Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Gazza preso

Posted by Marcelo Damato em quinta-feira, 21 fevereiro 2008

O ex-meia inglês Gascoigne foi detido hoje num hotel no nordeste de Londres. A cincurcunstância foi um pouco confusa. A polícia diz que foi chamada ao hotel. A gerência nega que o tenha feito e diz que não aconteceu nada que merecesse a presença da polícia. Gascoigne teria se entregado pacificamente aos policiais e não está descartado que foi ele mesmo que os chamou.

Gascoigne estava no hotel há um dia, com a família. O jogador continua tendo problemas sérios com bebida e foi detido com base numa lei que permite a custódia de pessoas com problemas mentais e de alcoolismo.

O último emprego de gascoigne foi treinar um pequeno time da região. Foi demitido sob a alegação de que esteve embriagado “antes, durante e depois, todos os treinamentos e todos os jogos”, nas palavras do presidente do clube.

Em tempo: Gascoigne tem 40 anos, menos do que Romário.

13 Respostas to “Gazza preso”

  1. hugo said

    Parece o caso do George Best, que os britânicos idolatram: diz que espalharam até cartazes com a foto dele pelos pubs, escrito “não vendam bebidas a este homem” (aliás, é dele a famosa frase “gastei quase todo o meu dinheiro com bebida, mulheres e carros velozes. O resto desperdicei”).

  2. Rubens Leme said

    Gazza foi um dos grandes jogadores dos anos 90, que poderia ter sido ainda maior não fosse os problemas extracampo.

    Ele tem graves problemas de saúde aos 40 anos, e um médico disse que viveria pouco se continuasse a beber tanto.

    Triste mesmo.

  3. Flavio said

    Gazza é maior que Beckham com a bola nos pés. Mas o vício prejudicou muito a sua carreira. Não o vejo vivendo muito, infelizmente.

    É muito maior mesmo, Flávio. E acho que, como alguns gênios da bola e das artes, parte de seu talento está de alguma forma ligada aos seus problemas.

  4. Emerson Figueiredo said

    A relação entre alcoolismo e o futebol inglês sempre foi muito forte. O Gascoigne nem chegou a jogar bem por muito tempo. Aos 22, 23 anos ele já estava em, franca decadência. É uma pena. Mas o futebol inglês, pelo menos melhorou neste aspecto. Hoje não temos mais tantos exemplos de Gascoigne, Cantona ou George Best

    O Gascoigne decaiu cedo, mas não tanto, Emerson, hehe. Na Copa de 1990, quando explodiu, Gascoigne tinha 23 anos. Ele teve um papel importante na seleção inglesa até meados dos anos 90. Fez várias partidas nas eliminatórias da Eurocopa de 1996, ano em que completou 29 anos.

  5. Mario Henrique said

    No Brasil, o alcoolismo é um dos grandes problemas de nossos ex-jogadores. Muitos lembram do futebol de Jorge Mendonça, poucos sabem que ele morreu mendigo, alcólatra, praticamente abandonado pela vida.
    Isso tem tudo a ver com a nossa cartolagem que historicamente sempre tratou jogador como gado de leite. Qual o clube que realiza algum tipo de acompanhamento ou preparação para quando o jogador for pendurar as chuteiras? O alcoolismo é uma doença cujo maior veículo é ignorância da sociedade como um todo.
    Abraços,


    Caro Mario
    , tem toda a razão. O caso do Jorge Mendonça era bem conhecido, mas crtamente deve haver dezenas de casos por aí. Os clubes e o sindicato deveriam mesmo ter um serviço para orientar ex-jogadores. A questão é que os jogadores têm vários patrões e nenhum acha que é responsabilidade sua. Mas o sindicato, que vive do dinheiro dos jogadores, deveria ter ações contra o alcoolismo e voltada para a preparação da aposentadoria.

  6. João said

    George Best é idolatrado até hoje, inclusive aparecendo em capa de disco da importante banda de rock Wedding Present. Mas o maior cachaceiro de todos é o Garrincha.

    Será, João? Acho que será impossível saber. Mas já imaginou um torneio de vira-copos entre o Garrincha, o Sócrates, o Gascoigne, o Gerd Müller, o George Best e outros?

  7. Mario Henrique said

    Maior e melhor!
    A turma do funil em si. Ele é que bebia e os marcadores ficavam tontos!

  8. hugo said

    Bela capa, por sinal:

  9. hugo said

    Aliás, essa foto é a equivalente futebolística daquela do Che (ou isso ou é a única foto que tiraram dele, haha).

  10. Rubens Leme said

    George Best também é citado na faixa-titulo ds trilha-sonota de In The Name of the Father…

    Olha, Gerd Muller montou um bar nos Estados Unidos e segundo ele bebeu o estoque todo sozinho. E Sócrates conserva até hoje um sonho secreto: ser dono do Pinguim em Ribeirão Preto. Do 1, porque o 2 é fraco…

  11. Rubens Leme said

    Do Sócrates tenho uma boa história: quando eu tinha 17 anos fui ao primeiro baile de carnaval na Recreativa. Estava lá pulando quando vejo um cara perto de mim me oferecendo uísque quente e babado: era o Magrão.

    Horas depois, vejo-o sendo arrastado pelos corredores do clube, tendo Raimar (ex-pivô da Arberisa) levantando-o de um lado e um juvenil chamado Raí do outro. Comentário de um sócio: “é esse a nossa grande esperança na Copa do México?”

  12. João said

    Inclua-se na lista o Leandro, que foi lateral-direito do Flamengo nos anos 80. Bebia todas e ainda era depressivo. Certa vez o jornalista Oldemário Toguinhó o viu no sábado à noite em um bar, totalmente trolado, na véspera do jogo Flamengo x Fluminense. No dia seguinte, domingo, Fluminense 1 x 0. Aos 45 do segundo tempo, sobra uma bola quicando na frente da área, Leandro acerta um chute no ângulo de Paulo Victor e empata a partida. Em outro episódio que se deve ao álcool, Leandro abandonou a seleção de 86 no dia de embarcar para o México. Beber é bom, mas faz mal à saúde.

  13. Mario Henrique said

    Tem uma história engraçada com o Joel Berro de Café, quando era técnico do Corinthians. Tem dois jornalistas gêmeos que certa época cobriam juntos, pelo Estadão, o futebol. Os irmãos Couto. E foram os dois a algum jogo do Corinthians e, no final, as entrevistas de vestiário.
    Diz a lenda que o Joel bateu o olho nos dois e falou: “Ué!?!?! Quatro????”

    Não podemos nos esquecer o perigo que ronda o Adriano atualmente, Carlos Alberto e outros bem novos. É nessa hora que acho que os clubes deveriam tomar atitudes…

    Hehehe, Mário, essa foi boa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: