Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

De novo, Ronaldo!

Posted by Marcelo Damato em quarta-feira, 13 fevereiro 2008

Ronaldo sofreu hoje uma lesão no joelho, não no direito, pivô do drama de 2000, mas no esquerdo.

Suspeita-se que a gravidade possa ser semelhante. A lesão foi precisamente no tendão patelar.

*Foi confirmado que houve rompimento total do tendão patelar, exatamente a mesma lesão sofrida na Inter. O prazo de recuperação é de nove meses a um ano. Ronaldo fará 32 anos em setembro. A dúvida é se ele voltará a jogar*

Na Inter, ele sofreu primeiro uma lesão parcial nesse tendão do joelho direito, no final de 1999, e depois, em abril de 2000, sofreu um rompimento total. Ficou parado até meados de 2001, quando passou a ser escalado parcimoniosamente.

As coincidências não para por aí. Os dois adversários têm nomes que começam por L (Lazio e Livorno). Em ambas entrou durante a partida e se machucou com poucos minutos em campo. Desta vez foram apenas três.

Naquela época, Ronaldo tinha 24 anos e era o mais famoso jogador de futebol do mundo. Desta vez, tem 31 e luta para se manter jogando. O desafio é muito maior. Mas quem já venceu um pode vencer outro.

Vamos torcer.

* Atualização das 21h30

13 Respostas to “De novo, Ronaldo!”

  1. JoaoBittar said

    Dramatica cena.
    Ronaldo parece destinado a esses supermomentos, ou muito gloriosos ou tristemente poderosos como esse. SanSiro ficou em estado de choque.

    Nao consegui evitar de pensar nele no Reffis e substituindo o Adriano no SPFC. Enfim, com essa nossa pobreza transcendental, seria mais honesto que com o KleberLeite.
    Alias, aguarda-se pronunciamento de KL, logo apos boletim medico de Ronaldo.

  2. Fernando said

    1999 a primeira lesão, 2000 a segunda, Marcelo. Curiosamente, como daquela vez, eu estava vendo por acaso o lance.

    Obrigado, Fernando. Está corrigido. Vou pôr os dois vídeos assim que surgir o segundo.

  3. Emerson Figueiredo said

    O maior centroavante que o país teve pelo menos nos últimos 30 anos. É uma pena.

  4. Felipe Bohrer said

    Mais uma coincidência… foi no mesmo estádio, no mesmo lado do campo…

    é uma tristeza… uma coisa meio que nem o Guga ontem… você vê que o cara tá tentando… mas o corpo não agüenta… não sei se o choro dele era de dor ou se era de desespero… Uma pena…

    Mas a primeira contusão do Ronaldo não foi em Roma, Felipe?

  5. JoaoBittar said

    Talvez seja um aviso dos ceus pra ele parar.

    Ontem e hoje foram dois dias melancolicos para o esporte brasileiro . A despedida de Guga, nosso mais alto-astral campeao de todos os tempos, que poderia ser alguma coisa menos infeliz e triste por meu gosto e essa cena do maior centroavante dos ultimos 30 anos, como bem disse EmersonFigueiredo, saindo de maca e chorando como crianca que sofre muito.

  6. pamortera said

    Nas outras lesões Ronaldo estava començando e queria provar a todos que estavam errados sobre o fim dele.
    O problema é que se essa lesão for séria como as outras ele não tem mias humor nem idade para superações!

  7. Saulo said

    Marcelo, será que os atalhos que Ronaldinho passou na sua preparação física-atlética assim que chegou ao Barcelona (ou ao PSV) não está provocando essas sucessivas contusões ? Ou será poderes de forças ocultas ?

    Eu acredito sempre no mais simples, Saulo. Ronaldo foi bombado demais no PSV. Se foi dopado, não dá para afirmar. Mas o menino esguio do Cruzeiro já se transformou num tanque antes mesmo de chegar ao Barcelona. Eu estava com a seleção olímpica em 1996, quando a equipe foi para Atenas. Ele chegou ainda se recuperando de uma lesão – no joelho. Na Copa de 1998, também jogou com dores fortes – nos joelhos. Depois veio o que todos viram. Ronaldo tem os músculos de um super-homem e os joelhos de um homem. Não têm como agüentar. E, com o peso ganho com o passar dos anos, a pressão sobre eles só foi aumentando.
    Eu acho que a Fifa deveria, com a autorização dele, requisitar todas as fichas médicas do jogador, criar uma comissão para estudar as razões disso e baixar um protocolo de treinamento. O que Ronaldo sofreu nem Judas merecia. Isso simplesmente não pode acontecer de novo. Não é que ele precisa ser operado para voltar a jogar. Precisa se recuperar para não ter problemas para andar quando ficar mais velho.

  8. Rica said

    Puxando o Gancho do Saulo…
    O Mesmo pode acontecer com o Messi, não tem uma ano que ele não saia lesionado. As intervenções físicas começaram quando ele tinha 15 anos,só como exemplo o Kaká só foi fazer um trabalho muscular mais pesado quando chegou ao Milan.

    Acho que não, Rica. O trabalho muscular do Kaká foi no São Paulo mesmo. Uma vez um amigo dele me disse que ele acha o trabalho físico do Milan leve demais. Disse que o Cafu chegou a montar uma pequena academia em casa porque quer puxar mais malhar mais do que deixam no clube. Uma coisa é certa. Já encontrei várias vezes o Kaká no CT do São Paulo nas férias do Milan indo fazer musculação. E nem o Kaká nem o Messi são monstros de fortes como o Ronaldo e o Ronaldinho. Aliás, o Messi até parece meio gordinho. Só dá para ver que é sarado sem camisa.

  9. Felipe Bohrer said

    Marcelo, Você tem toda razão foi em roma mesmo… só foi do mesmo lado do campo!

  10. O Kaká continua leve, não há aparência de excesso sobre os joelhos. Seu corpo é harmônico, ao contrário do Ronaldo.

    Não gosto do Romário, nunca gostei, mas gosto muito do Ronaldo e lamento profundamente mais essa contusão.
    Realmente, Marcelo, seria interessante uma “CPI” médica para analisar o caso Ronaldo.

    Mas, agora, a solução é ele voltar para o Brasil e fazer sua recuperação no REFFIS.
    E, claro, o mais importante nessa altura é ele ter uma boa recuperação para o resto da vida. Jogar futebol talvez não seja tão importante.

  11. Emerson Figueiredo said

    Não sou Mãe Dinah, mas posso arriscar uma previsão. Ele deve passar uma longa recuperação no Rio, em seu time de coração, o Flamengo. E lá vai voltar a jogar. Depois desta contusão, acho difícil o Ronaldo continuar em times de ponta da Europa. Por isso, acho que o Flamengo, se for esperto, vai conseguir um reforço de peso para o final deste ano ou começo do próximo.

    Pode ser, Emerson, mas pode não ser. O Ronaldo já saiu da Inter com uma tremenda fama de ingrato por ter saído deixado um clube que o bancou por mais de um ano sem jogar (contando as duas lesões) e depois por mais seis meses jogando pouco. O Milan vai fazer isso agora. Se o Ronaldo se recuperar bem, acho que ele não terá como ir embora. E se, por outro lado, ele descuidar da forma, sua ida para o Flamengo pode virar uma dor de cabeça. Ronaldo não é um jogador como Romário, que saiba jogar parado.

  12. Rubens Leme said

    Guga teria uma estátua em qualquer país do mundo. Anos atrás fizeram uma matéria na Argentina e os jogadores – Coria, Canãs e outros – disseram que o Guga foi um espelho para eles começarem, e que é ídolo para todos. Aqui é esculachado…

    Ronaldo pode se recuperar sim e talvez seja essa a chance que tem para voltar a ter prazer no futebol. A contusão é horrível porque acaba com o lado psicológico, mas talvez ele se lembre do drama que sofreu seu maior ídolo, Zico, com mais de 30 anos que quase ficou alijado do joelho.

    Essa pode ser a chance derradeira de mostrar que corre sangue nas suas veias e jogar mais uma temporada para, aí sim, encerrar a carreira.

    A idéia do Marcelo de se pedir as fichas médicas é boa, mas não ocorrerá. A Fifa sabe que isso poderia abrir vários precedentes com outros atletas e viraria uma bola de neve. E se descobrirem que Ronaldo foi dopado sem saber quando no PSV? e se descobrirem o mesmo com outros atletas? É muita caixa de marimbondo. E Ronaldo pode ser acusado de algo que não fez.

  13. Anísio FC said

    Sou um Ronaldista ferrenho.
    Ele, com uma perna só, é melhor que o Adriano (Que diga-se, também tem uma perna só. rs…), que o Afonso, Vagner Love, Luís Fabiano (Apesar da boa fase) e quetais… Só vejo um substituto à altura, Alexandre Pato.
    E, por coincidência, nos últimos dias, dois atletas que foram “recuperados” pelo fisioterapeuta da Camarilha do Luxa deram mostras visíveis que não estão recuperados.
    Por isso continuo preferindo Contra Filé….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: