Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

A bronca – 1

Posted by Marcelo Damato em domingo, 27 janeiro 2008

“Acontece que aqui atrás estamos correndo que nem loucos, para um lado e para o outro. Temos que consertar isso aí. Tem que ajudar um pouco”

Thiago Silva, principal zagueiro do Fluminense, depois do empate com o Macaé. Com três atacantes mais Thiago Neves, o time tem uma pessoa a menos na marcação do que no ano passado. Sem contar que Alex Dias, atacante do time de 2007, voltava para marcar

17 Respostas to “A bronca – 1”

  1. Paulo said

    E ainda tem que colocar o Conca no time ein!

  2. Emerson said

    O Fluminense contratou os fracassados Dodô e Leandro Amaral, que só jogam no Maracanã contra os times fracos do Rio. Gustavo Nery é outra piada que deverá se dar bem no falido futebol carioca. De bom lá no Flu só o Washington. E o time é penso. Só contratou para o ataque. O resto é desequilibrado.

    Emerson, O Leandro Amaral e Dodô foram muito bem no ano passado. Já o Gustavo Nery está indo ao contrário do que pensa, bem mal. A razão é que não há mais tanta diferença entre os times do Rio e SP, a realidade mudou. O Flamengo não foi vice-campeão brasileiro por um ponto.

  3. Emerson said

    e uma tremenda armação que o poupou durante o Pan e fez com que o time, reforçado, fizesse uma sequencia de jogos no Maracanã. Cá entre nós, o Leandro Amaral e o Dodô sempre foram motivo de piadas em SP. Só no Rio, onde o futebol é mais fraco, é que conseguiram uma sobrevida em suas apagadas carreiras.

    Emerson,
    Discordo sobre o Flamengo, mas não vou discutir. O Fluminense não teve nada disso e terminou em quarto. Você está olhando o futebol do Rio com olhos de seis anos atrás. As coisas mudam.

  4. Filemon said

    Nossa, fiquei decepcionado com a falta de informação e o pensamento de arquibancada do Emerson. Negócio mais lugar comum essa de ‘futebol falido’, ‘fulano só joga no Maracanã’ (como se o Maracanã tinha o poder de transformar prego em craque) ou a reação do Flamengo foi armação. Ah, nem! Com essa arrogância toda eu tenho quase certeza que é são-paulino. Enfim, como o espaço é democrático, paciência. Só resta lamentar.

    Agora, sobre o Fluminense o Renato já pode parar de falar bobagem e arrumar o time, né? Isso se não quiser passar vexame ou ser demitido no desenrolar da Taça Guanabara. A paciência do povo do plano de saúde é bem curta.
    Não tem como jogar com três atacantes e Thiago Neves (que não marca ninguém). Ou ele sacrifica um dos homens de área ou essa máquina vai desandar de vez. E olha que com dois atacantes, Thiago Neves e Gustavo Nery, ainda vai ficar exposto. Mas aí é outro dilema: cair a ficha que Gustavo Nery é um ex-jogador que encerrou a carreira de forma precoce, mas que ainda acha quem lhe pague pra ficar em campo.

    O Renato vai ter de se cuidar mesmo, Filemon, hehehe.

  5. pamortera said

    O principal problema do fluminense é que tanto Dodô, Washington e Leandro Amaral estão jogando juntos dentro da area e assim os 2 laterais tem que subir para fazer as jogas pelas pontas.
    Gustavo Nery e Gabriel são dois jogadores com pouca característica de marcação e assim levam jogadas nas costa o tempo inteiro.

    Caro Pamortera, Seja bem-vindo ao blog. Espero que volte mais vezes. Sua análise tática é muito boa.

  6. Eduardo said

    Não disse, o barco começou a afundar e as máscaras começaram a cair. Não vai demorar muito para verem que Gustavo Nery, Gabriel, Dodô e etc. não são jogadores para o Fluminense, como são paulino, já vi esse filme dezenas de vezes.
    A hora que a empolgação das contratações passar e esse time pegar um jogo de Libertadores, vai tudo por água abaixo.

  7. JoaoBittar said

    Caro Filemon,

    Eu tenho quase certeza que vc. eh carioca ( rsrsrsrs ) e com essa frase sobre o Emerson ser saopaulino repetiu o Emerson.
    Nao tenha tanta certeza…. Eu sou e discordo dele….e nao tenho certeza de nada ( rsrsrs)
    Tambem acho o futebol do Rio bem melhor do que ele, mas acredito que existe sim, uma certa fixacao no Maracana e esse campeonato com dois turnos no mesmo estadio eh uma prova disso, essa coisa de golear time pequeno e ” dar espetaculo ” e claro, transformar prego em genio, ja vi muito. E dah sempre errado. O futebol do Rio ficou muito tempo na draga por conta disso inclusive. Esse provincianismo luxuoso do Maracana.
    Eh claro que Zico nao tem nada a ver com que estou falando.
    Muito menos o grande Flamengo campeao do Mundo , o Botafogo de Garrincha, O Vasco de Edmundo e por ai vai , Mas como LeoLima, aquele “brilhante”que deu uma passe de letra numa das “300” decisoes da Taca Guanabara, tem bastante tambem.
    Jah o Dodo, fora do Botafogo e o LeandroAmaral fora do Vasco, de fato, nunca jogaram nada ( a nao ser no comeco de carreira ) o que nao quer dizer que nao sejam bons jogadores ou nao tenham disputado um belo BR-07, principalmente o LA.
    Suas sabias palavras sobre o Flu e Renato de certa maneira mostram isso que to falando. Sua analise eh perfeita. O Renato tah fazendo time pra jogar no Maracana contra time ruim e a Libertadores nao eh soh isso, nem o Brasileiro. Tiro no peh.

  8. Filemon said

    João, ou o sujeito é bom ou não é. Você falou do Leo Lima. Mas há uma diferença imensa entre o sujeito ser badalado por um jogo ou outro no Maracanã ou em qualquer estádio do mundo (o Flamengo já teve bujica, lembra-se?) com jogadores como Leandro Amaral, que fizeram boas temporadas. Ele era um centroavante promissor jogando em São Paulo. Depois caiu de rendimento, como tantos outros. Resgatou a carreira dele no Vasco (e não é necessário jogar em SP, Minas, RS ou qualquer outro lugar pra provar que é bom). No Campeonato Brasileiro ele foi bem jogando em vários lugares e não só no Maracanã, aliás, o Vasco pouco joga lá. Dodo idem, no Botafogo.

    Eu não sou carioca. E o Emerson não apareceu para dizer se torce para o São Paulo. E que bom que você está vendo, assistindo e percebendo a melhora no futebol do Rio. Como o Marcelo lembrou, o Emerson está defasado uns seis anos.

    E sobre a crítica ao Fluminense, não é por ter um time ridículo, vergonhosamente rebaixado pra terceira divisão como em outros tempos, mas por ter vários jogadores de qualidade e o Renato não está conseguindo montar um time. Há uma enorme diferença, concorda?

  9. JoaoBittar said

    Filemon,
    Concordo sim, acho vc. e suas analises bem centradas e inteligentes.
    Acho o Dodo e o LA bons atacantes, e claro, grandes contratacoes do Flu. Mas…mas…. no caso do Dodo, tirando um fase no SPaulo ele soh brilhou mesmo no Botafogo. Nas duas vezes, alias. Nao me lembro de outra ocasiao, nao sei se vc. lembra. O Leandro eh parecido. Jogava muito na Portuguesa e vendido, foi fracassar na Fiorentina , de lah pra cah perambulou ( eh a palavra mesmo…) por muito times , inclusive o meu, e soh foi brilhar no Vasco, onde fez o tal contrato e brilhou apesar do Romario, o que nao eh pra poucos, admito.
    Concordo com vc., hoje, acho que fariam sucesso em Minas, RS ou SaoPaulo jogando como jogaram em 2007. Nao sei se jogando juntos neste esquema do Renato….
    E essa coisa de badalacao excessiva vem mais da midia
    ” especializada ” do que da torcida mesmo.

  10. Rubens Leme said

    Desde que Felipão, o paneleiro, disse que Renato seria um dos três melhores treinadores em 3 ou 4 anos, todo mundo acha que ele é mais do que fato pode ser e será. Renato é um treinador muito meia-boca que fez um trabalho razoável no Vasco e por alguma razão ganhou ares de gênio. Mas eu me lembro que amigos meus queriam matá-lo em suas passagens anteriores pelo Flu.

    Que bom que Thiago Neves ficou lá… é o que merece.

  11. Maurício said

    Marcelo, não foi no Fluminense o ano passado, que estourou o escandalo do patrocinador? Aquele que pagava mais e em dia para seus jogadores e o clube além de pagar menos para os seus, não pagava? Não foi o patrocinador que obrigava o técnico (de plantão) a escalar os seus contrados? Não foi tudo isso? Então está explicada a forma do Fluminense ser escalado neste Campeonato Carioca.

    A primeira parte está correta, Maurício. Mas a segunda não passou de boato. Afinal de contas, o Fluminense contrata tanto que alguns reforços forçosamente têm que ficar no banco.

  12. Saulo said

    Marcelo,
    Sábias foram as palavras do excelente zagueiro Tiago Silva, comparo-o com Edinho e Ricardo Gomes:” Nós aqui de trás estamos correndo feito louco”. De fato o meu Fluminense (ou a UNIMED) mais uma vez fez contratações erradas. Aliás essa UNIMED deve ter “excelentes” observadores do futebol, pois desde quando ela interferiu no Dep. de Futebol do Flu vejamos suas fracassadas contratações: Roger, Edmundo, Romário, Gabriel (por duas vezes), Petkovic, Ivan, Jean, Tuta, Jean (lateral esq.), Alex Dias, Claudio Rottweiler (Pitbul, sei lá que merda era aquilo), Pedrinho, Carlos Alberto, Renato Silva, Rafael (ala), Rafael (atac.), Somália, e outras malas …
    E por fim a UNIMED resolveu fazer as contratações certas contrata BRANCO como coordenador de futebol. Quando vi as contratações deste ano eu pensei comigo será que o Branco desaprendeu futebol. Marcelo, das contratações que o Flu fêz para 2008 só se aproveitará Leandro Amaral, Washington e “talvez” Conca e Igor. Dodô no ano passado só jogou bem o Carioca e o inicio do Brasileiro; Gustavo Nery era reserva daquele time ridículo do rebaixado Corinthans; o Gabriel é um ótimo malabarista da bola ele teria muito sucesso nos EUA com Denilson.
    O Flu precisa urgente de um ala-direito e mais do que nunca dois excelentes armadores e criadores de jogadas na vertical e não de armandinhos (tocam muito a bola horizontalmente para o lado sem objetividade alguma). Este tal de Thiago Neves depois que falaram que ele era melhor do que Carlos Alberto (e quem não é, eu modéstia à parte jogava muito mais do que ele) foi às surdinas fazer contrato com o Palmeiras, depois daquele escândalo evaporou o pouco futebol que ele tinha.
    Espero ver o Dario Conca em ação – acho o futebol dele muito “armandinho”, aliás ele é tão bom que os hermanos nunca lembram do nome dele para a Seleção Argentina.
    RENATO GAUCHO, quem sou eu para te orientar. Você é inteligente e tem um futuro promissor como técnico, mas não tem como jogar com três atacantes mal fisicamente, ainda para piorar um do meio-campo (Tiago) e os dois alas estão pessimamente fisicamente. Esta foi a razão das palavras de Tiago Silva e é por isso que tá levando banho dos ridículos times pequenos: Caxias e Cardoso Moreira (Todos os dois times levaram uma surra do rival Flamengo, aliás se o rival quisesse goleá-los por 10 a 0 conseguiria sem nenhum esforço). RENATO, eu duvido que você vá colocar Dodô e o Gustavo contra o Flamengo,

    Saulo, melhor do que o Tiago Neves? Então por que não virou jogador? Tinha um lugar no time do Flu, hehe. Falando sério. Concordo em parte com sua análise, mas a acho muito radical. O Flu contratou muito e vai levar um tempo para encontrar o entrosamento e o esquema ideal. Não se esqueça do ano passado: começo péssimo, mas depois ganhou a Copa do Brasil e foi quarto no Brasileiro. Mas claramente, dos três tenores um vai ter de ficar no camarim.

  13. Gustavo Oliveira said

    É bom para o Fluminense ir mal agora. Ai o Renato cai na real que Gustavo Nery, e trio de centroavantes não dá. Com Junior Cesar de lateral, Arouca, Cicero, Conca e Tiago no meio e Washington e mais um no ataque o time pode dar muito trabalho. Só faltaria um lateral direito mais defensivo que o Gabriel.

    Caro Gustavo, concordo com sua análise. A hora de ir mal é agora, que os jogos valem menos. E ainda seria necessário que o Conca e o Thiago marcassem de verdade.

  14. Rubens Leme said

    Para os flamenguistas: Frase inesquecível de Renato Gaúcho hj no UOL em que compara a má fase de Nery com Zico…

    “Eu já vi o Zico, que é meu grande ídolo, entrar em má fase. Estamos todos conversando com ele (Gustavo Nery), trocando idéias. Ele não desaprendeu a jogar. Mas é preciso paciência”, ponderou o treinador.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/01/28/ult59u144309.jhtm

    É verdade, Rubens, ele poderia ter escolhido um exemplo mais adequado, sem dúvida.

  15. Rubens Leme said

    Mudando de assunto. Olhe isso: tem pouco dinheiro o menino????

    http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp116396,0.htm

    Que coisa, Rubens. Um jogador banqueiro…

  16. Saulo said

    Sr. Marcelo.
    O que está ocorrendo ?? Você respondia aos meus comentários sempre fazendo uma breve réplica e estou percebendo que você não tem mais respondido. Fique tranquilo naum te importunarei mais com meus comentários, derepente te importunei com algum comentário.
    Sorry me!!

    Oi, Saulo, quando me mandou outro comentário? Se não respondi, foi porque passou-me despercebido. Não tenho nada contra você. Por que deveria? Só peço que não me julgue com tanta rapidez. Posso falhar, mas não abandono meus compromissos. Escreva sempre.
    Mais uma coisa: foi de propósito ou sem querer que você escolheu um post intitulado “A Bronca” para me dar uma? Hehehe
    Atualização: achei seu comentário e já respondi.

  17. Saulo said

    Marcelo, vc é um dos meus bloguistas favoritos porque vc smpre faz faz uma réplica dos comentários inteligentemente, além é, claro, sempre cria tópicos interessantes. Quanto ao assunto de ser melhor do que Tiago Neves, eu não fiz alusão ao Tiago e sim ao Carlos Alberto (observe de novo a frase). Eu jogava bem, mas não igual ao Tiago – esse menino tem potencial para ser craque falta-lhe alguma coisa. A imprensa está crucificando esse rapaz, mas observei que o Flu fez 7 gols, sendo dois gols dele e 3 gols foram passes açucarados do Tiago. Quanto eu não ter sido jogador de futebol, é uma longa história e, ninguém merece isso.
    abraço!!

    Saulo, peço desculpas, então. Mas, mesmo assim, deveria tentar a carreira. Se o Carlos Alberto está no São Paulo, aonde você chegaria?, heheh
    Sobre o Thiago Neves, acho que ninguém duvida das suas qualidade dentro de campo. O problema é fora… Fazer contrato com um clube, pegar 400 mil adiantados e demorar meses para devolver não é coisa direita, de jeito nenhum.
    E já que gosta tanto do meu blog, me ajude a divulgá-lo aí no Rio. Precisamos botar mais tempero carioca.

Deixe um comentário

 
