Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Del Nero se perpetua na FPF

Posted by Marcelo Damato em terça-feira, 8 janeiro 2008

Primeiro, foi o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Agora são os presidentes das federações estaduais. Todos querem estar presentes à festa e a farra que será a organização da Copa do Mundo no Brasil. Para isso estão espichando seus próprios mandatos, para evitar que algum “aventureiro” queira ocupar a cadeira no momento de maior projeção e maior movimentação de recursos da história do futebol brasileiro.

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero , marcou para a próxima segunda-feira uma assembléia geral extraordinária da entidade, na qual o principal ponto é a prorrogação de seu próprio mandato – e de seus vices – por quatro anos, para que todos fiquem nos cargos até depois da Copa.

O segundo item mais importante é aumentar os poderes do presidente para alienar os bens da entidade.

O edital de convocação foi passado pelo leitor Euclides de Souza Lemos.

O mais curioso é que ele foi colocado no site no dia 4 de janeiro e tem uma cláusula que condiciona a extensão do mandato de Del Nero à escolha do Brasil como sede da Copa de 2014, o que já ocorreu.

============================

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Assembléia Geral Extraordinária
MARCO POLO DEL NERO, Presidente da Diretoria da FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, inscrita no CNPJ sob nº 62.025.606/0001-39, no exercício de suas atribuições, com fundamento no art. 8º, alínea “c” e § 2º e art. 28, alínea “l” do Estatuto da entidade, convoca seus filiados e os membros do Conselho Fiscal, em condição de participação, para reunirem-se em Assembléia Geral Extraordinária, que se realizará em 14 de janeiro de 2008, às 15:00h e às 16:00h, respectivamente, em primeira e segunda convocações, em sua sede, situada na Rua Federação Paulista de Futebol nº 55 – Barra Funda – São Paulo – SP – telefone (11) 2189.7000, a fim de deliberarem em conformidade com a seguinte

ORDEM DO DIA:
1º – Leitura e aprovação da ata anterior.
2º – Proposta das seguintes alterações no Estatuto Social da entidade:

I)inclusão da alínea “g” ao art. 2º, para viabilizar a ampliação dos objetivos sociais da entidade;
II) inclusão do § 5º ao art. 6º, para vetar a elegibilidade de diretores com restrições judiciais graves;
III) inclusão de artigo ao Título Segundo, Capítulo IV, Seção I, para ampliar a autonomia da Diretoria quanto à aquisição, alienação e oneração de bens imóveis;
IV) alteração dos artigos 8º, alínea “f”, e art. 13, alínea “h”, como conseqüência da inclusão do artigo mencionado no item anterior;
V) alteração da nomenclatura do Título Nono para “Das Disposições Gerais e Transitórias”;
VI) inclusão de novo artigo ao Título Nono do Estatuto, de forma a prorrogar, por quatro anos, em caráter excepcional, os mandatos do Presidente, do Vice-Presidente e dos membros do Conselho Fiscal, na hipótese do Brasil ser confirmado como o país-sede da Copa do Mundo de 2014, conforme determinam os artigos 102 e 103 do Estatuto Social da Confederação Brasileira de Futebol.

E a democracia? Como diria Eurico Miranda, isso é coisa para filósofos.

Anúncios

7 Respostas to “Del Nero se perpetua na FPF”

  1. JoaoBittar said

    Darcy Ribeiro disse uma vez que a diferenca entre o Paraiso e o Senado, era a de que nao se precisava morrer pra aproveitar as mamatas senatoriais. Mas parece que ser dirigente de clube,federacao e confederacao de futebol ( e outros esportes, vide Nuzman) eh melhor ateh que trabalhar no Senado.
    Em Brasilia, o cara tem que ser eleito com bastante voto pra ir pro Senado ( mesmo que nao mereca….). No futebol e outras instiuicoes esportivas publico-privadas, alem da eleicao ser feita por “meia duzia”, os caras prorrogam seus mandatos como se chama um taxi e se compra cigarro, na maior “naturalidade”. Eles devem chamar isso de agilidade administrativa.
    Eu chamaria de pornografia administrativa.
    Enquanto nao se rever as estruturas politicas ( anacronicas e perversas ) que regulam o funcionamento das federacoes, clubes e etc. e nao se submeter tudo isso a Justica ( comum e para todos, mesmo que a nossa…) chamar essa tragica palhacada de zona de meretricio, seria uma ofensa para o pessoal do setor de entretenimento sexual.

    É esse o ponto, João. Na nossa inchadíssima Constituição, esqueceu-se de incluir entre as cláusulas pétreas o princípio de que a rotatividade no poder é um elemento indissociável da democracia.

  2. davidoff said

    É difícil de acreditar que alguém, nos dias de hoje, tenha tido a desfaçatez de perpetrar uma obscenidade dessas por escrito. Ato digno do prefeito de Sucupira!

    E nem foi original, Davidoff. o que fez nada foi nada mais do que copiar Ricardo Teixeira, que não é televisão, mas já está garantido até a Copa de 2014.

  3. Onofri said

    A César o que é de César…
    Não existe Democracia…Nem em blogs…Afinal, os donos de alguns censuram mensagens…

    Caro Onofri, há uma grande diferença entre blogs e federações. Blogs pertencem a uma pessoa (ou grupo), são estritamente privadas. Federações são entidades de caráter público, embora de direito privado. No meu blog, por exemplo, eu posso fazer muitas coisas, inclusive bloquear ofensas. Faço isso não pelo meu bel prazer, mas pensando no interesse dos leitores. Mas aqueles que acharem que eu passo da medida são livres para ir embora. Enfim, eu respondo pelo que faço. A Federação, por outro lado, não é do Marco Polo, nem os clubes podem deixá-la e ir para outra. E ele na prática não responde pelo que faz.

  4. Rhay said

    A melhor coisa nao seria acabar com essas federações estaduais?Há muito tempo nao qual é o papel de contribuição que elas dao para o futebol…

  5. Onofri said

    Weeel, é claro que são coisas distintas, blogs e federações. Mas será , Dá Mata, que só ofensas são bloqueadas? Não sabemos (leitores) e não saberemos e talvez nem importe. Eu tive um blog e também bloqueava ofensas e palavrões.
    Presidentes de federações e presidentes de clubes são ditadores e fazem de tudo para não perder o osso. E difícil mudar esse estado de coisas? Pode ser, mas não podemos desistir desse trabalho de formiguinha.

  6. Anísio FC said

    Essa cadeira da FPF vicia e embalsama!
    Acho que é só sentar o traseiro nela que uma ventosa invisível gruda o cara!

  7. Rubens Leme said

    Se quiser saber mais ouça a entrevista do digníssimo mandatário do futebol paulista até 2014.

    Ouça aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: