Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Um reforço improvável

Posted by Marcelo Damato em sexta-feira, 21 dezembro 2007

Você contrataria um jogador angolano, que jamais atuou fora do seu país e que há pouco tempo sofreu um derrame cerebral e chegou a ficar em coma por isso três semanas?

Pois o Manchester United fez isso. O atacante Manucho Gonçalves, 24, do Atlético de Luanda, agora é dos Red Devils.

Anúncios

34 Respostas to “Um reforço improvável”

  1. Flavio said

    Se Alex Ferguson diz que o cara é bom mesmo assim, as chances da contratação valer a pena são enormes.

    Flávio, quem o indicou com o Carlos Queiroz, assistente do Ferguson. Isso é que é globalização. O assistente português de um técnico escocês recomendou a contratação de um angolano para uma equipe inglesa. Enquanto isso aqui na Tupilândia, cada vez que se sugere que seria bom para o Brasil trazer técnicos e preparadores físicos estrangeiros, você é tratado como se estivesse contestando a virgindade de Maria. “Para quê?? nossa preparação física é a melhor do mundo. Nossos técnicos são os melhores do mundo. Afinal, somos penta!”

  2. Anísio FC said

    Ué…
    O Palmeiras, um time moderno, ético e com diretoria sem vícios não contratou o Luxa???

    Anísio, Devagar com o andor (hehehe)! Primeiro, o Palmeiras não se acha tudo isso. Depois, contratar o Luxa não significa ser o oposto. Há gosto para tudo… Na Coréia, uma sorveteria faz sucesso vendendo sorvete apresentado na forma de cocô… (é sério)

  3. JoaoBittar said

    Boa Marcelo.
    Noticia, quanto mais improvavel, mais saborosa.
    Nos leitores, adoramos.
    Mesmo que o cara nao jogue nada, vai se falar muito do Manchester por conta disso.
    E se jogar mesmo bem entao, cash

    É isso aí, João, mas fico preocupado com o garoto. Ainda mais depois da morte do Kléber, ex-Lusa, pelo mesmo motivo. Tomara que tenha sucesso e saúde.

  4. Ricardo - Harry said

    Eita o.O

  5. Fábio said

    estou gostando muito deste site… tomara que vc daqui alguns meses continue a responder a todos… e não fique metido igual ao juca!!! que responde 1 a cada mil no seu blog!!!

    Caro Fábio, Não tenho procuração para defender o Juca, mas, para responder a todos os e-mails teria de fazer uns 20 clones dele mesmo! Veja o que ele tem de comentário no blog. Fora os outros empregos. Eu, por enquanto, estou conseguindo responder a quase todos. Vamos ver por quanto tempo eu consigo. Hoje, por exemplo, tive compromissos e deixei o blog parado por umas oito horas. E, já que está gostando, ajude a divulgar. Se puder viver desse blog, ele será sem dúvida muito melhor.

  6. Flavio said

    Marcelo, para adicionar a globalização de que você falou, lembre-se que o Alex Ferguson é escocês…

    Flavio, Vc tem razão. E eu sabia disso, mas na hora de escrever troquei as bolas.

  7. Eduardo said

    Seria muito bom se o futebol brasileiro importasse técnicos e mais jogadores estrangeiros. Até porque a grande maioria dos jogadores estrangeiros que passam por aqui, são muito mais cobrados, só os realmente bons acabam ficando, vide Arce, Lugano e Gamarra. E mesmo os que já estão em fim de carreira seria uma coisa interessante, para atrair mídia para o futebol brasileiro, como por exemplo o Seedorf, que é casado com uma brasileira e já disse que gostaria de atuar pelo Flamengo um dia. Já pensou o Mourinho nos bancos do Morumbi enfrentando o Palmeiras do Luxemburgo? Sairia faísca pra todo lado, sem contar a elegância.

    Eduardo, Quando o Edmundo Santos Silva era presidente, disse que iria trazer o Seedorf para o Flamengo. Uma enrolação danada, mas muita gente deu trela. Você tem toda a razão. Se esses caras viessem aqui para jogar uma temporada que fosse, não só seriam uma atração, mas também uma inspiração

  8. Anísio FC said

    Fábio…
    A comparação entre os blogs dos jornalista ainda não é possível!
    O Blog do Juca provavelmente é o que mais tem comentários e isso porque há a limitação pra os sem correio eletrônico do BOL/UOL!
    Acho bem legal quando o Marcelo responde, mas entenderei quando não puder mais responder pelos excessos de comentários, é o caminho natural é esse, pois o blog é muito bom!
    Perdão pelo tom, mas a vaidade do ser humano incomoda! Por que o Juca deveria responder a todos?

  9. Rubens Leme said

    Falando em trazer estrangeiros, Antônio Carlos, o Zago, deu uma entrevista certa vez pro Estadão, na última página do caderno dominical de Esportes, em 2000 ou 2001, dizendo que em 1995 o Palmeiras tinha quase tudo certo com ninguém menos que Ruud Gullit, mas que o negócio melou na última hora porque o holandês havia desistido. Isso é uma coisa que sempre quis perguntar pro Zago e pro Brunoro. Era a última resposta da entrevista, ele já estava na Roma.

    Rubens, Essa é uma boa história mesmo. Em 1995, o Gullit estava na descendente, mas ainda era o Gullit

  10. Rubens Leme said

    Ele acabou indo pro Chelsea ser jogador-treinador, ao lado do Vialli e do Zola. Aliás, sabia que fizeram uma pesquisa interessante sobre os maiores craques de cada time inglês e o Zola venceu no Chelsea?

    Rubens, Não não sabia, mas sabia que o Zola foi muito querido lá, E na época em que jogou, não era difícil. O time era uma droga. Agora é um Drogba (Uhhh, desculpe, sei que foi feia, mas não resisti, hehe)

  11. Anderson Santos said

    Marcelo, escrevo este apenas ratificar o que os colegas dizem acima: o blog está fantástico! Uma variedade interessante de assuntos, sempre com a aliança notícia/opinião, sem firula ou dissimulação. Tomara mesmo continue assim. Vc falou em talvez viver do blog. Atualmente vc está trabalhando em que veículo(s)?

    Caro Anderson, Desde 2002, sou colunista do Lance. Há um ano, minhas colunas saem às quintas e domingos (portanto amanhã sairá a próxima), na página 3. Também colaboro como algumas publicações não-esportivas, como Época, Valor Econômico e outras, na maioria das vezes escrevendo sobre assuntos de economia ou ciências.

  12. Jorge Jumas said

    Para ser contratado pelo Manchester, é porque o cara goza de boa saúde e passou tbém nos testes médicos.

    Se é por ser Angolano? tbém pode. Não é porque Angola nunca deu um jogador de craveira Internacional ao Mundo, mas se nos lembrarmos, que 3 anos depois da guerra em Angola acabar a sua seleçao já participou do último mundial e nao é de admirar que a esta altura, tbém tenha já alguns Palankas para a alta roda do Futebol.
    O cara deve ser muito bom, treinou-se com vários jogadores consagrados e foi eleito por Fergurson, dai a sua contrataçao.

    Por nao ter jogado fora do seu País antes? Pra tudo existe sempre uma primeira vez, é assim que o Pato foi para o Milan e outros mais bons jogadores.

    Caro Jorge, Seja bem vindo. Espero que goste e fique freguês. Não estou dizendo que o sujeito é ruim de bola. Só que, pelo histórico dele, é uma contratação inesperada, um ponto muito fora da curva. E ele não teve uma doença qualquer. Derrame cerebral é ainda mais grave que problema cardíaco. Se ficou em coma, deve ter sido bem grave. Não é o caso do Pato, um jogador de seleção, com saúde boa (até onde se saiba).
    E uma coisa é jogar no Brasil, com o nível do futebol brasileiro. O Alexandre Pato disputou até Campeonato Mundial. Outra é jogar em Angola. O campeonato de lá é quase amador. É como se o Manchester tivesse contratado um jogador que disputa o Campeonato Piauiense.
    Meu ponto é que não dá para olhar o caso sem ver as circunstâncias. Não concorda? Abraço e seja bem-vindo.

  13. morais said

    eu axo que ele merece pois ele é um jogador muito corajoso lutador e ambicioso,

    Caro Morais, Desculpe a demora na resposta. Mas, como você colocou como URL o endereço do blog, o controle anti-spam te barrou.
    Em primeiro lugar, seja bem-vindo ao debate. Mas você me deixou com uma dúvida. Você mora em Portugal ou torce pelo Porto daqui?. De qualquer forma, suas contribuições serão muito especiais. E prometo acompanhar mais o futebol português.
    Sobre o que escreveu, é muito interessante. O que sabe mais sobre esse jogador? E eu não disse que ele não merece, apenas que o nível de globalização e do futebol e da medicina esportiva atingiram tal ponto que um angolano que nunca saiu do seu país e que ainda por cima sofreu problemas médicos muito graves pode interessar a um clube como o Manchester United.

  14. Leopoldino Costa said

    Sei que minha opinião é suspeita porque sou angolano. Ainda assim, parabenizo o tema, porque a ser verdade, é um grande furo, já que a imprensa aqui (Angola) não publicou o estado de saúde que referiu. É bastante arriscado contratar jogadores nesta condição principalmente pelos últimos acontecientos.
    Agora, se ele é bom…isso posso garantir. Apesar do campeonato angolano ser “quase amador”, o cara foi o melhor marcador nos dois últimos campeonatos, e se foi contratado mesmo com o conhecimento desses factos…é porque agradou. Afinal, ele joga futebol desde pequenino, já que o pai foi o seu treinador numa escola de formação.
    (Desculpe por ter tirado a brasa para a minha sardinha…)

    Caro Leopoldino, que honra ter um leitor transatlântico! Deste lado do oceano, temos muito pouca informação sobre o que acontece do vosso lado. Por isso, toda informação que puder aportar sobre Angola e todo o futebol africano será muito bem recebida! Escreva sempre! Para que times torce?

  15. Cordeiro Alves said

    lamento que por seres brasileiro penses que todo mundo não sabe jogar futebol, pois deixa que lhe diga caro Marcelo Damato, o nosso Manucho está em condições de fazer parte do Manchester e se teve algum problema de saude acho que os médicos que o avaliaram estão em melhores condições do que você para falar alguma coisa, eu só tenho que parabenizar a todo plantel do Manchester por abrir portas ao mundo e não ficar confinado ao mercado sul americano como você tanto quer deixar transparecer… abraço e vê se cresce nas tuas opiniões e tanta te informar mais quando ao futebol africano e angolano principalmente… eu sou BUÉ MANGOLE E COM MUITO ORGULHO.

    Caro Cordeiro Alves, Em primeiro lugar seja-bem vindo ao meu blog. Já é o segundo angolano que me escreve. Estou impressionado e me sinto muito honrado. E faço desde já o convite para que escreva mais vezes (mas da próxima vez sem essa agressividade, ok? Isto aqui é para trocar idéias).
    Sobre o que escreveu, lamento dizer, mas não entendeu o meu ponto. Não discuto se Manucho tem ou não qualidade para jogar no Manchester. Nem poderia, pois nunca o vi jogar. O meu ponto é que é uma contratação improvável, por ser um jogador de um país muito periférico do futebol e que tenha sofrido um acidente vascular cerebral. Aliás, você conhece algum outro jogador de um grande clube europeu que tenha sofridoum derrame?
    Indo adiante, não tenho por que fazer lobby do futebol sul-americano nem mesmo brasileiro (aliás o que teve de gato brasileiro vendido como lebre aos europeus não está no gibi…).
    Eu teria dito mais ou menos a mesma coisa se um jogador de um time do Amapá ou de Rondônia (aqui do Brasil, portanto) tivesse ido nas mesmas condições e com a mesma ficha médica.
    Por último, peço a gentileza de me explicar o que significa Bué Mangole e a qual idioma essa expressão pertence, pois isso me pareceu algo muito interessante. Um abraço

  16. nextone said

    poxa, fico contente por saber que um angolano como eu seje motivo para tanta algazarra no bom sentido,é de louvar que ajam blogs como estes no caso deste o meu comentario é o seguinte: eu axo q um dos principais factores q levam os grandes clubes a contratação de certos a atletas é a poblicidade ou seja. em angola ate existem melhores jogadores q em minha opinião são de nivel muito elevados tais como: gilberto do al Ahli do Egipito foi considerado por duas vezes consecutiva melhor jogador xtrangeiro do campeonato egipicio e como se sabe ele ficou o papão do club q é so e so considerado o melhor club africano do seculo passado.
    Isso significa que se angola ja tivesse a pouca poblicidade positiva q tem hoje, o gilberto teria condições de jogar ate no real madrid. Já viram o Flavio amado a jogar? E do coitado do Mantorras do bemfica, q se não fosse a lesão seria uma grande xtrela de certeza? por isso axo q o manchester arriscou mas arriscou certo pq jogador e como mulher: é quando ja xta oucupado que parece mais interessados. Vcs verão q daqui a 4 anos. Esse mesmo manucho sera cobiçado por outros grandes clubs e dai outros clubes virão eles propios atras de jogadores nos clubes angolanos.

    Caro Nextone, Seja bem-vindo. E você é o terceiro angolano a colaborar com este blog. Escreva outras vezes. Sobre o que escreveu, eu conheço o Mantorras do Benfica, mas não os outros. Vou ficar de olho nesse Flavio Amado? Onde ele joga?
    E como está o campeonato angolano? Quais são os melhores clubes. Conseguem pagar bons salários?

  17. Alano Sicato said

    É de facto um pouco dificil pra os brazileiros, verem jogadores como adriano, Ze Roberto, e gora provavelmente o Ronaldo Fenomeno a regressarem para o brazil, na competição doméstica e ANGOLANOS como MANUCHO a sairem do anonimato para alta roda do futbol mundial. Manucho nao Cai no Manchester de paraqueda fez testes… coragens meus caros o tempo passa e as coisa mudam.

    Caro Alano, seha bem-vindo ao blog. Escreva sempre que quiser. Como já disse a três outros angolanos que me escreveram, a questão não é essa. Não tenho nada contra esse jogador (nem poderia, pois nunca o vi jogar) nem contra o futebol de Angola. Tomara que um dia o futebol de Angola seja realmente poderoso. Mas a questão é que ainda ainda é. Logo um jogador que nunca jogou fora do seu país e aos 25 anos seria uma aposta pouco provável. E muito mais, um jogador que tenha sofrido um derrame cerebral. Vou fazer a você a mesma pergunta que fiz a seus compatriotas: Qual é o jogador que tenha sofrido um derrame cerebral que já jogou em qualquer um dos bons clubes da primeira divisão da Europa? Qual é o atleta dequalquer esporte que já tenha sofrido disso está competindo no mais alto nível? Abraço

  18. Alano Sicato said

    Apenas nós Angolanos e aquipa tecnica do Manchester ate agora sabemos o quanto Manucho Gonçalves é um grande Jogador…

    Caro Alano, espero que tenha lido a resposta que pus na sua mensagem anterior. Aí já saberá que está contestando o que eu não disse. E, por favor, responda às perguntas que eu deixei.

  19. Leopoldino Costa said

    Caro Marcelo Damato!
    Eu estou muito contente com a participação dos meus compatriotas, apesar de parecerem chocados com a discussão. Entendi o seu ponto de vista e como disse na 1ª interveção, o facto é que a mídia aqui não destacou o estado de saúde do jogador.
    Também estou feliz pelo seu interesse no futebol angolano e africano, e por isso deixo aqui alguns sites onde poderá encontrar tais informações:
    Jornal dos Desportos e Angola Press

    Depois mando ourtros, já que espero manter este contacto para ajudá-lo a conhecer o nosso futebol.
    Para já deixa-me dizer-lhe que o nosso campeonato nacional tem 14 equipas, e o ano passado foi ganho pelo Inter Club, treinado pelo “estreante” brasileiro Carlos Moser.
    O grandes times aqui são o Petro de Luanda (de onde veio o Manucho), o 1º de Agosto (meu time do coração), o Asa, Inter Club, Sagrada Esperança etc.

    Muito legal, Leopoldino! Agora, sim poderemos aprender um pouco sobre o futebol de Angola. Afinal, nossos países estão apenas a “algumas” braçadas de distância, hehe. Escreva sempre e ajude a dilvulgar o blog por aí. E, se tiver alguma informação bacana, por favor, me mande. Abraços transatlânticos

  20. Rubens Leme said

    Eu vi uma matéria recente mostrando o Mozer como técnico. Ele foi levantado e jogado para cima. Ele conseguiu o emprego através do Benfica, acho, onde tinha um cargo de auxiliar-técnico

  21. Moisés Dalo said

    Interessante esse blog. Olha, caro Marcelo, hoje começou o CAN (Campeonato das Nações Africanas) de Futebol, e Angola joga no dia 23 presta atenção aos fusos horarios e entra no site da Angop que já te foi indicado por um compatriota meu, pesquisa informações sobre o CAN de futebol e verás o k Manucho e Flavio farão.
    O teu blog é interessante. Mudando de assunto olha ANGOLA é nove vezes campeã de BASKET masculino e nove vezes também em HANDBOL femenino e tem mais foi 7ª classificada no ultimo campeonato de mundial de Handbol realizado na França a frente da organizadora França, Hungria, Macedonia e outras mais.
    Nesse outro lado do oceano tem talentos so não temos empresarios e publicidade suficiente. Olha que ainda não temos jogador na NBA, mas forçamos a ALEMANHA de Dirk Nowistk a dois prolongamentos no ultimo mundial de Basket e tem mais, é só pergunta pra qualquer Africano o que Angola lhes diz.

    Caro Moisés, Obrigado por sua mensagem. Vou acompanhar a Copa Africana de Nações, ok? Grande abraço

  22. Leopoldino Costa said

    Bem, gostaria de estar lhe dando boas noticias…mas afinal, o mais importante é não dar má notícia.
    Com efeito, Angola estreiou-se ontem na copa das nações africanas. Não foi m grande jogo pois empatou a 1 bola com a África do Sul treinada pelo Parreira. No entanto, vendo os resultados em que os grandes como a Nigeria e os Camarões já perderam, o resultado de ontem não foi tão mau. Principalmente porque confirmou a aptidão de Manucho, que mesmo sem fazer uma grande partida, rubricou o golo angolano, diga-se de passagem, com alguma classe. Espero que tenhas visto.

    Leopoldino, obrigado pelas informações. Já tinha visto o resultado. Sabia que o gol era dele, mas não vi o gol. Me responda a uma coisa: por que ele não jogou na última Copa nem na Copa das Nações Africanas? (se jogou me desculpe, mas na lista que eu tenho o nome não está). Abraços

  23. Leopoldino Costa said

    Boa pergunta. Sinceramente não sei lhe responder mas arriscaria apenas dizer que foi apenas por opção do treinador/seleccionador. Aqui em Angola, exigem-se resultados imediatos, sem olhar para a preparação dos jogadores. É muito difícil apostarem na juventude, preterindo-os pelos jogadores conceituados.
    Assim sendo, só a imposição do jogador, e principalmente a sua prestação no último campeonato nacional e quiça a contratação pelo Manchester ditaram a sua presença obrigatória e incontestada no onze nacional. É preciso lembrar que o lugar que ele ocupa agora era do Pedro Mantorras, jogador do Benfica, muito querido em Portugal e em Angola.
    De qualquer forma, está é uma opinião apenas. Não tenho dados muito concretos sobre isso.

    Obrigado pela informação, Leopoldino. E, como poderás ver se acessar o site pelo começo, postei outra notícia sobre o Manucho. Pode continuar a comentar a partir dela, se preferir. Abraço

  24. Adilson de Sousa said

    saudações.
    gostaria de saudar a atitude do blogger em comentar sobre este jogador. Sou angolano e torço pelo Petro de Luanda, equipa pelo qual jogou o Manucho. quero dizer que tb fiquei muito surpreso com a contratação do Manucho pelo ManUtd. tb sou adepto (ferrenho) do ManUtd e sei que eles são muito criteriosos com as contratações, por isso respeito-as. Quanto ao questionar o jogador, gostaria de deixar aqui algumas curiosidades sobre Angola:
    o campeonato nacional de andebol feminino é disputado essencialmente por apenas 3 grandes , são da capital de Angola e ainda assim conseguimos ser 9 vezes, quase consecutivas, campeões africanos e somos a 7 melhor seleção do mundo.

    Existem basicamente 3 equipas de hóquei em patins, as 3 são da capital e somos os melhores em África há ja alguns largos anos e estamos entre as 9 melhores selecções do mundo.

    existem basicamente 3 equipas de basquetebol, as 3 são da capital, Luanda, e desde 1989 só não vencemos um dos campeonatos em que ficamos em 3 lugar, estamos entre as 6 melhores selecções do mundo e com o Brasil, oficialmente só perdemos 1 única, por uma diferença mínima num mundial e num jogo com prolongamentos.

    vivemos num país com muitas dificuldades e nunca se ouviu um jogador a exigir publicamente dinheiro ou prêmios de jogo como fazem alguns jogadores das grandes seleções africanas como a nigéria e os Camarões.
    essa humildade dignidade e vontade de vencer, torna os jogadores angolanos mais fortes e determinados, e mesmo sem estrelas no nosso time, conseguimos jogar e competir com as melhores de África.

    quanto ao facto de o manucho não ter jogado no mundial, foi opção do técnico de Angola. o manucho e o flávio foram ambos preteridos e durante os jogos de preparação para o CAN, fizeram ambos gosto ao pé em praticamente todos os jogos.

    um abraço

    Caro Adílson, Seja bem-vindo ao blog. Escreva mais vezes. Como pode ter visto, já há uma microcomunidade de angolanos a escrever aqui, dos quais o mais fiel é o Leopoldino. Nesse período, pouco mais de um mês já aprendi um pouquinho sobre o futebol angolano e já fiz várias notas sobre a atuação dos palancas negras na CAN. Procure as outras notas e aproveite. E escreva sempre.

  25. Salvador said

    Olá! Parabéns aos criadores deste blog, está realmente muito bom.
    Sou angolano e vivo em Angola, país do Manucho Gonçalves e tive o prazer de ve-lo actuar no nosso campeonato diversas veses, fazendo belas actuações por diversas vezes.
    Agora, a informação divulgada segundo a qual o Manucho sofreu um derrame cerebral é absolutamente falsa, portanto não corresponde minimamente a verdade. Não sei de onde vocês tiraram esta informação, contudo, se me permitem, aconselho-vos a checaram a veracidade dos factos antes de os publicarem. Posso mesmo dizer-vos que das 4 ou 5 épocas que este jogador actuou aqui em Angola raras foram as vezes em que esteve afastado dos jogos por contusão, alias, o Manucho Gonçalves é portador de uma condição física invejável com 1.90 cm de altura e 90 kilos.
    Um abraço e bom trabalho (espero que corrijam a informação arroneamente veiculada)

    Caro Salvador, seja bem-vindo ao blog. Vejo que comentou um post bem antigo, de mais de dois meses atrás. Acabei de responder a esse mesmo assunto ao Nkrouma. Por favor, veja a resposta. E, principalmente, te convido a visitar o blog inteiro.
    Abraço

  26. Nkrumah said

    Manucho sofreu um derrame cerebral??? Quando, onde?? fiz uma pesquisa pelo google e falei com familiares aqui em angola, todo mundo desconhece este facto. Onde foi que você ouviu/leu que o manucho padeceu de tal infermidade?

    Caro Nkrumah, seja bem-vindo ao blog. Escreva mais vezes. Vejo que acessou um post muito antigo, de mais de dois meses atrás. Já não me lembrou bem onde vi isso, mas certamente foi em alguma agência de notícias internacionais. Alguns conterrâneos seus de Angola confirmaram que ele teve algum problema cerebral, mas disseram que foi algo sem gravidade. De qualquer forma, esse é um assunto superado aqui. Vários angolanos têm comentando com alguma freqüência no blog, especialmente durante a Copa das Nações Africanas, e te convido a voltar mais vezes.

  27. Kcalbamuj said

    Caro Marcelo!Sou mangolé(Angolano)lamento saber que os manos do outro lado do atlantico estejam com inveja do Manucho,ele é um jovem batalhador e mesmo que o nosso campeonato não seja dos melhores ele foi pra lá tentar a sorte e essa lhe abriu a porta.
    O mundo sabe que os brazucas pelam(jogam)muito futebol,só que também existe pessoas que jogam como vocês,isto é,têm talento natural e por isso o jovem Manucho foi contratado depois de uma serie de testes… Um Abraço

  28. Angelo said

    Vejam no Youtube os golaços de antologia que Manucho marca e digam-me se merece ou não jogar no Manchester. Também nunca teve derrame nenhum.Como sempre os nossos irmãos do Brasil só sabem mesmo coisas do Brasil. Não se interessam por nada que não seja brasileiro…

    Caro Kanana, essa nota foi escrita em dezembro! Obrigado por sua visita. Veja o blog em seu novo endereço http://www.alemdojogo.com

  29. É com muita satisfação que escrevo para este Blog,e para dizer acerca do Manucho Gonçalves estamos a falar de um exemplo de coragem e força. seguindo o comentario as condições físicas de Manucho é invejavel. já que foi o 3ºmelhor marcador do ultimo campionato Africano e figura no onze ideal(jogadores com boas exibições) do CAN de 2008, Eu sei que diras não estou a falar disto. Mas Eu considero a Inglaterra um Pais desenvolvido ao ponto de sua área de saude ser bem controlada. E Manucho não foi um acidente nos seus analises ou seja Eles(médicos) diriam logo que o jogador tera problemas no futuro, e com serteza o manchester quero jogadores que beneficiem o seu futuro.

    Eu sou Angolano e sei as dificuldades que o nosso futebol e até mesmo o nosso sistemas de saude. Mas digo não se pode dizer que a manga é doce sem antes prova-la.
    Não podes dizer das condições físicas do munucho por angola não ser um Pais subdesenvolvido. Manucho até na grecia esta mostrar que ele é um «REFORÇO PROVAVEL» para o Man UTD.
    Espero ter contribuido e espero que as minhas ultimas palavras não venham ferir a sensibilidade de muitos.

    Caro António, seja bem-vindo ao blog. É uma honra ter mais um leitor angolano. Mas o blog mudou de endereço. Por favor acesse http://www.alemdojogo.com

  30. Queria corrigir um erro meu ele foi o 2ºmelhor marcador. E Brasil é um Pais irmão para(nós)Angolanos – este pais não é aqele que geralmente o exterior vé na TV e com condições pessimas Não! Angola tem Clubes que tem condições financeiras muito elevadas. E que sabem beneficiar os seus atletas, no campionato Angolano albergamos já jogadores Brasileiros.
    E nunca demos as nossas opiniões sem antes ver as suas qualidades. E falo não somos os melhores, mas lutamos para isso.Há confirmações ou seja provas de que Manucho nunca esteve com derrame. Por favor não pensem aquilo que não e nunca existiu com este jogador.

  31. jenguito said

    sim desde que esta pessoa mostre boas posição fisica e bom treinos porque o manucho ja mostro em jogos da seleção não só no club que ele sabe fazer golo e é um bom jogador por o treinador do manchester sabe quem escolher não é verdade so ele sabe como é mais valia ter o manucho em sua equip.

  32. idalécio said

    disculpam-me a todos mais acho que estão a fazer um mau juizo vamos deixar as coisas andarem para ver vomo o miudo vai se comportar, agora que ele é bom isso os angolanos tenhem a certeza. obrigodo.

  33. Pedro Vaz said

    Caros irmãos, sou angolano, e já vivi no rio de janeiro longos anos, escrevo para vos confirmar que Manucho está optimo de saúde, na realidade tb n ouvi nehum comentário sobre 1 derrame nele, deve ter sido especulação ou algo parecido, + nada grave. E por outro lado, anotem o sgeuinte:
    * Mnaucho foi várias vezes melhor marcador do Girabola (Campeonato angolano) onde actuam vários jogadores estrangeiros, inclusive brasileiros.
    * Manucho realizou vários testes no ManU e passou em todos com enorme satisfação do técnico escocés, q é muito Rigigorozo. Sir Alex Ferguson referenciou: “Precisavamos de um jogador com essas características: Alto, Rápido e Inteligente”, rsrsrsr, então!!!!??

    * Ainda mais, manucho voltou a ser posto em prova actuando no CAN (Copa de africa) onde actuaram grandes selecções com as melhores estrelas africanas q brilham na europa, e mesmo angola n ter conseguido chegar as meias finais, manucho conseguiu ser o 2º melhor marcador da copa, e fez dos golos + bonitos da copa.

    * e para terminar…saibam q manucho ainda voltar a passar no pente fino…foi emprestado ao Panathinaikos da grécia, um time de referencia na europa, para q ele podesse se adaptar ao futebol europeu…e manucho + uam vez surpreendeu a tudo e todos: Marcou na estreia, garantido a vitoria do seu time, e marcou 3 golos em 5 jogos, uma óptima média, e nem sempre foi titular, rsrsrs.

    E só pra rematar mesmo, saibam q o manucho n reúne os requisitos para ter visto de trabalho pra jogar na inglaterra, ainda assim o clube lutou…lutou e conseguiu 1 vistod e trabalho pra ele…se existiam muitos disfavores contra manucho e mesmo assim ele foi eleito, é pq já não é uma contractação IMPROVÁVEL.

    Adeus!!

  34. Craxide said

    Meu caro. Cada um é livre de opinar o que lhe vai na mente. Para alguns pais os seus filhos, nunca crescem. Tal é a visão de Portugueses e Brasilleiros, que não aceitam de maneira nenhuma, que um angolano lhes de um diavulo( entenda-se volta de avanço). Sou adepto de 1 de Agosto e reconheço no Manucho (que foi do Petro de Luanda), excelentes qualidades futebolistícas. Já ouviu falar de Ndunguidi?!, Jesus?!, Savedra?!, Abel CAmpos?!, Vata Garcia?!-Este chegou a ser o melhor marcador ´numa das epocas em Portugal: Mas não sei porque força de circunstancia, não fez parte da equipa do Benfica,na epoca a seguir. Julgo terem dito, que reprovou nos exames medícos; Sarmento, Garcia, Lourenço,só para citar alguns. Angola, já esteve prestes a estar em alguns mundiais de futebol. Contra a Argelia, MAkueria, marcou, mais o arbitro invalidou o golo.O talento Man Torras, foi pura e simplemente negligenciado por erro medico!? Ou foi de proposito? Se houver partilha de pensamento, Foi sim de proposito. Onde é que ja se viu, chegar na Tuga e por todo aquele público ao rubro. O Flavio, também foi contestado no AL Allhi, mas conseguiu afirmar-se e hoje, ele e o Gilberto, são uma mais valia.
    O futebol Angolano, está a crescer internamente e daqui a dias, vais ouvir falar de Job e Jamuana, e tantos outros talentos, que não param de surgir. O Nigeriano Kanu, mesmo tendo problemas com o coração, não enfrentou preconceito e venceu no Arsenal. Vamor orar a Deus, para que conceda saude ao MAnucho e oportunidade de mostrar o que vale. Bem haja futebol Mundial. E muito Obrigado pelo espaço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: