Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

A galáxia da Fifa

Posted by Marcelo Damato em sexta-feira, 8 fevereiro 2008

A Fifa, que nunca permitiu que nenhum clube usasse seu escudo em camisas de jogo,   criou um distintivo especial para os campeões mundiais dos campeonatos organizados por ela.

Assim Corinthians, São Paulo, Internacional e Milan vão receber um escudo oficial para a sala de troféus.

Além disso, o Milan foi autorizado a usar esse escudo em sua camisa até o final do ano.  Aos demais campeões, provavelmente por serem ex-detentores do título, isso não foi anunciado.

Segundo a Fifa, esse escudo se inspira na tradição das estrelas em camisas, que teria sido criada pela Juventus em 1958, para marcar a conquista de seu décimo scudetto. Acho que o cartola da Juventus que criou isso ficaria horrorizado se visse as atuais camisas dos times brasileiros.

19 Respostas to “A galáxia da Fifa”

  1. Davi Matias said

    “Curioso” que essa idéia surgiu apenas quando o campeão do Mundial da Fifa foi um europeu…Só falta dizer que o Milan foi o primeiro campeão que valeu mesmo…os outros foram atravessadores…

  2. Bando de “paga-paus”, desculpe o termo, quando o SPFC requeriu esse simbolos eles nem ouviram agente. =/

  3. JoaoBittar said

    Quando o titulo eh do nosso time, merece todas as homenagens, quando eh dos outros eh um “torneio da amizade” como nosso glorioso RobertoMancini , o tecnico da Inter, chamou a Copa Fifa conquistada pela squadra rival da cidade, o multi vitorioso Milan.
    Concordo com .vc Marcelo. Essa coisa de estrela ( Italia, 10 scudetti per una stella, non e facile!!!) virou palhacada mesmo.
    O Vasco tem uma constelacao populosa acima do distintivo. O Internacional depois dessas brilhantes conquiistas de 2006-07, foi ao exagero de botar uma coroa em cima do escudo, e estrela pra qq. Copa que ganhar ( serah que a Copa de Dubai tb virou estrela? ) e etc. como se nunca mais fosse conquistar titulos de expressao. Sim, porque se temos a perspectiva de ganharmos muito no futuro, nao sera qualquer estrela que se vai bordando na camisa.
    Questao de espaco.
    O Corinthians cogitou ( felizmente e aparentemente descartou…) a historia de se colocar a palavra FIEL acima do distintivo, estrelas etc….Poderia parecer que a Igreja Renascer adquiriu o Timao, se isto acontecesse.
    O SPFC tem duas estrelas do AdemarFerreiradaSilva, referentes a duas medalhas de ouro nos Jogos Olimpicos, as quais, apesar de meritorias e de grande valor para o clube, nao deveriam estar lah, a meu ver. Ficaria soh com as outras.
    As tres estrelas, referentes as conquistas intercontinentais, seguidas de conquistas da Libertadores, essas eu gosto e tenho bastante orgulho, como saopaulino.
    Assim como vejo a bacanissima camisa do Santos, simples e com aquelas duas estrelas cheias de historias e que historias !!!!
    Assim como as tres estrelas do SPauloFC,significam muito mais que os titulos, especialmente pros mais velhos, quem torcia pro time antes de ser campeao do mundo. De certa maneira, a arrogancia (espontanea!!!) sincera de muitos tricolores tem a ver com essas tres estrelas.

  4. Gostei da iniciativa da FIFA.

    Creio que não foi coincidência ter nascido somente agora, mas não importa. O Mundial de Clubes está pegando, mais que nunca. O Milan vai desfilar com esse scudetto na camisa até dezembro e vai mexer com a rapaziada dos top 7 ou 8 que vivem franzindo o nariz às menções do Mundial.
    A jogada da FIFA, primária, foi esperta, espertíssima, mas só teria repercussão inicial na camisa de um dos top europeus.

    No mais, acho que as duas estrelas do Adhemar não deveriam, também, estar no escudo do São Paulo, mas isso é inamovível dentro do Conselho.

    Na Itália, Emerson, por um tempo, as estrelas só podiam ser usadas no respectivo campeonato. Na Copa dos Campeões, a Juventus jogava sem suas estrelas. Poderia ser assim. O escudo não tem estrelas. Quando um time se apresenta a uma competição, apresenta suas “credenciais”.

  5. Lucas Camargo said

    A iniciativa pode até ser boa, mas será qiue a FIFA não poderia ter dito/feito alguma coisa com o que segue abaixo?

    AC Milan (1969, 1989, 1990)
    Nacional (1971, 1980, 1988)
    Peñarol (1961, 1966, 1982)
    Real Madrid (1960, 1998, 2002)
    Boca Juniors (1977, 2000, 2003)
    Santos FC (1962, 1963)
    Internazionale (1964, 1965)
    Independiente (1973, 1984)
    São Paulo (1992, 1993)
    AFC Ajax (1972, 1995)
    Juventus (1985, 1996)
    Bayern Munich (1976, 2001)
    FC Porto (1987, 2004)
    Racing Club (1967)
    Estudiantes La Plata (1968)
    Feyenoord (1970)
    Atlético Madrid (1974)
    Olímpia (1979)
    Flamengo (1981)
    Grêmio (1983)
    River Plate (1986)
    Red Star (1991)
    Vélez Sársfield (1994)
    Borussia Dortmund (1997)
    Manchester United (1999)

    Esses, Lucas, a Fifa já decidiu que não reconhece como campeões.

  6. Denilson Martins said

    Achei mais uma babaquice pra vender camisas oficiais.

    Detesto aquele bando de estrelas nos uniformes.

    Acho que por exemplo o Santos, tá certo e colocar duas dos seus mundias, o SPFC, se fossem apenas 3 dos mundiais, seriam compreensíveis, mas com 5, ficou ridículo, colocar estrela por título brasileiro e paulista, é dose, o escudo do Vasco fica ridículo com 8 estrelas, será que em vez de fazer esta palhaçada, a FIFA não poderia baixar uma norma pro uso das estrelas?

    Quem sabe, limitá-las a uma pra 10 nacionais, 5 continentais ou 1 mundial
    Tem muita estrela cadente por aí.

    Essa é uma discussão antiga mesmo, Denílson. E acho que a Fifa não vai meter a mão nessa cumbuca. Já imaginou uma discussão do comitê executoivo da Fifa sobre isso? Quem poderia regulamentar seria a CBF. Aliás, o problema maior é no Brasil mesmo.

  7. fabio lins said

    Tomara que pelo menos as camisas vendidas ao torcedor possam ter este simbolo. Mas, tenho que discordar mais uma vez… do titulo do Corinthians…..

    NÃO GANHARAM A LIBERTADORES … NÃO É CAMPEÃO MUNDIAL…. TALVEZ SEJA CAMPEÃO DA SERIE B… HAHAHAH

    Caro Fábio, você pode rir o quanto quiser, mas o fato é que a Fifa reconhece esse título do Corinthians e não reconhece outros.

  8. Lucas Camargo said

    Em relação ao comentário anterior…Eu sei que ela não reconhece…mas não deveria dizer alguma coisa? Não lhe parece injusto não dizer nada? Não lhe parece injusto não reconhecer? Não é uma questão de burocracia e sim de qualidade!

    Não acho, não, Lucas. Não acho nem justo, nem injusto. É uma questão de liberdade de escolha. Além disso, é claro que a Fifa quer valorizar o que é seu. A Fifa não é uma organização boa praça. Quando se fala de poder, com ela não tem fair-play. Por tudo isso, acho que a palavra da Fifa tem peso, mas o Zé Bexiga não é o papa, muito menos Deus, para esses assuntos.

  9. Rica said

    Falando em Milan dêem uma olhada nos site oficial e vejam se a foto do Pato para a campanha da Dolce & Gabbana não parece uma montagem?

    Ainda não vi, Rica, mas nas fotos das agências que eu vi, não parecia. Aliás, fiquei impressionado como o garoto fica bem de paletó. Ele ainda tem um pouco a cara de cachorro que caiu da mudança, mas tem estilo. Tomara que esse mundo fashion não lhe suba à cabeça. De todo modo, ele tem no Kaká uma boa referência (exceto para assuntos religiosos, mas imploro, pelo amor de Deus, que ninguém reabra essa discussão).

  10. Denilson Martins, percebe-se que você não conhece a história do São Paulo e o porque das cinco estrelas. Pena.

    Marcelo, usei scudetto de forma genérica, no sentido de um símbolo por uma conquista ou uma série delas.

    O que eu gostei nessa iniciativa da vecchia signora – sim, vecchia signora é a própria Dona FIFA – é que o símbolo vai agregar valor no imaginário do torcedor comum.
    Um dos problemas da FIFA é pouca importância que clubes e torcedores europeus dão ao Mundial.
    Pode ser que dê errado e os caras continuem a não valorizar o Mundial de Clubes, mas pode dar certo e – não ao ponto de fazê-los sonhar com esse título como nosotros – despertar maior conhecimento e interesse, nessa ordem.

    Tem razão, Emerson, concordo contigo.

  11. JoaoBittar said

    Denilson,
    as duas estrelas ” a mais ” na camisa do SaoPaulo sao em homenagem a duas medalhas de ouro Olimpicas ganhas por AdhemarFerreiraDaSilva, que era atleta do clube na epoca.
    Naqueles tempos eram raras as medalhas Olimpicas e as de ouro
    ntao, muito raras.
    Mas eu nao gosto, como disse no comentario acima, assim como disse tb. que acho a camisa do Santos a ideal com suas duas estrelas de mundiais. Comoesclareceu o EmersonGoncalves, a decisao do SPFC sobre as estrelas
    ” a mais “, sao meio irrevogaveis.

    É isso aí, João. Salvo erro meu, depois do Adhemar vencer em 1952 e 1956, o Brasil só foi ganhar outro ouro em 1980, considerando todos os esportes.

  12. Lucas Camargo said

    Acho que vc continua sem entender… O negócio da FIFA é futebol…E se é futebol, tem que ser BOM futebol….(Ou não?) E se é bom futebol, tem que priorizar a qualidade……Ou não?

    Com um argumento tão genérico como esse, cada time poderá dizer que tem 200 títulos mundiais, Lucas. Além disso essa é uma questão infindável, porque os argumentos são montados em função da conclusão a que se quer chegar e não o contrário. Além disso, pode-se ver essa questão de um monte de maneiras (só para dar um exemplo, quando a Mundial mudou-se para Tóquio, muitos jornais e jornalistas se recusaram por um tempo a considerar que se tratava da mesma competição e que só o formato antigo merecia ser chamado de Mundial). Se aceita uma sugestão, esqueça. Isso é uma caixa de pandora. A Fifa foi prudente (não discuto a justiça) ao tomar a decisão que tomou. Mas certamente a razão não foi essa, foi a tentativa de valorizar o seu prórprio Mundial. Como se pode ver com a criação do emblema.

  13. Emerson Figueiredo said

    Intercontinental é Intercontinental. Mundial é Mundial. É claro, cristalino. O mundo tem quatro campeões: Corinthians, São Paulo, Internacional e Milan. Parem de chorar!

  14. Lucas Camargo said

    Realmente…

    Antes, quando os times da Africa e da Asia – que já eram tão ou mais fortes que os times da Europa e A. do Sul! – não participavam, o torneio era apenas Intercontinental. Agora, quando Africa e Asia já participam – e de forma tão positiva e impactante! – temos o Mundial….hehehehe

    SRN

    P.S. Não falta a Oceania?

  15. Emerson Figueiredo said

    O seu problema não é de futebol. É de geografia. O mundo é o mundo, meu caro. Graças aos grandes navegadores, e ao desbravador Marco Polo, os horizontes ficaram um pouco mais largos no mundo atual. Para ser Mundial, tem que ter representantes de todos os continentes. Pelo visto, vc deve defender que a Copa do Mundo só tenha sul-americanos e europeus.
    Além disso, o órgão que disciplina o futebol mundial é a Fifa. Ela não pode ser substituída a sua revelia por uma fábrica de carros.

  16. Lucas Camargo said

    Prezado Emerson

    Desculpe se não me fiz entender. Apenas sugeri que, no seculo passado, os times de Africa e Asia não teriam qq impacto numa competição mundial. Assim, não havia pq incluí-los.

    Hoje, é até possível que tais times já possam fazer um “bonito” de vez em quando, pois os seus jogadores já adquriram experiência internacional, jogando em times da Europa. Mesmo assim, as últimas experiências não foram muito boas, não é?

    Acredito que a inclusão dos africanos e asiáticos , mantendo-se as devidas proporções, é mais ou menos como o que se fez no Campeonato Carioca atual. São 16 times, dos quais apenas uns 6 (incluindo-se os 4 grandes) tem chances de competir (não estou falando de ganhar!). A inclusão desses times nanicos melhora o campeonato ?

    Só para ilustrar o meu ponto, será que você poderia dar os nomes dos times que participaram do ultimo campeonato? É claro que vc sabe do Milan e do Boca…mas e os outros??? Vc consegue dar os nomes? Não?

    Então la vai…Etoile Sportive du Sahel, Pachuca, Sepahan, Urawa Red Diamonds e Waitakere United. É claro que não vou perguntar de que países eles são…Aí, já seria sacanagem..

    SRN

  17. Emerson Figueiredo said

    Eu teria que pesquisar. Mas sempre defendi (mesmo antes do Mundial de 2000 no Brasil) que o jogo do Japão deveria ser considerado um Intercontinental. Não podemos aceitar nas copas representantes da Ásia, África, Oceania, América Central, e ignorar seus clubes nos mundiais. O torneio, além disso, sempre teve caráter amistoso e, nos últimos anos, era uma iniciativa de uma montadora de veículos. Com a entrada da Fifa, a Europa passou a levá-lo mais a sério e ele ganhou representatividade.

  18. Lucas Camargo said

    Não precisa pesquisar não!!! Eu só estou tentando mostrar que os times das outras confederações são irrelevantes!

    Ser “justo” com os times da CONCACAF, da Africa e da Oceania não vai torná-los melhores no curto prazo….Esse é um processo lento!

    O fato de ter sido uma montadora de automóveis quem percebeu o interesse que a tal partida teria, não diminui em nada a tal taça!!!

    Mais ainda, lembre-se que esse campeonato “intercotinental” como vc o chama, existe desde 1960!!!!……….Antes de muitos de nós termos nascido!!! ………..Em outras palavras, tinha já alguma TRADIÇÃO! Não era uma tacinha promovida por uma “empresinha” tentando se promover as custas do futebol…Note bem!!! O primeiro campeão foi, não mais, não menos…o REAL MADRID……..Não é pouca m….!!! (Desculpe Marcelo!!)

    Acho que não podemos tergiversar quando o assunto é qualidade no futebol…Futebol é uma MERITOCRACIA… não uma democracia!

    SRN

  19. Flávio Machado said

    O brabo é aguentar o Corintians neste clube seleto. Ganhar campeonato pra eles só assim, sem ganhar a Libertadores e da quele jeito do brasileirão de 2005…estão no seu devido lugar atualmente!
    Deve ser muito brabo ser gremista e acordar um dia e descobrir que nunca foi campeão mundial…É “nada pode ser PIOR”.!!!

    Caro Flávio, seja bem-vindo ao blog,. Vejo que você escolheu um post bem antigo, do começo do blog, em dezembro. Eu te faço um convite a visitá-lo inteiro. Em pouco tempo, já há uma pequena comunidade em torno dele, que enriquece os posts com muitos comentários bacanas, em torno das seis, sete notas diárias. Deixe o seu. Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: