Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

O postulado de Muricy

Posted by Marcelo Damato em sexta-feira, 8 fevereiro 2008

Muricy afirmou ontem que Adriano não é craque, mas um goleador.

Logo surgiram muitas teorias, como a de que ele estaria tentando retirar das costas de Adriano a responsabilidade de carregar o time todo nesta hora ruim.

Mas acho que Muricy foi sincero. Na minha opinião, Adriano não é mesmo craque. Como é um excelente goleador – em seus melhores momentos – ganhou. com mérito, status normalmente reservado a craques.

Mas não está no nível de Reinaldo, Careca, Romário e Ronaldo.

22 Respostas to “O postulado de Muricy”

  1. Muricy disse o óbvio, pelo menos para quem viu Careca e Reinaldo, por exemplo.

    Serginho nunca foi chamado a sério de craque, mas foi um baita goleador, um grande goleador. Dos centroavantes que vi no São Paulo, desde os tempos de Téia, Babá, o grande Toninho Guerreiro, até Luiz Fabiano e França, Serginho é o meu preferido. Sim, prefiro ele a Careca, por incrível que pareça, embora este tenha sido um craque na acepção da palavra.

    Adriano é como Serginho, um goleador.
    Tem muita técnica, excelente porte físico e habilidade em bom grau. Em forma, é um artilheiro emérito, titular absoluto de qualquer time, qualquer seleção, mas jamais será um craque.

    Mas como essa palavra hoje se aplica a qualquer moleque com 15 minutos de fama e meia dúzia ou menos de gols no youtube…

    Muricy, pra variar, está correto em sua avaliação e intervenção.

  2. JoaoBittar said

    O Adriano estah se recuperando no SaoPaulo ou vai recuperar o SaoPaulo? Vai saber…
    O Muricy e a dadiva divina ( leia-se Moratti-Inter ) tornaram o time, ultimo campeao brasileiro, um mero Adriano-dependente.
    A droga, digo, o emprestimo, termina em agosto e crise de abstinencia jah comecou.
    Mas, por sorte, domingo tem classico*.
    O pior ( enfrentar times “pequenos” ) ja passou…

    *perder ou ganhar eh “normal”

  3. Maurício Souza said

    Concordo com o Muricy: ele é goleador, mas não craque. Se bem que ultimamente, nem goleador ele está sendo… tá muito preso em campo, muito pesado!

  4. Maurício, o Adriano marcou 5 gols em 7 jogos. Isso é pouco?

    E ele está longe de estar parado em campo ou pesadão, tem se movimentado – mais do que deveria, até -, voltando para buscar a bola.

    O único problema com ele e com o São Paulo é o altíssimo nível de expectativas prematuras e cobranças.

  5. Ops, oficialmente 4 gols em 7 jogos. Bom, também.

  6. Maurício Souza said

    Até aí o Otacílio Neto tem 7 gols. Dá pra falar que ele é goleador? Quando falo que o Adriano está parado me refiro às partidas que assisti: Contra o Ituano e contra a Ponte (essa eu fui no estádio, moro em Campinas). Contra o Ituano, o Adriano perdeu uma porrada de gols que não perderia a uns anos atrás; contra a macaca, colocaram um marcador em cima dele o tempo inteiro (vide Adriano em Valdívia, em Santos x Palmeiras). E ele passou em branco.

  7. Onofri said

    Concordo. O Adriano é um excelente jogador, não craque. Aliás, quem é craque hoje jogando em nossas terras?
    Não vale jogador do Glorioso Praiano… eh eh eh

  8. O único craque em ação no futebol brasileiro é o Rogério Ceni.
    Não há outro, infelizmente.

  9. Rhay said

    Muricy foi perfeito ao separar craque,goleador e bom jogador

  10. Nunca foi mesmo. Eu mesmo nunca o achei nada de mais. Mesmo no fla ou seleção… Mas vendo o atual nivel do futebol por aqui me rendo a ele mesmo hehe.

  11. Nelson said

    Kaká seria um craque? E há dois anos atras?

    Acho que Kaká, Nelson, é um craque sem dúvida nenhuma. Há dois anos já era, mas há cinco, não, era apenas um candidato a craque. Acho que ser craque não é uma condição de nascença, nem está ligada a uma habilidade extraordinária. Acho que ser craque é uma reunião de qualidades motoras e psicológicas, que tem um lado inato e outro desenvolvido. Por exemplo, por melhor que seja com a bola, acho que não pode haver craque burro, covarde ou sem muita vontade de vencer. Tudo isso em campo, claro.

  12. Onofri said

    Rogério Cena??? Craque?? Só se for em marketing – quá quá quá quá…

  13. Bom, ser craque em marketing já é alguma coisa.

  14. JoaoBittar said

    Onofri,
    vc. como santista, time de Pele, certamente tem um padrao de craque altissimo, e com razao. Mas para nosotros saopaulinos, RogerioCeni eh um supercraque. Recordista de jogos com a camisa do clube. Maior artilheiro entre goleiros do mundo, melhor jogador da final contra o Liverpool, onde fomos tricampeoes mundiais.
    Eu compreendo, respeito e acredito que sua opiniao, nao eh so paixao de torcedor adversario, mas aquele grupo de fanaticos na arquibancada que leva aquela faixa super-arrogante (Os outros têm goleiro, nos temos Rogerio Ceni) e os outros 99% da torcida sao-paulina, de fato, acreditam nisso ( e temos motivo, creia ). Ele eh um torcedor que joga e decide.
    Nao sei se isso eh ser craque, talvez nao seja, mas eu queria ter mais dez iguais a ele. E no seu time ? Vc. nao queria nao?

  15. Eduardo said

    Adriano está no nível do Luis Fabiano, se fossem constante por um longo período seriam craques. Apesar que eu acho o Luis Fabiano melhor que ele.
    O Luis Fabiano carregou o São Paulo nas costas por 2 anos e foi escurraçado do Morumbi, só que jogar com Ameli, Gustavo Nery, Jean, Gabriel, Regis, Rondon… é uma coisa e jogar com Ibrahimovic, Cambiasso, Figo, Ronaldo, Kaká, Robinho… é outra. O craque faz diferença onde for e o Luis Fabiano fez por onde passou, já o Adriano, fez também, mas ele sempre jogou em times bons.
    Acho que falta algo para eles serem um Careca, um Ronaldo, um Romário…

    Lembre-se, Eduardo, que o Adriano fez nome jogando pelo Parma, que era bem pior do que o São Paulo.

  16. fabio lins said

    O Adriano não é craque, mas está resolvendo. Quatro ou cinco gols em sete jogos para o atual futebol, infelizmente acaba sendo uma excelente média. Mas concordo com o colega que afirmou que o luis Fabiano é melhor que ele.

    Caro Fábio
    , seja bem-vindo ao blog. Espero que esteja gostando. Sobre o que escreveu, fazer cinco gols em sete jogos sempre foi uma marca considerável em qualquer época. Aliás, nas primeiras décadas do Campeonato Brasileiro a média de gols era muito menor do que hoje em dia, pelo menos uns 25% menos, senão mais.

  17. Lucas Camargo said

    R. Ceni é craque? Bem, para os saopaulinos é. Para alguns não saopaulinos…tb. Sem nenhuma gozação, eu acho que não. Vi um pouquinho do Fillol no Flamengo…Esse era craque! Vi o Marcos no Palmeiras…Esse é (era) craque! Vi o Tafarel na seleção. Esse era craque! Já vi o R. Ceni fazer MUITA besteira…(Que tal o ultimo jogo dele?) E pra mim, craque só pode fazer besteira 5% das vezes!

    Craque hoje, no Brasil, ……ninguém!!! Fora do Brasil….a Marta! (Aquele drible e gol que ela fez no Pan, até hj me enche os olhos!)…Tb craque é o R. Gaucho (não está bem, mas os 95% dele são mais do que os de muita gente…hehehehe). O Kaká é quase craque…Está melhor que o T. Henry, que poderia ser craque mas parece que desistiu..O Robinho? Sei não…O C. Ronaldo?…Não creio…Em suma, tem muita gente BOA e MUITO BOA, mas craque? Muito poucos!

    SRN

    O Cristiano Ronaldo é craque, Lucas, não há a menor dúvida disso. A única coisa que lhe faltava era amadurecer. Não falta mais. Porque bola esse portuga tem demais. O Figo é um grosso perto dele. Vou pôr uns vídeos dele para animar a madruga.

  18. Rica said

    O kaká há 5 anos atrás era um Trainee. É como chamamos a molecada que vem pra empresa se desenvolver profissionalmente.

    Não exagere, Rica, hehehe. Há cinco anos, ele já era campeão mundial e tinha comido a bola pelo São Paulo no ano anterior. Seis meses depois foi para o Milan.

  19. Eduardo said

    Com certeza o Parma é menor que o São Paulo, mas aquele time do Luis Fabiano e Rogério Ceni e mais 9 porcarias era dose! Mas o Parma tinha um time razoável na época, ele fazia bastante gols e ficou famoso ali, mas foi na Inter que ele ganhou a fama de craque, justamente após o gol da Copa América, após aquele gol que ele dá um drible nos zagueiros girando o corpo, naquele lance que ele dá um soco no adversário, foi depois desses acontecimentos que ele virou esse astro que é hoje, no Parma ele era um Amauri, ninguém sabia o que aconteceria.

  20. Rica said

    Me desculpa… há uns 7 anos, tá bom?

    Há sete, tá bom, Rica, hehe. Mas há sete ele só tinha 18 anos. .

  21. Anísio FC said

    O Adriano sempre foi pouco mais que médio.
    Uma Copa América o fez maior que era…
    E o que ele é, é menos que o Muricy acha.

  22. Rica said

    Pode não parecer mais sou muito fã desse garoto, ele me lembra muito Johan Cruijff só que menos tático. Lembro quando chegou ao Milan, foi logo botando o Rui Costa e o Rivaldo no banco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: