Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Corinthians muda o escudo

Posted by Marcelo Damato em sexta-feira, 25 janeiro 2008

O vice de Marketing do Corinthians disse ao Estado de S.Paulo que o escudo do clube pode ser alterado, saindo as estrelas e entrando a palavra Fiel no mesmo lugar.

Eu acho uma má idéia. A ligação entre o clube e a torcida não precisa e não deve ser formalizada. A beleza dela está no caráter espontâneo.

Eu aliás não gosto dessa prática de colocar estrelas e coroas em cima do escudo. Isso me parece autopromoção. No máximo isso deveria pertencer à camisa, não ao escudo.

Na Europa, os clubes quase não usam estrelas. As poucas obedecem a regras estritas (ex: 10 scudettos = 1 estrela).

O que me parece legal seria modernizar os escudos. Mas num processo bem gradual. O Brasil é muito mais conservador do que os demais países. É o único país onde os escudos são os mesmos dos anos 50.

6 Respostas to “Corinthians muda o escudo”

  1. Marcelo,
    Concordo, muita emperiquitação… E até esteticamente fica melhor sem.

    Quando a remodelar os escudos, o que eu torço (SPFC) deu umas tres pequenas remodeladas desde os anos 40… (tiraram os pontos, aumentaram bordas, etc… )
    Mas duvido que mude mais que isso.

  2. Conrado said

    Que é isso, Marcelo?! O escudo de um clube é sagrado. E é bom que seja assim. Se for começar com essas “modernizações” não vai demorar muito para que o seu time ganhe tons de verde na camisa. Já imaginou?

    Conrado, o escudo é sagrado, mas não imutável. É claro que o símbolo do Corinthians jamais terá verde. Mas veja outros clubes, que modernizaram seus escudos e eles estão mais bonitos pelos padrões atuais.

  3. Anibal said

    Marcelo, também não concordo com a proposta. Acho que o distintivo que é a marca registrada de todo e qualquer clube nunca deveria ser alterado. Nem mesmo colocando as estrelas pelos títulos conquistados. O que poderia ser feito seria melhorar as bordas e realçar melhor a ancora. Do resto manteria igual. O que tem que ser feito é a modernização e padronização do uniforme (golas, mangas), tendo em vista a nova tecnologia aplicada nos tecidos, evitando seu aquecimento durante a partida. O Palmeiras já adotou nos últimos 5 anos, uns 5 ou 6 tons de verde, desfigurando a cor original na década de 70. Há clubes na Europa que eternizam suas cores.

    Concordo 100%, Anibal, o distintivo é a marca de todo clube. Por isso qualquer mudança deve ser cercada de todos os cuidados. Mas me incomoda que algo seja considerado intocável. É claro que não se deve fazer a mesma coisa que se fazem com muitas camisas de clubes do Brasil, aceitando qualquer mudança sem contestar. Aquela primeira camisa do palmeiras-Parmalat, por exemplo, era horrível, menos pelo listrado, mais pelo verde alface. Mas, por outro lado, quando o Atlético-PR mudou seu listrado de horizontal para vertical e mudou seu escudo de “tipo Flamengo” para redondo, ficou muito melhor. Esse foi um clube que remodelou completamente seu escudo e ninguém mais acha descaracterizou o clube, exceto um grupo mais conservador. Acho que o Atlético-PR é um bom exemplo de como a modernização pode valorizar o clube.

  4. Eduardo said

    O escudo do Boca Juniors muda constatantemente e sempre fica muito bonito.
    Os logotipos das empresas são modificados de tempos em tempos também, inclusive para quem não sabe, a estrela da Mercedes é alterada a cada 3 anos em um processo de modernização, ele é sempre igual, mas tem os seus detalhes e finalização adequado aos costumes da época.
    Se feito por profissionais e não pelo filho do presidente do clube, a idéia é ótima, sá tenho medo que algum espertalhão aproveite as mudanças para um novo espaço publicitário.

    Eu tenho o mesmo medo, Eduardo. Por isso, o processo deve ser gradual e aberto, eventualmente com concurso público.

  5. Rica said

    Marcelo, me de alguns exemplos de escudos que você gostaria de ver remodelados.

    Basicamente todos, Rica. Não é questão de estética, seu eu acho feio ou não (alguns acho, outros não). Mas o escudo deve acompanhar a evolução do time. Se pesquisar a história dos clubes brasileiros, nas primeiras décadas os escudos foram bem mudados. E isso se deveu porque de tempos em tempos achavam que ele não refletia mais o clube. Nos 50 anos, todos os clubes mudaram da água para o vinho. Seria natural que o logo mudasse também, mas não aconteceu. A mudança é o natural. Não mudar é que excepcional. No mundo todo os clubes modernizam seus logos, também as federações, as empresas e até as igrejas.
    Sei que no futebol brasileiro, como os escudos são muito antigos, será muito difícil mudar, porque se perdeu a perspectiva não só de que isso é o correto, mas até de que se pode fazer isso. Nesse ponto, somos meio parecidos com as pessoas que acham que a Bíblia e o Corão devem ser seguidos ao pé da letra e não apenas nos seus conceitos. Muita coisa desses livros tem um valor permanente, mas outras refletem as sociedades em que Jesus e Maomé viveram.
    Eu me incomodo com qualquer obscurantismo (não estou dizendo que defender a imutabilidade de um escudo seja isso, apenas que algumas das pessoas que a defendem adotam essa postura). Sou um defensor da troca de idéias. Quanto mais se troca, mas surgem novas e mais aprendemos sobre o mundo.

  6. Milton said

    Minha opinião?

    Simplismente ridículo, achei ótima a idéia de se acabar com as estrelas e modernizar o escudo, mas colocar uma coroa (?!) com a palavra Fiel simplismente não dá. Uma frase como a usada no escudo do Liverpool, “You Will Never Walk Alone” – Você Nunca Andará Sozinho – é até aceitável.

    Minha humilde proposta?

    Proporções e contornos mais próximos aos escudos da década de 70, resgatando as raízes do clube e facilitando a visualização e leitura do desenho. Simplicidade e limpeza, eliminando-se as estrelas e as cordas ao redor do círculo central. Se querem expressar com palavras o amor da torcida pelo time no escudo, coloquem uma faixa dourada com a frase “Dentro dos nossos corações”, parte do Hino do Timão. Para que inventar mais do que isso? Dá uma olhada no desenho, no meu blog. http://eusoucorinthians.blogspot.com

    Caro Milton, Seja bem-vindo ao blog. Escreva mais vezes.
    Concordo grosso modo com suas idéias. Também acho a coroa uma má idéia. Aliás não gosto de coroas, não importa o motivo.
    Gostei mais da sua idéia.

Deixe uma resposta

 
