Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

O rei indeciso

Posted by Marcelo Damato em terça-feira, 5 fevereiro 2008

Luxemburgo está levando 24 jogadores para São José do Rio Preto, onde enfrenta o Guaratinguetá nesta quarta-feira. Não, não é erro de digitação. São 24 mesmo. São mais do que dois times completos. Além dos 18 que entrarão em campo, como titulares os reservas, mais seis.

Compare esse grupo com alguns elencos : Barcelona: 24 jogadores, Real Madrid, 25, Milan, 29, Juventus, 24.

Tirando dois, goleiros, Luxemburgo está levando 22 jogadores para dez posições. E a diretoria do Palmeiras aceita.

Anúncios

25 Respostas to “O rei indeciso”

  1. JoaoBittar said

    Enquanto isso o SaoPaulo com 15 jogadores disponiveis, ou menos….
    Mas o Luxemburgo pode tudo.
    E a diretoria da Traffic, digo do Palmeiras, permite tudo porque isso tah no contrato. Se nao ta escrito, tah apalavrado.Ele manda e nao pede. Eh essa a condicao que o Luxa tah fazendo pra dirigir clubes de futebol brasileiros:
    Grana e Poder, Poder e Grana. Toda e Todo.
    Parafraseando ( e adaptando ) Brecht .
    Onde vai parar?
    Num titulo ou num vexame ou no Fulham, quem sabe….

    Nem no Fulham, Bittar, se o pai do Dodi Al Fayed enfrenta todo o governo britânico pela morte do filho, não vai ter paci~encia com o Luxemburgo

  2. Rubens Leme said

    Já vou avisando: parece que o Denílson está perto de assinar. Se isso acontecer, me licencio de torcer pro Palmeiras enquanto ele lá estiver e não tocarei mais no assunto futebol durante o período.

    O que é isso, Rubens? Pode se licenciar do Palmeiras, eu até faria o mesmo. Mas não precisa abandonar o blog.

  3. CHICO BALTA said

    Poder ilimitado dá nisso. Há quem goste, há quem permita.
    Se confunde frequentemente com eficiência, produtividade, vitória.
    Mas dinheiro não garante absolutamente nada, nem o blefe.
    O Palmeiras tá pagando prá ver. E isso tem limite. Qual será, veremos.
    Por enquanto é Exibicionismo, a hora que começarem as vitórias ( Luxa acha que isso tá próximo…) Genialidade, se tragédia anunciada se confirmar, será culpa das “divisões internas”, “turma do amendoim”, falta de “estrutura”.
    Isso é que é planejamento.

  4. Maurício said

    A primeira pergunta, que REI? Sugiro ao Gilberto Cipullo, que marque uma reunião com o Marcelo Teixeira, para saber dos reflexos da passagem do “Katrina”, pelos lados do Santos. Tudo bem que o MT é apaixonado pelo Luxa, mas não terá como negar o estrago, que é muito claro para todos torcedores santistas. Agora uma coisa precisa ficar clara, pelo que eu entendi o grupo formado pela TRAFFIC é de investidores (ou loucos por dinheiro) e eles não gostam de jogar R$1 pelo ralo. Se cuida Palmeiras.

    O rei é obviamente uma ironia, Maurício.

  5. O Rei está indeciso. – Marcelo Damato

    O Rei está nu! – Hans Christian Andersen

    O Rei está perdido. – Emerson Gonçalves

    Claro, sem entrar em comparação, por favor. :o)

    Não sei, continuo com a forte sensação que o Vanderlei cansou, está com o saco cheio.
    Conheço o sintoma, tive-o quatro ou cinco vezes no decorrer da vida, e a saída é a mudança. Não de emprego ou função, mas de atividade, mesmo.

    Não sei se trazer novos jogadores vai curar o tédio e a irritação. Duvido.

    Imagine, Emerson, 24 jogadores, mais uns 15 da comissão técnica, mais dirigente, mais conselheiro. Um avião é pouco para a delegação do Palmeiras. Quando eu vejo essas coisas tão obviamente sem sentido, fico triste, porque isso mostra que o clube está sem rumo.

  6. Anísio FC said

    Finalmente teremos as estréias de Léo Lima e Jorge Preá?
    Serão a solução?
    Tenho certeza que Luxa não chegará a lugar nenhum, nem a um ilusório paulistinha.
    Acho mais é que o rei estará nu em pouquíssimo tempo, não vai dar mais pra enganar!

    Tenho até dó do Palmeiras, Anísio. Se isso acontecer, a ressaca vai ser terrível. Não duvido que reabilitem a turma do Mustafá.

  7. Emerson said

    Qual é o problema de Luxa levar 24 jogadores? Ele pode querer unir o grupo, motivar, fazer treinamento com o elenco completo. Não entendo esta pegação de pé. O Santos é o atual vice-campeão brasileiro, bi paulista e está na Libertadores. Tudo fruto do trabalho do Luxa. O cara tem muitos problemas, mas pelo menos é menos hipócrita que a maior parte da mídia esportiva (fraquíssima, por sinal). O Santos, desde os anos 70, foi uma nulidade no futebol. Ganhou algo com Leão (2002) e Luxa (2005, 2005 e 2006). Será apenas sorte.
    O que ocorre agora é que o time foi desmontado pela diretoria. Que culpa tem o Luxa. Os times brasileiros não têm estrutura. É necessário parceria. Corinthians e Palmeiras se deram mal após o final das parcerias por culpa de seus dirigentes. Mas, do fim da metade dos anos 90 até o início dos 2000, ganharam muito. Lembrem-se que o paparicado Rogério Ceni ganhou seu primeiro título importante como titular do São Paulo em 2005. Antes, foi uma fila incrível, amenizada pelos desvalorizados paulistas.
    E, agora, o São Paulo, que bate no peito para dizer que não faz parcerias (por isso, a fila de quase 10 anos), mas serve de barriga de aluguel para os empresários de Adriano e Carlos Alberto. Como os outros times. Dentro da mediocridade do futebol brasileiro, não sei se é correto xingar tanto o Luxa.

    Qual é o problema de levar 24 jogadores, Emerson? E qual é o problema de ter 17 pessoas na comissão técnica? E qual é o problema de pagar R$ 500 mil para o técnico que tem a pior campanha em sete anos? É que tudo custa dinheiro, Emerson. Eu não xingo o Luxemburgo. Só digo que ele sai caro demais. Não só em dinheiro, mas também em estrutura. Com essa mania dele (e do Leão), de querer mandar em tudo, quando sai, o clube fica “pelado”. Como eu sempre digo aqui, ditadura é ruim não porque é feia. É ruim porque destrói as instituições. E isso vale para o departamento de futebol também.

  8. Ao tocaio Emerson, por favor, use um sobrenome para não causar confusão entre nossos comentários.

    :o)

    Tem razão, Emerson, E aproveito para pedir o mesmo aos Pedros, Andersons, Maurícios e Thiagos, os nomes mais freqüentes daqui,

  9. Emerson Figueiredo said

    Pedido atendido.

  10. Anísio FC said

    Emerson F., acho que a expectativa que se criou com a vinda do Luxa não está se confirmando.
    Seu início está muito confuso e só confirmando a impressão que se tinha de sua decadência.
    Pra grande maioria parece imediatismo cobrar o cara mesmo com tão pouco tempo de clube, mas os que já enxergavam essa decadência têm direito a reclamarem sim, eu estou entre esses últimos…

  11. Renato said

    Lembrando que no Santos o Luxa trouxe um monte de jogadores que não deram em nada, para errar tanto deve ter algum problema.

  12. JoaoBittar said

    Emerson Figueiredo,carissimo,
    aceite minhas ponderacoes,
    por favor ( nao precisa concordar , claro….)
    Porque essa implicancia ( desculpe o plagio..hehehehe ) com o “paparicado” RogerioCeni ?
    Ele soh foi “paparicado” depois de 2005 , se me recordo bem,
    depois da final com o Liverpool. Antes soh os saopaulinos. E olhe lah, com algumas restricoes. Nao entendi a relacao do RC com o Palmeiras ou o Santos de Luxa. Enfim…
    Mas, sobre o seu comentario :
    O Santos consumiu MUITA grana com o esquema Luxemburgo, comissao tecnica de UM milhao de reais por mes ( fora o salario dele) mais as 40 ( quarenta ) novas contratacoes, muitos do Iraty onde ele tem interesses. Ou seja, foi uma relacao custo-beneficio ruim. Acho ateh que o Santos esperava que quando ele saisse ficassem mais coisas do que realmente ficou.
    O Caio Jr. , se compararmos a grana que custava e gastou com jogadores, deixou uma equipe bastante razoavel. Comparada a “maldita” heranca Luxemburguiana no Santos, pode ser considerada excelente ateh. No caso especifico do Santos,
    Luxa ganhou MUITO menos do que Leao.
    Isso pra nao falar do JoelSantana ou do RenatoGaucho ou mesmo do Muricy, que gastaram muito menos e ganharam mais ou o mesmo que o paparicado, esse sim, Luxemburgo.
    Ele pode ateh ser bom. E eh mesmo. Mas tah devendo. Desde de o Cruzeiro do magistral Alex, Luxemburgo nao acrescenta nada.

  13. Na verdade, Bittar, o que sei pelo muito que se falou e circulou em Santos, Luxa e sua CT consumiam 1 milhão por mês.
    Uma fortuna e uma falha brutal da administração santista – e de muita gente boa por aí, também.
    No fim, esse povo todo abandonou o clube com a saída do líder, coisa, por sinal, muito boa para o Santos que pôde economizar um bocado (espera-se) na formação da nova CT.
    O Cruzeiro de Luxemburgo tinha Alex em estado de graça e os Perrela idem, que não desfizeram time no meio da temporada.

    Disse o Gilberto Cipullo que o Palmeiras ainda não assinou contrato com a Trafic Talento, a quem chamo de “Açambarca & Engole” em post a respeito. Como a empresa, via Deportivo Brasil, é dona de 4 jogadores do elenco, e tem os direitos econômicos parciais de outros 4, é uma situação bastante preocupante.

    Essa nova administração palestrina, na ânsia de vencer e se sobrepor a SP e Corinthians, parece-me estar enfiando os pés pelas mãos. Para o bem do futebol seria bom que não, mas… Sei não.

  14. Rubens Leme said

    duas frases ANTAlógicas de Genaro Marino, um dos diretores de futebol do Palmeiras…

    1) “Um jogador da qualidade do Nen não pode ser simplesmente emprestado.”

    Oras, se ele é tão bom assim porque o Luxa não o aproveita, hein?

    2) Sobre a possível contratação do meia Douglas, do São Caetano…

    “A contratação dele é um assunto que já foi discutido entre nós”, admite Genaro. “Eu, particularmente, não gosto. Mas tem gente que gosta.”

    Primeiro ponto: ele virou treinador. Que bom, economizaremos 500 contos por mês. Segundo ponto: e se o Douglas vier e ele, Genaro, tiver que apresentá-lo oficialmente, como fica essa saia justa? Terceiro ponto: quem é Genaro Marino para gostar ou não de um jogador? Quais as qualificações que ele tem?

    E como um homem desses chega à diretor? Duvido que ele tenha mais qualificação do que nós. Dinheiro e prestígio, com certeza. Conhecimento, nunca.

  15. Rubens Leme said

    Viu essa? Se o Guará quiser usar o zagueiro Thiago Gomes amanhã, precisará pagar 200 mil reais ao Palmeiras, porque ele está emprestado e existe essa cláusula. Ele é reserva, mas um dos titulares está suspenso e ele iria jogar. Porém, como o valor é muito alto, ficará fora da partida. É piada? E por que o Palmeiras não fez o mesmo contra o Ituano, quando tinha três ou quatro jogadores do Palmeiras em campo? Porque o time de Itu é agenciado pela Traffic e sendo assim teve que abrir mão da tal multa. Que beleza. Leia

    É realmente revoltante, Rubens, o Palmeiras abrir mão de uma multa desse tamanho numa outra situação (imagine que a cláusula valesse para jogos contra a Portuguesa, por exemplo), já seria uma boa vontade extrema, mas não traria prejuízo direto ao time. Do jeito que a coisa aconteceu, o Palmeiras literalmente pagou para ser prejudicado.

  16. Denilson Martins said

    Eu acho que faz tempo que ele não é tudo isso, acho que deu sorte de comandar esquadrões movidos a muita grana, por vezes de lavanderias, então não importava o erro, pois existia fartura.
    Acho que o Mano Menezes é quem sabe melhor aproveitar elencos reduzidos e/ou sem estrelas contratadas a peso de ouro.
    Luxa perdeu o bonde da história, engolido por um arrogância nojenta.
    Acho que a Traffic quer lucro, diferentemente da Parmalat, que deseja lavar, não se importando muito com o lucro.
    Isso, a pressão por resultados, e os gastos de certa forma limitados a jogadores promissores mas não experientes, pode ser o fim do mito do estrategista.
    Veremos.

    Acho que não se pode negar os méritos do Luxemburgo, Denílson. Até ele aparecer, o técnico que mais havia vencido o Brasileiro, tinha conseguido três títulos (Minelli e Enio Andrade). O Luxemburgo conseguiu cinco e por quatro times. Conseguiu uma penca de estaduais. Mas como você diz o sucesso subiu-lhe demais à cabeça. Começou a se tornar caro demais e presunçoso demais. Assim, não é qualquer título que pode significar sucesso. É meio como o Pan do Rio. Pelo que custa tem que fazer muito mais do que um técnico mais barato.

  17. Emerson Figueiredo said

    Olá, João Bittar
    É um prazer receber comentários seus. Eu quis fazer uma linha de raciocínio que conseguisse mostrar a seguinte ordem de análise:
    1) O Luxa não é culpado por todos os problemas do futebol brasileiro. Ele tem o direito de relacionar 24 jogadores sim. Qual é o problema? No caso dele, reconheço que os problemas são seu comportamento e várias atitudes. Mas não se pode negar que Luxemburgo é o mais talentoso técnico brasileiro desde a geração Telê. Concordo com vc que ultimamente seu desempenho não tem sido o que se espera dele -expectativa existente com base na competência que ele sempre mostrou. Mas não será com implicâncias menores que reforçaremos as críticas justas que são feitas a ele.
    2) A relação do RC com o Palmeiras e o Santos de Luxa é tortuosa, mas se justifica. O Santos não tem dinheiro para segurar jogadores nem para trazer bons reforços. Não é culpa do Luxa. É falta de estrutura mesmo. Por isso, defendo as parcerias, que só deixaram resultados ruins no Corinthians e Palmeiras por causa da incompetência e outros defeitos de suas diretorias. Mas quando os dois times estavam com bons parceiros, ganharam muito. Hoje, o São Paulo é citado como exemplo de gestão. Ora, um time que fica uma década sem ser competitivo pode ser exemplo de gestão? Mas criou-se uma sensação de que tudo no São Paulo é bem feito. Tem até um fundo de razão, se analisarmos os últimos dois anos -apesar de que o time do São Paulo não ser galáctico, e se beneficiar muito com a fraqueza atual do futebol brasileiro. Hoje, porém, o São Paulo é barriga de aluguel de empresários, como os outros times. Ou os casos de Adriano e Carlos Alberto não são exemplos disto? Os dois estavam mal das pernas e seus empresários conseguiram colocá-los em uma vitrine que não teria dinheiro para contratá-los. Só para valorizá-los e depois vendê-los em situação melhor. Defendo parcerias bem feitas. Só assim os times brasileiros poderão sobreviver. A venda do William, do Corinthians, foi tão boa ou melhor que a do Breno. Mas no Corinthians, é tratada como deficiência do clube. No São Paulo, é competência. Ora, são dois casos iguais: os times brasileiros revelam mas não conseguem manter os craques.
    3) O RC é o garoto-propaganda do exagero em se considerar a eficiência do São Paulo. Por isso, dei o exemplo de que ele demorou quase dez anos para ganhar um título importante como titular. E ele já era paparicado antes sim. Mesmo diante de episódios como a trágica participação dele na seleção -quando tomou dois frangos contra o Barcelona e, na maior cara-de-pau, disse ter sido a melhor atuação de um goleiro na seleção brasileira. Sou contra sua convocação por considerá-lo desagregador e por sua personalidade polêmica.
    4) O Luxemburgo saiu do Santos -segundo o que ele diz e o Marcelo Teixeira não desmente- porque o time seria desmontado e não haveria dinheiro para reforços. Chamar esta situação de herança maldita é injusto. Desculpe, mas o Luxa ganhou mais que o Leão no Santos. Os dois ganharam brasileiros. Mas Luxa ganhou os paulistas e levou o Santos a mais Libertadores.

    Mas por que o Santos iria ter de desmontar o time, Emerson? Porque o Luxa força seus times a gastarem mais do que podem. E os times gastam, acreditando que ele vai conseguir títulos importantes, o que não conseguiu no Santos. Além disso, essa mania dele de querer cuidar de tudo desestrutura o clube. Quando ele vai embora, o clube está quebrado e sem estrutura de gerência.

  18. Flavio said

    24 jogadores revelam indecisão (afinal, por qual outro movito ele não levaria só os 18 e no máximo uns 2 pra alguma emergência?), mas nem seriam tantos assim. O problema são os 18 da comissão técnica, os 500 mil pra péssima campanha, o aparente desinteresse do Luxemburgo com tudo, etc.

    Eu achei que o Luxemburgo tinha feito mal negócio ao voltar ao Palmeiras, porque ele na melhor das hipóteses só ganharia títulos que já ganhou antes e repetiria o passado, e, de acordo com ele, teria recusado uma proposta da Europa (tenho minhas dúvidas se a tal proposta existiu, mas enfim…). Mas acho que quem fez o mal negócio mesmo foi o Palmeiras…

  19. É, de fato as parcerias e “parcerias” devem ser muito boas. Enquanto existem, os times ganham alguns títulos. Não tudo, mas alguns. Quando terminam, o saldo é o time de futebol destroçado, dívidas enormes acumuladas e a passagem pela Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

    Realmente, a ter esse tipo de parceria e “parceria”, é melhor o São Paulo permanecer dez anos sem ganhar título nacional ou internacional.

    Como dizia vovó, uns gostam do olho e outros da ramela.

    Ainda nesse assunto parceria: a Parmalat Brasil não teve nenhuma acusação comprovada de fraude ou lavagem de dinheiro. A operação brasileira foi prejudicada pelos crimes cometidos pela matriz na Italia. A história Parmalat/Palmeiras ainda não foi contada em detalhes. Os executivos da companhia dizem, e não foram desmentidos, ao que eu saiba, que ficou um bom volume de dinheiro em caixa no Parque Antártica. Os planos mais amplos da empresa e que envolviam as categorias de base, nunca foram sequer discutidos a sério. Curiosamente, o mesmo que ocorreu no Corinthians.
    E por aí vai.

  20. O Luxemburgo poderia parar de achar que é o Ferguson ou Arsène Wenger. Por enquanto, o Palmeiras não tem estrutura para este tipo de gerência. É duro ser palmeirense assim.

    Caro Thiago, concordo que é duro mesmo. Até que o Palmeiras poderia implantar isso, mas teria de ser nos limites de custos do Palmeiras. E com isso o Luxemburo parece não conseguir conviver. Fico pensando se o Luxemburgo trabalhasse no governo federal, de quanto seriam seus gastos com o cartão de crédito corporativo. A ex-ministra Matilde Ribeiro iria achar que os seus R$ 171 mil eram fichinha.

  21. Saulo said

    Marcelo, por que será que Muricy Ramalho não age com presunção no São Paulo ? Futebol é momento, e no momento Muricy é superior ao prepotente “rei” Luxemburgo os números mostram isso, nos últimos quatro anos possui mais títulos do que Luxemburgo. Por fala nisso, qual foi o último título de âmbito nacional ou internacional do Luxemburgo ? E acho bom ele baixar a bolinha dele e os cartolas paulistas enxergarem melhor, porque parece que já faz tempo que esse presunçoso não conquista títulos importantes. O fim dele será o mesmo que teve Jair Piccerni. É claro, antes dele se afundar por completo virá ao Rio gerenciar o Flamengo e retirar uma graninha dos rubros-negros. E o pior, ele prepotentemente ainda diz que voltará a gerencia a Seleção Brasileira. Pelo visto ele não entende nada de física como pode dois corpos ocupar o mesmo espaço..como pode uma máfia ter dois chefões ?? Ele esquece na CBF ja tem o”poderoso” Ricardo Teixeira (graças a DEUS que não é Marcelo Teixeira)!!
    Ah, sim ele levou 24 jogadores porque a despesa não sai do bolso dele. Por que pelo que fiquei sabendo ele não abre a mão para ajudar nenhuma instituição filantrópica.

    Saulo, acho que o Muricy é uma espécie de ranzinza democrático. Ele tá sempre com aquela de coruja que caiu da árvore, olhando desconfiado para todo lado, mas sem nunca perder a linha. Já o Luxemburgo, disse-o bem, só leva os 24 porque não sai do bolso dele.
    É uma

  22. Emerson Figueiredo said

    Saulo,
    O Muricy é humilde? Ora, o cara só dá patadas. Ém um show de falta de educação. Isto não é prepotência? Agora, se vc pedir para eu votar em qual dos dois seria o técnico para a seleção: Luxa na cabeça, mesmo com os problemas colaterais.

  23. Marcelo said

    Como jornalista esportivo você tem a obrigação de saber que o Palmeiras vai fazer 2 jogos em São José do Rio Preto (quarta e domingo), e que conforme acordado com a Prefeitura todas as despesas de acomodação,
    alimentação e locomoção serão sem custo algum ao Palmeiras.
    Como o time vai jogar duas vezes seguidas na mesma cidade e ficará naquela cidade até domingo teria ,esmo que levar todo o elenco para realizar os mesmos treinamentos que faria no seu próprio CT.

    Caro Marcelo, seja bem-vindo ao blog. É fato que o Palmeiras vai fazer dois jogos em Rio Preto. Mas levar 24 jogadores é um exagero. Como outros que escreveu. Retiro o pedido de desculpas que deixei aqui há meia hora.

  24. Flavio said

    Mesmo se for arrogante, o Muricy é porque pode. Maradona era e é arrogante, mas fazia o bastante. Se você quer que as pessoas te tratem como o melhor, você tem que ser o melhor.

  25. Lucas Camargo said

    E que tal o fato do Dunga levar até a Irlanda um bando de gente que ele sabia que não ia jogar? Será que ele usou o cartão corporativo? hehehehe

    O dinheiro, Lucas, sai da conta de quem convida. E é preciso ter um pouco de boa vontade com ele. O sujeito só pode reunir os jogadores umas dez vezes por ano. Se levar a conta certa, não terá chance nem de conhecer os atletas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: