Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

G-14 faz acordo com Uefa e Fifa

Posted by Marcelo Damato em terça-feira, 15 janeiro 2008

O G-14, a associação dos 18 maiores clubes da Europa, fez um acordo com a Fifa que significa o cumprimento do seu principal objetivo e também o seu fim.

O G-14 vai retirar todas as ações judiciais e em troca a Fifa e a Uefa aceitaram compensar os clubes pela cessão de jogadores a competições de seleções de maior duração, como a Eurocopa e a Copa do Mundo. O G-14 havia sido criado justamente com esse propósito.

O G-14 se uniu ao Fórum Europeu de Clubes e nasceu a Associação de Clubes Europeus, que reunirá mais de cem clubes das 53 federações nacionais filiadas à Uefa.

A Associação de Clubes Europeus também será reconhecida pela Uefa e terá voz dentro de alguns comitês.

4 Respostas to “G-14 faz acordo com Uefa e Fifa”

  1. Acho que o G14 era uma pedra no sapato da FIFA e da UEFA. Atuava de forma independente e batia de frente com as duas poderosas associações. Mas já estava rachado, há mais de ano o Bayern quis sair e acabou permanecendo, cedendo às pressões dos demais.

    O G14 queria mais do que simplesmente receber pela cessão de seus jogadores aos selecionados, mas não teve tempo e, provavelmente, condições para articular outras frentes de combate. Como, por exemplo, o número excessivo de jogos das seleções. Uma nova Champions League, embora, em pequena parte, Platini tenha feito algumas alterações interessantes.

    Quanto ao poder, os grandes realmente perderam-no. Ficará muito fácil para FIFA e UEFA manipularem um colégio eleitoral com 100 clubes e mais os representantes das 53 federações associadas à UEFA.
    Mas vamos aguardar mais alguns dias pela divulgação do formato final da ECA.

    Eca…

  2. Ah, sim, tão ruim quanto a perda de poder dos grandes europeus é, por extensão, o aumento ou a consolidação do poder de entidades como CONMEBOL, CONCACAF e CBF.
    Muda-se alguma coisa para que nada mude.

  3. Rubens Leme said

    Esses plagiadores do Clube dos 13…

  4. Noruega said

    Fala, Marcelo. A CBF entra na roda? Ia ser divertido ver finalmente o RT obrigado a meter a mão no bolso. E a Copa-14 iria ficar bem mais cara… Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: