Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Carta de Márcio Braga ao blog

Posted by Marcelo Damato em segunda-feira, 17 dezembro 2007

O presidente do Flamengo Márcio Braga enviou a seguinte carta a este blog, motivado pelo post “Márcio D´Água”, escrito dias atrás. Abaixo da carta, coloquei meus comentários. Pela interesse que imagino que a carta deve suscitar peço a licença aos demais leitores de tratar este de uma forma diferente.

=============================

Caro Marcelo,
Você conhece minha trajetória. Sou tabelião há 50 anos, fui 13 anos juiz auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, de 1963 a 1976, oito vezes Presidente do Flamengo, deputado federal, fundador e primeiro presidente da Comissão de Esporte e Turismo da Câmara dos Deputados, Secretário Estadual de Esportes, Secretário Nacional de Esportes, entre outras funções. Como deputado constituinte sou autor da proposta do artigo 217 da Constituição Federal de 1988. Há mais de quarenta anos tenho trabalhado pelo esporte brasileiro.
Conheci profundamente o Professor Eduardo Viana, que, aliás, foi meu companheiro de pelada e era o goleiro conhecido pelo apelido: “cacareco”. Por mais que tivéssemos divergências ideológicas, é preciso reconhecer sua enorme capacidade intelectual e posso dizer que o Professor Eduardo conhecia tanto de direito desportivo quanto eu.
O Dr. Pedro Trengrouse foi aluno do Professor Eduardo Viana na PUC, onde cursou a cadeira de Direito Desportivo e recebeu dele um convite para assumir uma diretoria na FERJ, onde ficou até 2006, respondendo pela Vice-Presidência Jurídica.
Em 2003, com as recomendações do Presidente de Honra da FIFA, João Havelange, e do Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ele teve a oportunidade de cursar o International Master in Management, Humanities and Law of Sports, organizado por três universidades européias com o suporte da FIFA (www.fifamaster.com).
Quando o Dr Eduardo Viana faleceu, o Dr Pedro defendeu que, de acordo com os estatutos da FERJ, o Dr. Hildo Nejar deveria sucedê-lo, entendimento que foi compartilhado com diversos clubes e ligas, entre eles o Botafogo, o América e o Flamengo. Esse movimento culminou por viabilizar a candidatura do Dr. Francisco Horta à presidência da FERJ, que há algumas décadas não tinha um processo eleitoral com mais de um candidato.
O Dr. Pedro é um advogado brilhante e tem prestado ótima assessoria ao Flamengo e a mim pessoalmente. É professor de direito desportivo da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP e atuou na consolidação de dispositivos da Timemania e nas discussões sobre a sociedade empresária desportiva e alterações à Lei Pelé. Sua tese de mestrado deu origem ao Departamento de Responsabilidade Social da FIFA.
Enfim, o Dr. Pedro Trengrouse vem de uma ótima escola de Direito e posso dizer que o Clube de Regatas do Flamengo tem o privilégio de contar com um profissional desse gabarito.
Quanto a mim, a história já me consagra como o maior presidente da história do Flamengo e não almejo nenhum processo de canonização.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
Saudações rubro-negras,
Marcio Braga

Caro Márcio Braga,, presidente do Clube de Regatas do Flamengo. Fiquei surpreso com sua mensagem. Este blog existe há uma semana sem divulgação alguma e não imaginava que tivesse chegado tão longe.
Ao longo dos anos, vi o senhor, mas até que outros presidentes do Flamengo, se portando como inimigo figadal do Eduardo Viana, ameaçando até paralisar campeonatos em reação contra decisões dele. Acusou-o não uma, nem dez, nem cem, mas quem sabem mil vezes de ser o responsável pela decadência do futebol do Rio. Por quase mil vezes me perguntei se aqueles arroubos revelavam uma real diferença ideológica, uma disputa entre quem se vê como o Bem contra quem vê como o Mal, ou aquilo era apenas uma capa para uma diferença bem menos importante.
Por essas mil razões, não consegui entender como essa pessoa poderia se acercar de alguém que, deixando de lado todas as suas competências profissionais, tem em Eduardo Viana como o maior dirigente do futebol brasileiro.
Agora, vendo o tom até carinho como se refere ao ex-presidente da Ferj, a dúvida se desfaz.
E, por fim, se o senhor é o autor do artigo 217 da Constituição, então é o responsável maior por esse tsunâmi de continuísmo que assola o esporte brasileiro, em que cartolas assumem e se perpetuam, com destaque para o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Um Feliz Natal a você e um Próspero Ano Novo ao Flamengo.

Anúncios

4 Respostas to “Carta de Márcio Braga ao blog”

  1. Marco Antonio said

    Ei Márcio Braga,
    Cadê o milhão que sumiu dos cofres do Flamengo??
    Já que você quer comentar os posts do Marcelo, comente sobre o que mostrou como a aprovação das contas foi lesiva ao clube…..

    Caro Marco Antonio, o Marcio Braga mostrou como a aprovação das contas foi lesiva ao clube? Ele deve ter dito o contrário, embora, pelas evidências, eu ache que pode ter sido ruim para o clube mesmo

  2. Filemon said

    O Márcio Braga parece aqueles sujeitos que eram combativos na juventude e, aos poucos, foi perdendo o ímpeto, até se acostumar e passar a achar que o que ele desprezava na verdade é bom. Humildade também é uma palavra que foi rasgada do dicionário dele (se auto nomear o maior presidente é o fim). O presidente do Flamengo, infelizmente, não compreende a importância da aposentadoria.

    Filemon, Concordo em quase tudo. Vendo o Márcio Braga hoje, fico pensando se não nos enganamos com ele antes. Ou talvez a razão seja que a “concorrência” naquela época fosse ainda pior do que hoje.

  3. geraldo c araujo said

    Nunca antes na história deste país houve um presidente do Flamengo igual ao Marcio Braga!! Cruz credo, eu não sabia que “lulite” era doença contagiosa. O que diria Gilberto Cardoso numa horas dessa? NADA!

    Geraldo, Não diria e não encenaria por tantos anos uma desavença que como agora está provado nunca houve de fato.

  4. markus said

    Sou laureado do remo do Flamengo, trabalhei em 3 campanhas do Márcio p/ pres do Fla, hoje faria de novo, pois pelo que vejo ” ele cansou de tentar mudar o mundo” uma pena, sobre a vaidade dele, isto é um fato.Quando ele fala que foi o maior pres. da Historia do clube, da p/ ver o fato em ação , né mesmo. + o cara é Flamengo de verdade, pena que p/ sobreviver na politica do esporte no nosso Brasil, nem sempre a lógica dos argumentos tem sentido, é uma pena que o maior Pres. do Clube( ele é que diz) tenha cansado de lutar. Ele . Gilberto (Pai), Fadel Fadel, os 3 maiores? Talvez, mas, p/ ser justo, todos são grandes rubro-negros, vaidosos às vezes mais fazer o quê? O Marcio foi um bom pres. , hoje é apenas o Pres. do Fla, sem nada que lembre seu passado, uma pena mesmo.

    Caro Markus, seja bem-vindo ao blog. Percebi que você acessou um post bem antigo, das primeiras semanas do blog. Te faço um convite para conhecê-lo todo ou ao menos os posts do Flamengo.
    Sobre o que escreveu, eu concordo contigo integralmente. O Marcio Braga de 1980 revolucionou o Flamengo e mudou muito o futebol brasileiro todo. O de 1990 ainda era um bastião. O de 2008 é uma pálida figura. O Flamengo conseguiu equacionar suas dívidas e precisava de um visionário responsável (pois irresponsáveis o clube já teve demais) para dar um salto.
    Há muitos anos eu faço uma ironia sobre o Flamengo. Digo que seus presidentes são homens de grande altruísmo. Sabem que, se agirem com eficiência, o Flamengo será campeão sempre e o restante dos clubes brasileiros vai sofrer muito. Assim, eles dão um jeito de sabotarem o próprio trabalho aqui e ali para manter o equilíbrio de forças. Ironia à parte, é o que eu acho. No dia em que o Flamengo tiver um grande presidente, os torcedores dos outros times vão enfrentar uma seca como nunca viveram. Com o potencial econômico que tem, o que o Flamengo conseguiu na era Zico poderia repetir quase todas as décadas.
    Mas se não acordar rápido, talvez essa vantagem deixe de ser tao grande. O São Paulo está conquistando espaço dessa forma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: