Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Tempestade em Liverpool

Posted by Marcelo Damato em sexta-feira, 18 janeiro 2008

Não só o Manchester United enfrenta problemas com seus donos norte-americanos. Os donos do Liverpool, os investidores George Gillet e Tom Hicks (o mesmo da Hicks Muse, ex-parceira do Corinthians), estão à beira de um rompimento.

Ou o governo de Dubai comprará a metade de Hicks no clube, ou este deve arrumar um comprador para a parte de Gillet.

Antes que isso aconteça, os investidores continuam com o plano de erqguer um novo estádio. Não o farão com dinheiro próprio, mas com um megaempréstimo de 350 milhões de libras (R$ 1,2 bilhão), feito pelo Banco da Escócia.
Se algo der errado, o clube poderá entrar num buraco sem precendentes…

8 Respostas to “Tempestade em Liverpool”

  1. Rubens Leme said

    Pra mim, o maior problema do futebol inglês é essa farra do boi que virou com todo mundo comprando os clubes de lá. Aliás, pq acontece tanto na Inglaterra, mas não na Espanha, Itália, França e Alemanha, saberia dizer?

    Ser apontas alguns motivos, Rubens, mas não sei o peso de cada um. O primeiro é que na Inglaterra há mais equilíbrio entre os times, há bons times para investir. Na Espanha, mandam dois clubes que não são empresas. Na Itália, os donos dos três principais times são megaempresários, dos grupos Fiat, Pirelli e Mediaset. Além disso, na Inglaterra, há menor intervenção do estado na economia e as regras são mais claras. A lucratividade dos clubes conta a favor também. Por fim, há a questão do idioma e da cultura, que ainda deve ter alguma importância.

  2. Rubens Leme said

    mas o que tem a ver o russo ou ucraniano com o inglês, Marcelo? eu acho que a pouca intervenção estatal conta, de fato, embora agora estejam apertando o passo.

  3. JoaoBittar said

    Mudando de assunto , sem sair do porto de onde zarpou o Titanic, a situacao de crise vale tambem pro ex-“genio” Don Rafa Benitez.
    Com esse desempenho raquitico na PremierLeague, eliminacao de uma das Copas ( ou as duas ? ) e gangorra da Champions
    (goleadas e vexames) a situacao del gordo eh periclitante.
    Nao sei de onde surgiu essa onda de que tecnico espanhol eh bom. Nunca ganharam nada de expressao e seus Barcelona/Real soh ganharam com tecnicos alienigenas.
    O futebol espanhol , como estrategia, personalidade, craques nascidos na Espana, eh fracasso rotondo.
    Soh o maluco da IFFHS que acha o contrario (botou o Sevilla no ceu…) alem dos Marca, As, Sport e etc. que precisam vender periodicos e alimentam esse sentimento de maiorais do mundo, pra disfarcar o tremendo complexo de inferioridade que sentem em relacao à Europa (ou o resto da…).
    O idolo maior deles eh o Camacho, ” o incompreendido ” .

    Que amargura, João!, por acaso, um espanhol amassou o teu carro e não pagou? hehehe. Os espanhóis construíram muita coisa no futebol. Tem o clube mais vencedor do mundo, uma das ligas mais legais da atualidade. E isso num país que há 35 anos estava quase na Idade Média, sufocado por uma ditadura. Tem bons técnicos também. O Rafa Benítez é um deles. Até ganhou uma Liga ds Campeões. O Juance Ramos é outro belo trienador. Foram campeões do mundo com até com o Del Bosque. No supertime do final dos anos 50 e começo dos 60, dos quatro técnicos que passaram pelo clube, dois eram espanhóis, Pepe Vilalonga e Miguel Muñoz (um dos outros era o paraguaio Fleitas Solich, que dirigiu o Flamengo uns anos antes de assumir o Real). Enfim, não se pode generalizar. ABS

  4. Rubens Leme said

    Fecho contigo João. O único jeito da Espanha vencer algo é naturalizar estrangeiros. Talvez por isso o maior artilheiro da Furia até pouco tempo atrás fosse Di Stéfano.

    E o mal do Liverpool é exatamente esse: tem espanhol demais.

  5. Flavio said

    Eu vi um documentário ou reportagem, não lembro mais, faz algum tempo atrás em que vários jornalistas espanhóis e pessoas do meio indicaram o que talvez seja a principal razão de a Espanha sempre morrer na praia: na maioria dos países,o sonho do jogador é atuar na seleção nacional, mas lá é diferente: o garoto da Catalunha quer jogar no Barcelona, o do País Basco no Athletic, o de Castilla no Real ou no Atlético, etc, e não há essa identificação com a seleção espanhola, então o sujeito não está nem aí se o time foi eliminado nas oitavas da Copa, o que ele quer é voltar pro clube dele.

    Essa é uma boa explicação, Flavio. A Espanha é um país engraçado. Foi unificada vários séculos antes da Itália e da Alemanha, mas o sentimento nacional é muito menor. O hino nacional espanhol nem letra tem. O Comitê Olímpico Espanhol tentou organizar um concurso para escolher a letra, mas levou tanta porrada, que “arrecuaram os arfes” e engavetaram a idéia na semana passada.

  6. Rubens Leme said

    É bacana de fato a explicação e talvez diminua um pouco – mas só um pouco – de que os espanhóis são ruins de bola. O maior craque desde os anos 90 é Raúl. O que é Raúl perto de Romário, Rivaldo, Ronaldos, só para citar os que foram eleitos o melhor do mundo com as camisas de Barça e Real?

    Nunca tive muito respeito pela Fúria e perdi completamente quando meteram o Donato (!) com a camisa 10 do time. Aí foi demais. Se precisam do Donato, imagine como andava o nível. Com todo o respeito que o ex-volante e meia do Deportivo merece.

    É verdade, Rubens. A Espanha já teve fases bem ruins. Mas acho que o que mais atrapalha é a cabeça. Por causa das derrotas seguidas, os caras entram muito de cabeça baixa. A Espanha precisa de um comandante que dê confiança aos caras. Seleções piores já conseguiram resultados melhores. Outra coisa que adiantaria é conseguir ter mais espanhóis jogando fora e isso está começando a aumentar.

  7. JoaoBittar said

    Grande Marcelo,
    Como sabe, nao dirijo nem tenho carro, ademas, aprecio muchissimo la cultura espanola e su historia e literatura e etc.
    Grande Pais!!!
    Mas nao consigo equiparar eles aos italianos nem aos ingleses em se tratando de futebol. Os franceses bem menos potentes, ganharam Copa do Mundo, tem artilheiro de Copa (numa edicao soh Just Fontaine 58) e craques com Zidane, que jogam alguma coisa que identificamos como futebol frances, coisa dificil de se falar dos espanhois.
    O que eh o futebol espanhol? O Real Madrid, o Barcelona, a Champions que o Milan perdeu nos penaltis pro Rafa Benitez. O Juande Ramos no Sevilla campeao da Uefa, com Kanoute, Daniel Alves e LFabiano, acho mais que tah pros provincianos (numa boa, diria) como lembrou bem o Flavio e historias com muitos herois estrangeiros como nota o RubensLeme.
    Mas nada que me impeça de considerar suas ponderacoes. Por supuesto !!!

    João, mais um! Nunca vi uma profissão que tenha tanta gente que não saiba dirigir como jornalista (que é aliás uma das que mais viaja). Vou contar uma história aos leitores. Na minha primeira grande cobertura internacional, a Copa América de 1995, minha missão era viajar pelo país acompanhando todas as demais 11 seleções, exceto o Brasil. Ao meu lado, um fotógrafo que não sabia dirigir. Num Uno Mille, rodei uns 7 mil quilômetros em um mês, sem nunca sentar no banco do carona. E o fotógrafo vivia dormindo na estrada. Uma vez, morto de cansaço, dormi no volante. Acordei com o pneu rolando sobre o cascalho, à beira de um penhasco de uns 15 metros de altura. Mais dois segundos e babau. Doze anos depois, a lembrança ainda me incomoda. Mas, pelo menos, o fotógrafo nunca mais piscou o olho do meu lado!

  8. JoaoBittar said

    Hehehe!!!
    Nao dirijo, mas tb. nao durmo viajando, nem 12 hs de aviao!!!!
    De volta aos Beatles:
    No site do FourFourTwo Planet Football, voce pode votar no(s)dono(s) de club mais retardado (s) entre Liverpool,Spurs e Newcastle.
    Eh o
    ” Which club has got the most idiotic ownership? ”
    For while, Liverpool imbativel com 69 por cento dos votos.
    Acesse aqui

    É, João, nada é pior do que uma sociedade com dois donos, 50% a 50%, que brigam

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: