Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Divirta-se – 11

Posted by Marcelo Damato em domingo, 17 fevereiro 2008

A narração do Canal 100 de um dos jogos mais mitológicos do futebol brasileiro. O jogo de “invasão” Fazia mais de dez anos que não o revia.

O que me chamou a a atenção foi a quantidade de bandeiras no estádio (e de bandeiras de vários times no lado do Corithians). Era a época em que o mundo admirava a festa das torcidas brasileiras e ninguém aqui falava (parcialmente, por ignorância, claro) do paixão dos estádios argentinos, inlgeses…

Anúncios

8 Respostas to “Divirta-se – 11”

  1. Scipião Alves said

    Invasão que não deu em nada!!! Depois desse jogo o Corinthians tomou um chocolate do Internacional. Por que vc não coloca o video daquele jogo????
    Ah… coloque tbem o gol do Basilio contra a Ponte. Acho que ninguem viu esse gol.

    Caro Scipião, seja bem-vindo ao blog. Mas por que essa raiva? Se tem alguma sugestão, faça-a. Mande o link que eu colocarei.

  2. JoaoBittar said

    Criacao do mito da Fiel, O Brasil da Otica Cariocentrista, as Camisas sem Patrocinio, o Diluvio, a Amarelada da ” Maquina” nos Penaltis. Denso.

    Quando era moleque, ia no cinema mais pra ver o Canal100 que o filme, propriamente dito. Quase virei botafoguense. A festa das arquibancadas, belissima, parecia que era soh pras cameras e soh pra quem ia ao Maracana.

    Neste filme da “invasao”, o texto da locucao eh leve mas preciso e bastante equilibrado. Me surpreendi positivamente.
    E me lembrei dos tempos que Corinthians e Humildade eram sinonimos poderosos. E vinham associados a todas as virtudes que fizeram da Fiel e do Timao uma potencia: Raca, Dedicacao,
    Paixao, Despreendimento, Solidariedade.
    Nao por acaso, em desuso na Era MSI.

    É isso aí, João, e o futebol do Canal 100 tinha algo que as câmeras da Globo não pegam: os jogadores filmados por baixo, parecendo gigantes. O slow motion (o que aconteceu com ele? antes existia nas transmissões), que dá ao jogo a graça de uma dança. Hoje é tudo cheio de vinhetas, de propaganda.

  3. Emerson Figueiredo said

    Foi a maior movimentação de massas sem motivação religiosa ou política. Foi um dos grandes momento do futebol brasileiro. Há coisas de que só o corintiano é capaz.

    Emerson, não basta ser grande e bela? Precisa ser a maior? E essa é mais uma frase condenada a ser desmamascarada. Primeiro era “a maior movimentação de massas da história”. Mas era ridículo demais então virou “a maior em tempo de paz”, igualmente idiota pois todos os anos milhões vão a Meca no Ramadã. Pelo jeito, já virou “a maior em tempo de paz, sem motivação política ou religiosa”. Aposto que, se forem checar, não será a maior nem mesmo no futebol -mas aí colocarão uma barreira de distância: “a maior com pelo menos 400 km de deslocamento” ou algo assim. Não duvido muitoe isso vai virar “a maior movimentação humana da história, em tempos de paz, sem motivação política ou religiosa, para um jogo de futebol, com uma equipe alvinegra em país do Terceiro Mundo sem transporte ferroviário numa distância superior a 400 km”. E não faz nenhuma diferença. O importante é que foi grande.

  4. Filemon said

    Marcelo,

    Maneira sutil de mostrar que a ‘máquina tricolor’ foi parada por um alvinegro, hein? rsrs

    Tudo bem, tudo bem. O Flu está longe de ser uma máquina e o Botafogo, por mais guerreiro que tenha sido, não chegou a fazer uma jornada épica quanto o Timão. Mas que dá pra deixar a ‘tricolada’ com mais dor de cabeça, isso dá.

    Eu nem tinha pensado nisso, Filemon, hahahaha. Como são as coisas… a exegese muitas vezes supera a intenção.

  5. Emerson Figueiredo said

    Disse que foi a maior movimentação sem motivação religiosa ou política. Se estiver errado, corrijo. Mas não me foram dados motivos ainda para isto.

  6. Marcelo Firmiano said

    Hoje estou pela primeira vez postando nesse blog,mas o leio todos os dias e quero fazer uma pergunta:em qual parte do video aparece bandeiras de varios outros clubes? Sds Corintianas.

    Caro Marcelo, Caro Marcelo, seja bem vindo. Espero que escreva mais vezes. No começo, no meio da torcida do Corinthians, há uma bandeira do Vasco. No final. vêem-se bandeiras do do Botafogo e do Flamengo. No estádio, havia também do Santos, do Atlético-MG, e até do Juventus. Mas essas eu vi pessoalmente. As imagens não mostraram porque estavam junto às cadeiras especiais, do mesmo lado que as câmeras.

  7. Marcelo Firmiano said

    Ah esqueci de dizer,muuiiito bom todos que gostam de futebol deveria assistir o canal 100.

  8. Samer said

    Poxa, Marcelo, agora senti uma enorme inveja (sadia…existe? rs) de você. Acompanhou, no estádio, o 2o jogo mais famoso da história do Timão. Alías, deve ter acompanhado o número 1 também, a final de 77.
    Suspeito que jamais verei jogos tão míticos como esses dois. Mas ao menos pude acompanhar a época mais vitoriosa (95-2005).
    Abraços!!

    Não, Samer, o de 1977 eu vi pela TV. Não tinha ingresso. O único jogo da final de 1977 que eu fui foi o primeiro, do gol de cara do Palhinha. Quando o Corinthians foi campeão, eu fui para a Paulista e só voltei quase na hora de ir para o cursinho. Mas, sem dúvida, é melhor ser campeão do que ser “mito”. Ainda bem que acabou aquela fase. Futebol é diversão, não pode virar fanatismo. O ônibus que saiu atrás do meu do Maracanã foi furado a bala pela torcida do Flu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: