas ninguém tem certeza se o nosso estádio realmente será a sede.

    Eu ouvi um amigo dizendo que as cidades sedes serão escolhidas no ano que vem, mas a data de confirmação ou não do Morumbi como sede eu não encontrei em nenhum site.

    Caro André, Pelo que sei não há mais nenhum outro projeto de estádio, além do Morumbi, para São Paulo. Ele só será descartadi se a Fifa realmente achar que não dá. Em 2008, a Fifa vai denifir quantas sedes a Copa na Brasil terá. Há 18 cidades inscritas e apenas 10 ou 12 serão escolhidas. São Paulo é certo que será escolhido pelo peso econômico e político.

    Há que se lembrar que a Fifa é um pouco mais frouxa do que costumamos pensar. Muita coisa que está fora do regulamento é aprovada se houver aquele jeitinho que conhecemos bem. A CBF também tem interesse hoje que seja o Morumbi, pois assim conseguiu deter o mais forte de seus opositores, o São Paulo.

    Sei que minha resposta está incompleta. Vou procurar o que falta e quando conseguir, vou adicionar neste mesmo post e te mando por e-mail. OK?

  3. Pedro Carvalho said

    Como também anticorintiano, digo que o Sanchez peca ao se jogar nos braços da Fiel e prometer inúmeras coisas, que de fato tem capacidade de fazê-las …
    Mas a mesma torcida que o acolhe pode derrubá-lo… Espero que o Corinthians vá muito mal na Serie B … Só mais uma coisa: o que vc achou das contratações… do Sanchez ? Na minha opinião, péssimas …!

    Caro Pedro, Em primeiro lugar peço licença para dar uma ajeitadinha no seu texto, só para que os outros possam te compreender melhor. Se algo ficou diferente, me avise que eu corrijo imediatamente
    Tem um ponto que eu não entendi. Você acha que o Sanchez tem ou não tem capacidade de fazê-las. Se ele tem, como você escreveu, então não há mal nenhum. Ao contrário. Ele vai fazer um bom trabalho.
    A torcida que o acolheu pode derrubá-lo se ele não fizer um bom trabalho, nçao souber se comunicar ou os dois. A minha opinião é que a torcida tem poder demais no Corinthians. Como sei que essa opinião vai gerar muita reação, vou deixar isso para outro post.
    Sobre as contratações, achei a pior a do Antônio Carlos. Para ser um diretor de futebol do Corinthians, ainda mais nessa situação, é preciso ser competente, ter experiência, ter identificação com o clube (ou no mínimo não ter identificação com os rivais) e saber se comunicar. ACZ não tem nenhuma dessas qualidades. Pode dar certo? Claro que pode. Mas havia muitos outros com mais qualidades

  4. Joao Bittar said

    Eh o que tenho pensado ultimamente sobre o Corinthians e este “misticismo” Sancheziano.
    Alias essa levada pouco racional e mistificadora tem sido a tônica da descida de ladeira corintiana.
    Soberba tosca, promessas teologicas, crenca de que o “profissionalismo e transparencia” sao obras divinas e ele Sanchez, o Eleito para conduzir a travessia do Mar Vermelho.
    Sei nao, pra cada Mano Menezes, tem um Antonio Carlos…

    Caro João, Só falta o Andrés vestir uma bata e aparecer com os Dez Mandamentos do Timão

  5. André William Pereira said

    Muito obrigado pela resposta Marcelo e parabéns pelo blog.
    Eu o conheci este blog através do Juca e estou gostando muito, até mais.

    Caro André, Apareça sempre. Prometo sempre notas fresquinhas e responder todas as mensagens (pelo menos enquanto der conta)

  6. Terencio Trindade said

    O Andrés está adotando uma estratégia similar ao do Presidente Lula. está jogando para a torcida e, neste caso, literalmente. Basta saber se ele, como Lula, vai ter tanta sorte com o ambiente econômico externo. De todas as pessoas que se cercou, parece que o Luis paulo Rosemberg é o único com um curriculo à altura. Como já disse antes, Andres deveria se calar por um tempo até o resultado de seu trabalho aparecer. Como você diz é dificil pois a mosquinha da fama morde forte, principalmente para uma pessoa que não teve um berço tão estruturado. esta observação pode parecer preconceituosa, mas a falta de uma boa formação é caminho fértil para se vestir a carapuça da fama.

    Caro Terêncio, O problema do Andrés não é o ambiente econômico externo, mas o “ambiente econômico interno”, aquele negócio chamado “dívida de noventa e cinco milhões de reais”. Fora a do futebol, ele se cercou de pessoas de boa formação, competentes em suas tarefas, mas muitas sem muita experiência em clubes, o que é natural pois estava se rompendo com um “reinado” que durava 14 anos.

    Sobre a formação, penso que mais do que é a formação escolar o que importa no caráter de uma pessoa é a formação familiar (a escolar vai importar em outras coisas, mais ligadas ao trabalho). Há muitos exemplos de pessoas sem muita educação formal que lidaram bem com a fama. Um deles foi o Pelé. Enquanto foi jogador, manteve-se no foco.

    Penso que devemos ser prudentes. Tentar avaliar apenas os atos e não as pessoas. Afinal, quem diria que o Henry Sobel iria sair roubando gravata em Miami ou que um ministro do STJ estaria envcolvido num esquema de corrupção?

  7. Gubber Carvalho Bittencourt said

    Eu tenho um pouco de pena do Corinthians… pq todo corintiano que conheço e alguns que não conheço prevendo que o Corinthians ia pra segunda falava que o time precisava disto , que só assim iria se organizar e coisa e tal. Mas sinceramente essa estória de “maior projeto do mundo” e uma palhaçada. O que torna um grande projeto? Dinheiro? Pq e ouvi falando antes do rebaixamento o Corinthians, sem o advento da venda de jogadores recolheu cerca 50 milhões, isso e menos que a metade que o são Paulo recolhe e este numero tende a cai bastante com a queda da renda de TV, mesmo que msi invista pesado acho difícil bater o são Paulo quanto mais o time de primeira divisão mais pífio da Itália, Inglaterra ou Espanha. Isso de ficar prometendo o mundo é coisas escusas e que levou o timeco pro buraco e pelo visto é que vai manter ele lá por um tempo, como uma pessoa que ta na segunda divisão fica nessa de construir estádio, um projeto que se der lucro é só para o futuro distante. acredito que isto é para ganhar o torcedor com o que ele quer ouvir e se não for vai ser pior ainda pq vai mostra a competência dos corintianos de sempre… mais num é que a pena passou, eles realmente merecem.

    Caro Gubber, Concordo que o Corinthinas precisa ter seu foco principal na sua reorganização. O estádio tem que ser encarado como um projeto à parte, com um dinheiro à parte. Ou o Corinthians arruma um investidor (que até poderia ficar com o direito de explorar várias partes do estádio por um bom tempo) ou tem que pôr esse projeto mais para o futuro. Se misturar as coisas, a situação pode piorar mesmo. O ideal é que os torcedores não deixassem a paixão tirar o bom senso (de por exemplo saber que não há milagre, com R$ 95 milhões de dívida será preciso remar muito para chegar ao ponto zero). A torcida deve cobrar responsabilidade da diretoria e não coisas mirabolantes. Todo mundo que já se meteu numa canoa furada e ficou com dívida sabe como é duro pagá-las.

  8. Pedro Carvalho said

    Sim, eu queria dizer que nao tenha dúvida de que ele seja capaz de fazer, mas se ele realmente vai fazer ..

    acredito num bom trabalho dele..nada acima da média. Agora esperar pra ver!

    Caro Pedro. Acho que disse o fundamental. Vamos esperar para ver. E torcer para que dê certo. Quanto mais times fortes o futebol brasileiros tiver melhor. É claro que sempre haverá só um campeão e quatro rebaixados. Mas se os times forem melhores, vai dar mais prazer para torcer

  9. Caro Marcelo, todos falam que a divida de 95 milhões é alta. Será? Quanto é a de outros cubles, Falam que a do Flamengo é de 200 milhões. Outros times nem divulgam as suas. Um clube com o potencial de geral receita como o Corinthians pode renegociar esta renda trabalhando duro. Quanto a formação, eu acho que é importante sim. Dirigir um clube como o Corinthians requer uma grande experiência administrativa e negocial. Espero que a experiência que Andres adquiriu como médio empresário o ajude na admnistração do Corinthians. Independente de tudo ele tem que ficar mais quieto e parar de ir nos programas de fofocas futebolisticas de domingo a noite.

    Caro Terêncio
    , Noventa e cinco milhões de reais é dívida para valer para qualquer empresa, especialmente uma do tamanho do Corinthians. É um ano de orçamento, mais até. A dívida do Flamengo é de 200 milhões, mas grande parte é com o governo. Aí tem Reffis, Timemania, todo aquele tratamento tapete vermelho para quem é devedor (e quem paga em dia, ó). A do Corinthians é quas só dívida privada e de curto prazo. Além disso, o Corinthians já antecipou receita até abril. Ou seja, a dívida, no curto prazo, vai subir. Não tem jeito.

  10. Flavio said

    Nunca vi time grande que está na Segundona, em qualquer lugar do mundo, falar em construir um estádio novo. O Arsenal, rico como ele já era, disputando a Liga mais rica do planeta e mais a Champions League todo ano, teve que vender Vieira, Henry, e a maioria dos maiores nomes do elenco pra construir o seu e investir num time de jovens (o que está dando certo), então como o Corinthians pode fazer isso na Segundona? Você via alguém da Juventus, rebaixada recentemente, falar em grandes gastos? Pelo contrário, não contrataram ninguém e ainda tiveram que vender quase todos os principais jogadores.

    Pra ficar no Brasil mesmo, o São Paulo para construir o Morumbi, ficou 15 anos endividado e sem títulos e levou uns 20 pra alcançar os outros grandes. E isso numa época em que rebaixamento não existia, a idéia de um estádio só com lugares sentados era impensável, ninguém se importava com estacionamento, a violência não era um problema tão sério, etc.

    Com um lunático como esse no comando, e mais outros dando apoio, acho que o Corinthians vai passar muitos anos ainda se preocupando em escapar da série B; ainda que consiga subir para a 1ª divisão, vai brigar todo ano pra não descer de novo.

    Caro Flavio, Você já tachou o Andrés de lunático. Eu, como disse no post, estou na expectativa. Torço para que você esteja errado.
    E acho que você exagerou um pouco para avaliar o impacto dos estádios. O Arsenal não vendeu os jogadores para fazer caixa. Está pagando o financiamento com a receita do estádio, que já tornou o Arsenal o primeiro clube inglês a superar um orçamento de 200 milhões de libras.
    Minha posição é que se o Corinthians conseguir um investidor, mesmo que perca o controle do estádio por alguns anos, isso vale a pena. De outro jeito, não há nem dinheiro para fazer. Pode também conseguir uma ajuda do governo (como o Engenhão, mas isso seria a meu ver imoral)

  11. Ricardo said

    SOU PALMEIRENSE, RESPEITO E ATÉ ADMIRO A FIEL TORCIDA, MAS ATUALMENTE DÁ PENA DO ESTADO DO TIMÃO.

    O POÇO PARECE NÃO TER FUNDO.

    AO INVÉS DE SE PREOCUPAR EM MONTAR UM TIME PRA SUBIR LOGO EM 2008, SÓ FANFARRONICES.

    Caro Ricardo, Pé no chão é mesmo a melhor solução para sair do buraco. Mas é preciso reconhecer, que se o buraco é fundo, pelo menos não pelo menos o clube não está mais naquela degringolada.

  12. Pedro Carvalho said

    Obrigado ..pela resposta ..

    alias o que vc disse dos 4 rebaixados….,ouvi dizer que iam subir soh 2 da serie B ..depois ouvir que nao ..mais …

    ajudinha pro corinthians ..ou isso realmente nao era certo pra 2008, com certeza subindo apenas 2 ..dificultava as coisas!

    Caro Pedro. Você está exagerando. O regulamento sempre previu quatro. No meio do Brasileiro, levantaram a hipótese de reduzir o número de rebaixamento de quatro para dois, mas depois não se falou mais nisso. É claro que a queda do Corinthians pesou, mas só havia especulação.
    A sacanagem não foi manter. Seria mudar. Ainda mais de quatro para dois. Minha posição é que uma mudanças dessa tem que ser feita com no mínimo dois anos de antecedência. Aí o time joga um campeonato sabendo que se cair vai ser mais difícil voltar no ano seguinte. E a queda deveria ser primeiro de quatro para três. Mas o que eu prefiro é quatro mesmo. A Série B não pode ser só para time pequeno

  13. E a dívida do Santos, conhece?

    Caro Pedro, Infelizmente, não. E como o presidente do Santos fica adiantando dinheiro dele e depois tirando, não dá para saber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: