Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Um novo Flamengo para 2008

Posted by Marcelo Damato em quinta-feira, 20 dezembro 2007

O Flamengo está montando um time promissor para 2008.

No papel, o Flamengo terá um meio-campo de respeito: Gavilán, Jônatas (quase certo), Kleberson e Ibson. Se funcionar, é capaz de encarar qualquer equipe do Brasil. E ainda tem Marcinho, que pode jogar no ataque, com Obina. Na defesa, a chegada de Rodrigo foi providencial.

Mas, por enquanto, esse time está no papel. É preciso ver como funciona na prática. E o Flamengo tem pela frente um belo desafio: nunca um time brasileiro ganhou a Libertadores com um time remontado no mesmo ano.  Aliás, a maioria dos times campeões nasceram de equipes montadas em casa. Inclusive o Flamengo de 1981.

Mas o desafio maior é impedir que os tumultos costumeiros do clube, provocados por vaidade e buscar de poder, atinjam o time. E que os jogadores exagerem nas baladas

22 Respostas to “Um novo Flamengo para 2008”

  1. No papel, acho esse meio-campo mais forte: Jônatas, Kleberson, Ibson e Renato Augusto (que rende mais na sua posição de origem). Marcinho é boa opção para o ataque, de fato, mas ao lado de Souza, não concorda? Obina é outra boa opção, mas não é titular. Souza foi um dos jogadores mais importantes na arrancada do Flamengo, participando decisivamente de várias partidas. Outro desafio, além dos que você falou, é manter a mesma “pegada” do segundo turno do Brasileiro. O time ganhou alguns jogos na disposição e na aplicação. Se perder o foco, desanda. Mas, difícil mesmo será acompanhar o São Paulo, agora com Adriano.

  2. Ricardo - Harry said

    É mesmo

    a Urubuzada ta montando um belo time pro ano que vem. E talvez eu arrisque um palpite de o Flamengo ser o Favorito pra ganhar a Liberta e/ou o Brasileiro

    É, Ricardo, o time é forte. A sorte da concorrência é que sempre tem um monte de conselheiro querendo aparecer e estragando tudo. E não podemos esquecer que quem está montando esse time é o Kléber Leite. Quando foi presidente do Flamengo, contratou tudo quanto é craque e em quatro anos só ganhoui Estadual, porque não conseguiu manter o elenco disciplinado.

  3. Filemon said

    Gavilán, Jônatas, Kleberson e Ibson (com Cristian, Renato Augusto e Marcinho como principais opções, e mais ofensivas, no meio). Tem muita gente boa nesse meio campo. Tomara que o Joel não opte só por volantes (Toró, Jailton, etc).

    Tem contratações importantes, mas a base é a de 2007, não é um time novo. Bruno, Fábio Luciano, Leo Moura e Juan; Ibson e (Renato Augusto); Sousa (ou Obina). De 6 a 7 já eram titulares no Brasileiro. Sem falar que o Jônatas é retorno, bem mais fácil a adaptação.

    Os salários foram pagos, até o 13º. E o melhor, o oba-oba costumeiro foi transferido para as Laranjeiras (já anunciaram um time inteiro e não chegou ninguém ainda). E ontem foram cinco (??) dirigentes ao sorteio dos grupos da Libertadores no Paraguai.

    Flamengo: Bruno, Leo Moura, Rodrigo, Fábio Luciano e Juan; Gavilán, Jônatas (Cristian), Kleberson (Renato Augusto) e Ibson;
    um atacante e Sousa.

    Filemon, Se o Renato Augusto não for embora, tem que jogar. Pode ser o atacante. E provavelmente a zaga vai jogar invertida, com o Rodrigo na esquerda. Pelo menos, jogava assim no São Paulo. Agora é preciso acomodar todos esses egos (jogadores). Ninguém gosta da reserva. É aí que mora o perigo. Cada cnselheiro prefere um jogador, vai ficar buzinando na orelha do técnico. E aí qual técnico vai agüentar. Se o time vencer, ótimo, mas se começar a perder… Vira o Flamengo de 95, o Real dos galácticos e o Corinthians da MSI. Zona

  4. Rhay said

    um time que promete com 11 volantes e 2 laterais de criatividade ,to vendo…os que mais se movimentam são ibson, toró e talvez kleberson quero ver essa volanteção funcinar…

  5. Filemon said

    Rhay, você não esqueceu de ninguém não?

    E o Bruno, o Fábio Luciano, o Rodrigo, o Sousa e os meias ofensivos (Renato Augusto e Marcinho). Só tem volantes e dois laterais ofensivos?

  6. Filemon said

    Marcelo, você tem toda razão. Não é fácil dar certo, principalmente no Flamengo. Eu só não acho que seja o time de estrelas de 95 (todo dia era um desfile em carro do corpo de bombeiros). E os egos dessa turma não se compara a Romário e Edmundo e cia. Sobre a quantidade de bons jogadores, especialmente no meio-campo, acredito que a idéia seja montar um meio-campo mais forte e cauteloso para os jogos fora do Maracanã (O time perdeu demais fora do Rio) e um time mais leve para jogar aos olhos da massa.

    Caro Filemon, Essa pode ser a estratégia, até faz bastante sentido. Mas, se os técnicos do Brasil têm dificuldade para montar um time, imagine dois.

  7. Thiago Menezes said

    Tá parecendo aquele Flamengo de 95/96 que diziam que tinha o “ataque do sonhos”! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA. Vai cair na segunda fase da Libertadores, porque na primeira cairam em um grupo muito fácil.

    Caro Thiago, É, aquele foi o ataque dos sonhos dos vascaínos, botafoguenses e tricolores. Mas, desta vez, eu não acho que vá cair rápido. Mas o futuro é que manda. Vamos esperar para ver.

  8. Flavio said

    Quem está montando o “time dos sonhos” é o Fluminense. O tempo todo anunciam Conca, Leandro Amaral, Washington, Dodô, ao mesmo tempo que vão manter Somália e Alex Dias e esperam que não haja uma guerra de egos. Quer dizer, se esses caras vierem mesmo, porque anunciaram, anunciaram, e ninguém veio ainda, se é que virá.

    E a base do time é a mesma desse ano. Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Juan, Íbson, Renato Augusto (seja como meia ou atacante) e Souza. Se o Jônatas vier mesmo, está voltando e é mais fácil a readaptação. E ainda tem bons reservas, como o Egídio, Cristian, Ronaldo Angelim, Obina e Maxi.

    Caro Flavio.
    O coração do time é o meio-campo. E nele só deve sobrar o Ibson. Para acertar, vai levar algum tempo. Maz você tem razão sobre o Fluminense. A cada ano mandam 20 embora e contratam mais 20. Desse jeito não vão acertar nunca. O que não entendo é como esse buraco não aparece no caixa nem da Unimed nem do Fluminense. Eu acho que não teria um plano de saúde que torra tantos milhões em jogadores de futebol. Se fosse em aparelhos de ressonância, leitos de UTI…

  9. Noruega said

    Fala, Marcelo, tudo bem? Realmente esse time do Flamengo parece que será muito bom e forte concorrente (apenas um pouco abaixo do Boca e do São Paulo) ao título da Libertadores. Mas acho estranho que um dos clubes mais endividados do país consiga recursos para repatriar tantos jogadores em tão pouco tempo. Isso tudo sem conseguir nenhum acréscimo relevante às suas contas (que foram, inclusive, aprovadas na base do fórceps). De onde veio todo esse dinheiro? Me parece que o rubro-negro está a entrar numa barca que já derrubou outro time de massa. Abraço e parabéns pelo bom trabalho.

    Caro Noruega O seu raciocínio é bem pertinente. Mas é preciso lembrar que o Flamengo vinha pagando muita dívida nos últimos anos. O clube, por exemplo, praticamente não tem mais dívida trabalhista. O grosso de sua dívida é com a União, que com o parcelamento da Timemania praticamente se resolveu (as parcelas são como as daquela propaganda, pequinininhas, pequinininhas). Mas, com dirigente, é sempre bom ficar com um pé atrás.
    E, finalmente, seja bem-vindo, algoz da seleção brasileira. Se gostar do que viu, recomende aos amigos

  10. Luquinhas said

    eu acho que o renato augusto teria de sair do fla…
    Nao gosto muito dele, tem a camisa numero 10 e nao faz nada no time…
    Algumas pessoas importantes dizem que ele é bom e está se achando…
    Esse e meu palpite
    Caro Luquinhas, Seja bem-vindo. Espero que goste do blog. Todas as opiniões são bem-vindas. Se gostar, vire freguês e recomende aos amigos.
    Sobre o Renato Augusto, concordo contigo e ele sofre da síndrome de quase todo prata da casa do Flamengo, como Djalminha, Marcelinho, Nélio, Júnior Baiano, Jônatas, Adriano, Paulo Nunes, Júnior. Crescer na Gávea com tanto cartola, tanto empresário e tanto amigo do dinheiro alheio é dureza. Todos os jogadores crescem ouvindo que são gênios. e injustiçados. E poucos, como o Juan, não acreditam e sabem que para chegar lá tem que ralar muito e sempre. Para piorar, tem a imprensa rubro-negra do Rio. Cada um que faz um gol bonito já é comparado ao Zico. Se faz dois, é pré-convocado para a seleção. Se perdem um gol é porque estão na “náite”. E a direção não faz nada para ajudá-los a manter a cabeça no lugar.
    Acho o Renato Augusto. Se eu fosse o Flamengo, o emprestava por um ano ou dois para um Grêmio, um Cruzeiro, até para um time de São Paulo. Tirava-o do seu ambiente para que ele se focasse mais na bola.
    Quando ele voltasse, estaria mais tranquilo
    E também tem esse nome de cantor de churrascaria, que não ajuda nada. Agora que o canhotinha foi embora, ele poderia voltar a ser só Renato, certo?

  11. Rennan said

    O flamengo è um time espetacular no meio. ”volantes”, para um carro funciona, precisa de motor (o ataque de um time)… Quem vai ser o motor do time??? sempre falam q é obina e + 1,souza e + um R.Augusto e + 1
    kem è esse +1 q nao tem nome????
    pode ser o ronaldo fenomeno…pq tinha boato q ele ia vir por metade do q ganhava no real.M

    Caro Rennan, seja bem-vindo. Espero que goste deste blog. O nosso debate está reunindo cada vez mais gente, o que é ótimo.
    Sobre o que diz, realmente, o Ronaldo pode ser o cara que falta no ataque. O Kléber está prometendo mais do que político em campanha. Mas eu acho difícil o Milan liberar. Dê uma lidas nas notas que saíram depois desta. Se permite uma sugestão, clique na pela categoria Flamengo e leia tudo do Mais Querido.
    Mas uma coisa que não entendo o Flamengo é por que não põem o Renato Augusto como ponta-de-lança, um tipo Kaká. Poderia usar o Kleberson como armador e o Renato para as jogadas mais agudas. E na frente, como você diz, o Obina e +1 (o Ronaldo). O que acha?

  12. walber said

    porra bicho parece que o flamengo vai com rumo a tóquio .
    isso que é time

    Se você acha, Walter, quem sou eu para discordar? E seja bem-vindo ao debate. Escreva sempre!

  13. walber salvino said

    oooooooooooooooooo que tocida é essa?

  14. WJC said

    esse flamengo ai q esta no papel se acertar não tem nem pro São Paulo nem pro boca q venham todos esses

    Caro WJC, estamos ansiosos para ver como será essa Libertadores.

  15. Lucas said

    na minha opinião o time do flamengo deve ser armado desse jeito:

    goleiro: Bruno

    lateral direito: Leo moura

    zaga: Fabio luciano e Rodrigo

    lateral esquerda: Juan

    meio de campo: Jonatas , cristian (pois merece por td q fez) , ibson e r. augusto

    ataque: Sousa e a definir quem chega….

    Caro Lucas, seja bem-vindo. Espero que esteja gostando do blog.
    Sobre sua escalação, acho que esqueceu de um jogador fundamental: o Kleberson. Quando jogou no Atlético-PR, foi Bola de Prata duas vezes, se não me engano. Era um fator de desequilíbrio. Faz tempo que não repete suas melhores atuações. Mas, mesmo a meia bomba, tem boa chance de ser para o Flamengo o que o Zé Roberto foi para o Santos.

  16. Lorenna said

    Meu mengo é simplesmente o melhor time do mundo…
    Não importa aonde, em que situação…Ele é o melhor!!!
    Esse ano mostramos a garra rubro-negra, saindo da zona para o 3º lugar.
    A concorrência ri, falando do nosso time, que tem como mascote um urubu. Mas tudo tem um sentido. Urubu só baxa em cima de carniça, o Flamengo não é diferente: como os outros times são carniça pura, ele tem que baixar em cima!!!
    Não há esse time que barre a raça rubro-negra…
    “…Flamengo até morrer…”

    Cara Lorenna, seja bem-vindo ao blog. Espero que esteja gostando. Escreva sempre
    Bela demonstrãção de amor ao Flamengo. Só fique esperta para o Urubu não se engasgar com alguma carne de pescoço.

  17. Lorenna said

    A Libertadores que se segure…
    O mengo tá chegando!!!

    Só falta saber aonde, Lorenna!

  18. antonio da silva flamengo said

    Para se um bom time basta ter o elenco do fla que iniciara a temporada de 2008, com esse elenco qualquer equipe vence um estadual, uma libertadores e o brasileirao voces nao acham?
    entao é isso ai pra frente mengao que vamos ser campeao!

    Caro Antonio, Seja bem-vindo ao blog. Espero que esteja gostando. Se futebol fosse só elenco, o Flamengo estaria com certeza entre os primeiros. O Flamengo de fato se reforçou bem. Mas o caminho até o título depende de muitas coisas, inclusive sorte, planejamento, prevenção de contusões, tranquilidade política, pessoas de personalidade no comando para superar as dificuldades. Se o Flamengo também tem tudo isso é o que iremos ver. Mas tomara que o Flamengo jogue muito bem. E que vença o melhor.

  19. o flamengo vai com tudo agora em 2008 e vai fazer o maximo pra vencer o carioca a copa do brasil a libertadores e quem sabe ate o brasileiro.

    Caro Uedilei, Seja bem-vindo ao debate. Se gostar, volte sempre. E recomende o blog aos amigos.
    Sobre sua mensagem, lamento dizer mas a chance de o Flamengo vencer a Copa do Brasil é rigorosamente zero. O Flamengo não vai disútá-la, justamente por estar na Libertadores. Graças a Ricardo Teixeira e seus manos da Conmebol, quem se classifica para a Libertadores recebe como prêmio a exclusão da Copa do Brasil.
    Mas, no Estadual e na Libertadores, torço para que o Flamengo jogue um grande futebol. E que vença o melhor.

  20. gabriel said

    o time que eu gostaria de ver era esse
    GOLEIRO; bruno
    ZAGUEIROS; F.luciano, rodrigo
    LATERAIS; Juan, L.moura
    MEIAS; kleberson, Ibson, Jonatas, R.Augusto
    ATAQUE; marcinho, souza

    O time é ótimo, Gabriel, mas quem nesse meio-campo vai marcar? Eu seria um pouco mais conservador, pondo um cabeça de área e sacrificando o Marcinho ou Renato Augusto.
    Mas primeiro é preciso esperar Rodrigo e Renato Augusto se recuperarem
    E por fim, Seja bem-vindo ao blog. O que está achando dele? Se está gostando, avise aos amigos. Se conseguir profissionalizá-lo, ele será ainda muito melhor.

  21. bruno said

    o time deve ser o seguinte , em minha opinião…

    Goleiro : Bruno
    Zagueiros : Fabio Luciano e Rodrigo
    Laterais : Juan e Leo Moura
    Volantes : Cristian
    Meio Campistas : Ibson, Toró e Kléberson
    Atacantes : Marcinho e Diego Tardelli

    Bruno, este site mudou de endereço no dia 18 de março. Por favor acesse http://www.alemdojogo.com.br

  22. uedilei said

    bom o flamengo nao ganhou a libertadores mas torço pra ganhar 1 brasileirao pra calar os sao paulinos q dizem nao somos pentas nos somos pentas sim.

    bom quem quiser ser meu amigo ou pras minas q querem me conhecer meu orkut é:uedileibatista@bol.com.br

    meu msn:uedileibatista@hotmail.com

    pode add

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: