Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

A invasão britânica

Posted by Marcelo Damato em sexta-feira, 8 fevereiro 2008

Houve uma época em que a Grã-Bretanha dominava grande parte do mundo, direta, por meio de colônias em países como Índia, África do Sul, Estados Unidos (não todos simultaneamente) ou indiretamente, controlando impérios coloniais, como Portugal.

Agora Premiere League está tentando esticar seus tentáculos, como fazem outras ligas nacionais de esporte, notadamente as ligas americanas. Quer realizar parte de seus jogos fora de seu território. Sua idéia é que cada time faça uma partida fora do país.

Mal foi anunciada, a idéia está sendo torpedeada de todo lado, inclusive pelos técnicos e jogadores dos times ingleses. De qualquer forma, precisa da autorização da Fifa, que ainda nem tem idéia se isso fere algum regulamento.

O assunto vai render nas próximas semanas.

9 Respostas to “A invasão britânica”

  1. Rica said

    A Premiere League é a que chega mais perto das Ligas Esportivas Americans na questão de marketing e no fortalecimento do campeonato, todos times com estádios cheios e premiações de acordo com o desempenho da equipe.

    Tem razão, Rica, por que o Clube dos 13 não uma consultoria desses caras?

  2. O esporte americano pode ser um sucesso danado, mas tenho tamanha aversão de sua organização (ligas e mais ligas para um mesmo esporte, campeonatos sem rebaixamento, etc), que só este passo dado para próximo de seus ideais já foi o suficiente pra me arrepiar.

    Que passe longe e seja vetado mesmo. Não só pelo “neocolonialismo” , mas pelo bem do próprio esporte – que não se reduz a marketing e lucros.

  3. Lucas Camargo said

    Pode ser bom em termos de $$$$$ ….

    Afinal, até o ano passado o Flamengo preferia jogar longe da sua torcida carioca…(Parece que finalmente o KL entendeu o que isso significa a longo prazo!).

    Até hoje o Ricardo Teixeira prefere fazer os jogos da seleção dele na Inglaterra….Chic, não é?

    O Real Madrid faz a pré-temporada na China ou Japão (?)….

    Quando será que o grande Spfc vai começar a fazer sua pré-temporada em Pacaraí??? (me desculpem os saopaulinos, mas não resisti!)

    A “globalização” do futebol deve ser encarada com cuidado…Pode dar $$$ a curto prazo, mas pode acabar com o torcedor que nós conhecemos….E aí….

    É Ypacaraí, Lucas, mas fora isso você tem razão. O que sustenta o futebol é o torcedor da cidade, que faz com que o clube ganhe grande cobertura local e daí nacional. Veja o Flamengo. Tem uma torcida muito maior do que a da Lusa em São Paulo, mas recebe uma cobertura muito menor. Por quê? Porque os rubro-negros de São Paulo são desenraízados, não conseguem se firmar como um grupo. E isso acontece porque o clube está longe deles. Já os portugueses são poucos, mas são influentes, pois quase todos são da classe A: donos de padarias, de postos de gasolinas, de imobiliárias e também jornalistas, médicos, políticos, advogados…

  4. Renato said

    Eu acho que tem que crescer mesmo. Problema dos outros que pensam pequeno.

    Essa é a visão da livre iniciativa e da meritocracia, Renato. É difícil contra-argumentar contra ela. É a velha discussão de qual deve ser o papel no Estado na vida das pessoas. O Estado no caso chama-se Fifa.

  5. Renato said

    Todos os times deveriam ter torcidas que cobrasse seus dirigentes, não só aqueles que apóiam em qualquer situação, permitindo que os dirigentes venda bons jogadores e montem times mediocres como temos no Brasil.

    É isso mesmo, Renato. No dia em que as torcidas cobrarem mais os cartolas, exigindo mais competência e transparência, não precisarão vaiar tantos seus jogadores, porque os clubes terão jogadores melhores. É por isso que eu digo que a posição em que o clube sempre precisa de um craque é na presidência. Se ele for um perna-de-pau, trambiqueiro ou chinelinho, fodeu. E não são poucos os que são as três coisas juntos.

  6. Lucas Camargo said

    Vc está certo…Mas tirou a graça….Isso é o que alguns chamam de um s…rt ass….hehehehe

  7. Lucas Camargo said

    Desculpe…Nao quis te chamar de um smart ass….mas acabei chamando…hehehehe
    Abs.

  8. Renato said

    E que os dirigentes aproveitam da paixão dos torcedores para fazer os mesmos de “tontos”, ai tem hora que irrita, por que eu também sou torcedor.

    Exatamente, Renato. Cabe aos torcedores não deixarem. O caso da propaganda da Suvinil nas mangas da camisa do Palmeiras mostra o quanto vale uma pressão bem feita,

  9. A princípio achei a idéia atraente.

    Depois, matutei bastante a respeito, desembocando justamente no limite entre Liberdade plena x Regras de convivência, no caso, disputas, e cheguei à conclusão que não é correto, não seria correto a Premier League realizar rodadas ou jogos de seu campeonato em outro país.

    Há que se manter um mínimo de vínculos com a origem, e nesse ponto concordo com a proposta Blatter do 6+5 (comentei a respeito no blog), que tem toda razão de ser, quando vemos grandes equipes com apenas dois ou três ou mesmo nenhum nativo em suas fileiras.

    Sou contra o excesso de jogos de seleções justamente para preservar o encanto e o carisma que as seleções já tiveram e hoje perderam. Isso dá vida ao esporte, faz com que não seja um espetáculo circense e sim uma disputa.

    Então, nem que seja por simples coerência, sou contra jogos em outros países. Assim como sou contra o excesso de jogos de seleções e sou a favor do 6+5.

    Está registrado, Emerson. Também não me agrada muito ver um campeonato sendo disputado em outro país.Talvez a Premier League pudesse promover amistosos e não partidas oficiais no exterior. Sobre a regra do 6+5, em princípio, sou contra. Acho que não será aprovadae mesmo que seja, teria que ser implantada bem aos poucos. Uma medida assim provocará conseqüências muito graves no mundo todo, como a redução das receitas e dos salários no futebol brasileiro, pois haveria uma repentina sobra de atletas qualificados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: