Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Corinthians Manchester

Posted by Marcelo Damato em quinta-feira, 31 janeiro 2008

Essa associação de palavras surgiu de forma farsesca quando os corintianos, para secar o Palmeiras na disputa do Mundial interclubes de 1999, adotaram o clube inglês. Até camisa pirata a brincadeira rendeu.

Mas agora o paralelo é sério.

O presidente do Corinthians, Andrés Sánchez, me disse que vai implantar uma política de transparência nas sua gestão de jogadores inédita no futebol brasileiro.

Vai publicar no seu site, jogador por jogador, qual é a parte do clube e qual é a parte de cada outro clube ou empresário no caso de uma eventual negociação e qual o nome do seu agente. Vai publicar também, em cada negociação, o valor total e quanto está sendo pago ao agente.

Por adotar essas medidas, o Manchester United, nos tempos pré-Glazer, foi considerado um modelo mundial de transparência administrativa.

“Sei que alguns empresários podem não gostar e até não querer mais fazer negócios com a gente. Mas vamos fazer”, Andrés Sanchez.

12 Respostas to “Corinthians Manchester”

  1. Rhay said

    excelente,em relação aos jogadores esse tipo transparência é exemplo para todos,espero que usem também o “legado” dessa gestão em todos os departamentos do clube…

  2. JoaoBittar said

    Tal SaoTomeh, esperar para ver.
    Andres Sanchez nao prima pela firmeza e credibilidade em suas palavras , a meu ver. A tal investigacao que ele prometeu, inclusive para pararem de falar que ele era do antigo esquema, nao veio a publico ainda, se eh que virah, se eh que foi ou estah sendo feita. Se bem que essa eh bem mais facil de cumprir. Por enquanto.
    Ontem, por coincidencia, vi um camelo vestindo uma dessas desbotadas camisetas do mundial de 99. Estamos em 2008.
    Lembrei do post da Lotto e dos novos lancamentos, como esse da camisa roxa. Um dia, quem sabe, os caras aprendem a usar o tal potencial de cada uma dessas marcas brasileiras.

    Caro Bittar, é claro que sõ palavras não bastam. Mas essas nem em teoria jamais foram defendidas por algum cartola brasileiro. Além disso, sobre a investigação do Dualib, ela já foi entregue ao Conselho do Corinthians. Agora está correndo prazo para a defesa dos ex-presidentes e vice. Depois haverá votação. A diretoria mantém sua posição oficial de recuperar o dinheiro que saiu do clube indevidamente. Vamos esperar e cobrar.

  3. Rubens Leme said

    Ah, quer dizer que depois de MISTER KIA temos agora MISTER ANDRE?? ah, que evolução…

    Não tem nada de mister, Rubens, O que há é um compromisso imenso. Que poderá se tornar um grande feito ou uma grande decepção. E, como digo sempre, não julgo pessoas. Preocupo-me com seus atos.

  4. Juca Kfouri said

    E você acreditou?

    Caro Juca, sua presença muito me honra. Como digo a todos, espero que volte mais vezes. Sobre o que perguntou, minha resposta é que minha função é registrar.
    Pessoalmente falando, eu também acreditei. Não pelo conteúdo, mas principalmente pela forma. O que ganharia ele ou qualquer presidente de clube ao ligar para um jornalista e assumir um compromisso dessa magnitude que fosse falso? Ele teria muito menos a perder ficando quieto. Se eu escrevi a coluna que fiz hoje no Lance me baseando em apenas uma palavra do nome da sua chapa, imagina o que eu faria se uma promessa dessas não fosse cumprida… E para que não ficasse nenhuma dúvida, repeti a ele o que tinha entendido e ele ainda fez acréscimos.
    Que é um compromisso oficial, não há dúvida. E que deve ser acompanhado como qualquer outro, tampouco.

  5. Plínio said

    Que faça isso, mesmo. Afinal de contas, transparência foi a bandeira de sua chapa. Todo mundo tem de saber, por exemplo, por quanto Zelão foi vendido ao Saturn.

    Setecentos mil dólares foi a parte do Corinthians, Plínio. Informação da assessoria do clube. O Bragantino vai receber o mesmo. A assessoria não soube informar quanto será pago aos intermediários do negócio. Mas afirmou que todo o dinheiro que será pago a brasileiros entrará na conta do Corinthians e de lá sairá mediante a apresentação de nota fiscal.

  6. Lucas Camargo said

    Desculpem a minha ignorância, mas o Sanchez não é amigo do Dualib, que acaba de sair do Corinthians mais sujo q pau de galinheiro?

    Mas se implantar essa política vai fazer um bem enorme a todo o futebol brasileiro…Ver p/ crer!

    Essa é “A” questão, Lucas. O Sánchez está bem entrutado nas investigações do Ministério Público sobre a MSI. Por outro lado, está realizando coisas no Corinthians que nunca ninguém fez. A minha posição é que ele pague pelo que fez de errado e seja reconhecido pelo que faz de certo. E o Corinthians já publicou hoje a informação da venda do Everton Santos.

  7. Felipe Blanco said

    Por enquanto ainda espero..conseguiu um ótimo técnico, tem trazido até que bons nomes, tido boas idéias para o marketing..mas essa transparência ainda não começou.Mas tem merecido crédito pelo que tem feito.
    E como você disse ao Juca, não faria muito sentido ele ter te ligado e feito uma falsa promessa.

  8. Denilson Martins said

    Ele é um grande amigo do Kia.

    Diga-me com quem andas…

    Isso é muita simplificação, Denílson. Não é porque alguém fez muita besteira de um lado que não possa acertar do outro. E repito mais uma vez: o Corinthians não se encontra na situaçao em que está por causa da MSI (aliás, poderá ficar muito pior se a empresa um dia conseguir receber o que acha que tem direito). Ficou porque ao ver aquele dinheiro entrando começou a torrar sem controle. É sempre bom lembrar que o Duprat gastou mais de 30 mil reais no celular em apenas um mês e ninguém no clube o cobrou sobre isso.
    Se ter más companhias impedisse alguém de fazer coisas boas, então teríamos de anular a carreira do Pelé, do Romário, do…

  9. Flavio said

    Se for verdade, é um pequeno passo para um clube, mas um grande passo para o futebol brasileiro. Mas tenho minhas dúvidas, como aparentemente todos os outros que postaram aqui.

    Se acontecer mesmo, Flávio, não será um pequeno passo para o Corinthians. Será gigantesco.

  10. Nicolas said

    Sou apenas um observador e meu posicionamento é o seguinte:criticar o que deve ser criticado e elogiar o que deve ser elogiado.Concorda,Marcelo? Parece meio óbvio,mas quem está na oposição tende a criticar tudo.E,bem, torcedores de outros times tendem a ter um viés bem negativo.
    Há pessoas qualificadas na equipe do Andrés. O Rosemberg está desenvolvendo um trabalho exemplar no marketing, com o lançamento de novos produtos e na comunicação com torcida. Vejo um esforço consistente para equacionar as dívidas.O clube apresenta demonstrativos financeiros mensais,o que não vejo nenhum outro clube fazer.A diretoria de futebol contratou o Mano Menezes e reformulou boa parte do elenco.
    Por outro lado,existem essas suspeitas de envolvimento com irregularidades da MSI.Não estou bem informado sobre o andamento das investigações,e vou aguardar as decisões da Justiça.

    E eu também, Nicolas. É ela que decide. Mas não estou tão animado como você. Vejo progressos, são reais, mas ainda é cedo para fazer uma análise definitiva. E acho que torcedores de todos os times deveriam torcer pelo sucesso do Corinthians nesse particular. Afinal, se um clube consegue sair da gestão Dualib e chegar a um ponto bom, os outros têm condição de crescer ainda mais. E, se houver uma competição entre as diretorias sobre quem faz (e não fala que faz) mais ações para enriquecer o clube fortalecer o time, um dia, quem sabe, poderemos ver nossos craques irem embora com 23, 24 anos e não mais com 18, 19

  11. davidoff said

    Esta história de que fulano é “amigo” de cicrano e por isso é mau caráter realmente é simplificar demais as coisas. O Birner outro dia usou essa teoria para justificar a pseudo-notícia de que o Mano Menezes ia se encontrar com o Kia em Londres a pedido do Andres. Segundo ele, como o Mano aceitou trabalhar “para” o Andres e o Andres é/era amigo do Kia, então o mau caratísmo do Kia teria contaminado o Mano, assim, por mágica! Quero ver ele questionar publicamente o caráter do Felipão, por exemplo, que já se declarou amigo do Kia em mais de um meio de comunicação pra quem quisesse ouvir.

  12. misael said

    eu só sei que o sport roubou na decisão da copa do brasil, porra esse juiz, foi sacanagem não ter marcado penalty no lançe do acosta, o acosta por não ter feito aquele gol passou a ser o “abosta” vai pra merda meu pow…!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: