Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

O mecenas do Carnaval

Posted by Marcelo Damato em terça-feira, 26 fevereiro 2008

A revelação de que Vanderlei Luxemburgo apóia financeiramente o Carnaval da Torcida Jovem do Santos é mais um pepino para o homem que diz ser uma pessoa ética.

E seu assessor, Luiz Lombardi, na tentativa de aliviar para o chefe, encrencou-o ainda mais, ao dizer que ele já contribuiu para a Mancha Verde e Gaviões da Fiel.

Com a revelação fica claro o que Leão quis dizer que se sabe “quando o protesto vem do coração e quando vem do bolso”. Os diretores da Torcida Jovem negam que uma coisa tenha a ver com a outra, sabem “separar as coisas”.

Mas, como em tantos casos, quando uma coisa é feita sem transparência, quando ela vem a público, fica mais difícil mostrar que não existe má intenção.

24 Respostas to “O mecenas do Carnaval”

  1. gonz said

    e da-lhe luxa!
    deus queira q nunca vá para o são paulo…

    Acho que Deus não se mete nessa questão, Gonz. Sugiro que reze para o Juvenal, hehe

  2. Onofri said

    Nunca na história desse país se conheceu técnico tão ético e honesto.
    Bom, agora as outras uniformizadas vão negar e blá blá blá…
    O fato é o “homem que não nasceu para perder” quer agradar a gregos, troianos, espartanos e quem mais vier…

    É isso aí, Onofri, e depois não sabe por que desagrada a tantos.

  3. Emerson Figueiredo said

    Vou dar novamente uma de advogado do diabo. Dar dinheiro às uniformizadas tem certamente a finalidade de ser aliviado nas críticas. Mas não vi nada que altere resultados ou que gere suspeita sobre a licitude do futebol. Existe no mundo privado o hábito de se presentear clientes, outras empresas e executivos para manter boas relações. Pegar apenas no Luxemburgo pode parecer birra. Este tema deveria suscitar uma discussão não personalizada. Ele é o único a agradar torcidas organizadas? Dar presente ou ajuda financeira é diferente de fazer substituições pedidas pelas arquibancadas para não ser chamado de burro?

    É diferente, sim, Emerson. Uma coisa é ser demagógico. Outra é dar dinheiro a quem pode te criticar ou elogiar. E você sabe que os maiores formadores de opinião de uma torcida são as torcidas organizadas. Nesse caso, o papel que a organizada exerce não é muito do diferente de um comentarista de TV.
    Se o Luxemburgo é o único fazer agrados para organizadas, eu imagino que não. Mas pelo menos é o único que tem um assessor que faz uma burrada dessas: entrega o chefe achando que o está defendendo, hehehe. Falando sério, volta-se sempre à mesma questão. Não é porque tem um monte de gente cometendo um certo tipo de delito que não se deve punir alguém que é preso por isso. A polícia, a imprensa, descobrem os casos que conseguem, não os que querem. Se eu fosse presidente do TJD, eu estudaria o caso para ver se é possível processar Luxemburgo por duas coisas. Dar dinheiro a organizada e por fazer isso de forma escondida.

  4. hugo said

    Hehehe… Olha, depois dessa, tenho que dizer: entendendo-se o senso de humor do Leão, torcer para o Santos fica muito mais fácil… “Turma do Carnaval”! Sensacional essa, hein? Parecia que era só um apelido sem imaginação, um improviso bobo em cima da “Turma do Amendoim”, mas era uma bela de uma dica… Justamente quando a gente não entende é que eles estão querendo dizer alguma coisa…

    Muito boa mesmo, Hugo. Como os dois não se bicam, é bom ficarmos bem atentos a seus comentários.

  5. mh said

    Ele é muito pior que o Macunaíma!
    Tão brasileiro, esse mulato inzoneiro.

  6. Rubens Leme said

    Se fosse possível, arranjava uma maneira de bani-lo do futebol.

    Calma, Rubens. Bani-lo do futebol é uma atitude muito radical. E acho difícil alguém encontrar uma maneira disso acontecer.

  7. mh said

    Rubens, boa idéia.
    Vamos fazer a cabeça para sair candidato a deputado?
    No Uruguai!!!

  8. Maurício said

    Na verdade esta é uma forma explícita de comprar, quem pode ser seu inimigo amanhã. No Santos então é muito pior, pois os sócios do clube participam do processo eleitoral e quem não garante, que os dirigentes da organizada, não sejam sócios do clube.

  9. Rica said

    Depois não reclama né professor Vandirlei…

  10. Anísio FC said

    Isso é parecido com ter convocado Edmundo pra seleção depois de ter pedido 400 mil emprestados pro cara.
    Luxa não cansa de se superar nas miudezas e, principalmente, nas “graudezas”.

  11. Emerson Figueiredo said

    Como tipificar este crime? Tenho dúvidas sobre a ilegalidade do ato. Você pode ver imoralidade, mas não sei se configura um crime. Não concordo também com a idéia de que, se todos fazem, não pode haver punição individual. E não sugeri isto. Eu proponho que se discuta este tipo de relacionamento com a torcida. Acho que vcs estão forçando um pouco a barra, insinuando até que o torcedor pode ser sócio, pode ter o voto sugestionado, pode dirigir uma eleição, pode…..

  12. Emerson Figueiredo said

    Boa parte dos clubes dá dinheiro, ingressos ou apoio de logística a suas torcidas. Principalmente, em jogos decisivos fora de casa. É crime também?

  13. mh said

    Não vejo nem pela questão penal, e, sim, pela ética. Por um lado, o Luxa faz o que quiser com o dinheiro dele (desde que a Receita Federal não tome conhecimento).
    Só que o cara é muito ridículo. O mundo percebe armações e rolos em tudo o que ele faz.
    Ele jogar pôquer com empresários de jogadores que atuam sob seu comando, em rodas que giram centenas de milhares de reais a cada noite. É crime? Ou é antiético?
    É simplesmente o Luxa!

  14. gonz said

    eu to com medo do juvenal…

  15. Rica said

    gonz, faça que nem a velhinha da Sadia:
    “Nem a pau Juvenal”

  16. Scipião Alves said

    notícia 1 = O Luxemburgo ……..
    notícia 2 = O Luxemburgo ……..
    notícia 3 = O Luxemburgo ……..

    Acho que já tá na hora de mudança de assunto. Já deu.

    Fique tranquilo, Scipião Alves. Foi um caso excepcional, já que Luxemburgo esteve envolvido em várias histórias nos últimos dias.

  17. Anísio FC said

    E deixar o cara sossegado?
    Na grande mídia já tem lambição demais pra ele, deixar tomar umas porradas ao menos por aqui…
    Aposto que se fizesse realmente algo de bom, o Damato noticiaria, acho difícil que ocorra, mas…

  18. Rubens Leme said

    Olha Marcelo, sei que banir é impossível, mas seria bom que o meio fizesse uma greve anti-Luxemburgo. Vc viu que o irmão do Oswaldo Oliveira foi demitido do cargo de treinador do Joinville e parece que Luxemburgo meteu o dedo nisso?

    Luxemburgo tem processo contra o Bar do Elias, quase foi pra cadeia na CPI, já foi acusado de ter desmanche de carros etc etc.. Perto dele, Romário, Marcelinho Carioca e Edmundo, juntos, são principiantes.

    Para que deixar um homem desse ainda trabalhar? O ideal seria queimá-lo e ele que pegasse um avião pro exterior para arranjar um trouxa que o contrate.

  19. Rubens Leme said

    Scipião, vou deixar um exemplo, em minha opinião, do que é matéria anti-Luxemburgo. Está no site do Estadão e foi retirado do JT que irá amanhã às bancas…

    Luxemburgo tenta superar ‘trauma’ na Copa do Brasil

    Em 10 participações na Copa do Brasil como treinador, ele conquistou o título apenas uma vez: em 2003

    A linha fina matou o título! Ora bolas, se o cara ganhou uma vez não há mais traumas, ele já venceu! O que há são seguidos insucessos, mas trauma não!

    Esse é o tipo de matéria que detesto. É mentirosa e tendenciosa. Mandei um email pro editor, pro pseudojornalista e pra redação do jornal.

  20. mh said

    Concordo com o Rubens!
    Abaixo Luxemburgo, o símbolo da picaretagem que se dá bem!

  21. JoaoBittar said

    Um dia, tempos atras, nao sei se a midia era pior ou mais preguicosa e desinteressada, imagina o Luxemburgo um cara
    discreto, apesar das camisas havaianas ridiculas que justificaram o apelido de Madureira (com todo o respeito ao tradicional e fidalgo suburbio carioca), e silencioso ( nao haviam microfones no campo tambem) e um pouco misterioso , cuja principal caracteristica era fazer times espetaculares e vencedores.
    Em algum momento, acho que na companhia de RT na Selecao, ele virou o fio e se tornou esse falastrao com sindrome de “iluminado” que, fora um brilho excedente do seu antes vasto repertorio de genialidades, quand esteve no Cruzeiro, se tornou um tecnico comum ou pelo menos comparavel a maioria dos times de ponta, sem perder e ao contrario aumentando,
    seu prontuario etico-policial.
    Mesmo sendo ingenuo suficiente como a “Velhinha de Taubateh” pra achar que era uma doacao desinteressada, nao consigo atinar qual proposito uma pessoa pode ter ao colaborar com organizacoes criminosas como sao as principais torcidas organizadas dos grandes clubes brasileiros, sem excecao.
    Nem eu nem a Velhinha consiguimos engolir.

    ,
    Como sao passionais os palmeirenses. Eu aprecio muito isso.
    Aqui temos dois exemplos de palmeirenses tipicos e apaixonados
    O Scipiao e o Rubens nao discordam profundamente, longe disso, mas um reclama que se fala muito do Luxa ( com razao ) e o outro quer linchar o cara em Praca publica ( tambem com razao ).
    Ambos com o coracao e a cabeca no Verdao. Que coisa bonita!!
    E o mh ( o mesmo Mario Henrique? ) tah inspiradissimo.
    Muito bons os comentarios.

  22. JoaoBittar said

    pensando bem,
    Acho que foi quando o Luxemburgo comecou a beijar o Ricardo Teixeira…

  23. Scipião Alves said

    João Bittar: Já disse que não gosto do Luxa. O que me irrita é que, antes de vir pro Palmeiras, a mídia o considerava o melhor… é o bom …. está acima de todos, etc, etc.
    Bastou pisar no Palmeiras, virou o disco…. é bandido…ameaçou o bandeira… deu dinheiro pra torcida… o seu salario e muito alto… tem que tomar 120 dias…uma vez a manicure….

  24. Rubens Leme said

    Bom Scipião, nesse caso sou coerente: nunca gostei do Luxemburgo, especialmente depois que entrei no jornalismo e tive o desprazer de conviver com ele algumas vezes.

    Digo e repito: por mim o técnico do Palmeiras seria Mano Menezes ou Abel Braga. Mas veio o Luxa… se, ao menos, se o Palmeiras estivesse bem, vá lá, mas ele mesmo admitiu que o time não está jogando nada.

    É pra fazer essas bobagens que ele ganha 500 mil por mês?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: