Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Nasce um novo Corinthians

Posted by Marcelo Damato em quarta-feira, 27 fevereiro 2008

O Corinthians começa nesta quinta-feira (28) * a mudar de fato. Começa a ser votada a proposta de alteração estatutária, que vai mudar a forma como os conselheiros são eleitos e a própria composição do conselho. O mesmo vale para o mandato presidencial. Essa mudança vai impedir, ou pelo menos dificultar muito, que novos Dualibs apareçam.

A votação começará pelo Cori, um conselho de caráter consultivo. A eleição pelo Conselho Deliberativo será no mês que vem.*

Atualmente, o Corinthians tem 400 conselheiros, dos quais 200 vitalícios, 100 biônicos e 100 eleitos. O mandato é de quatro anos. O mandato do presidente é de três anos e pode se reeleger indefinidamente. Na eleição, a chapa mais votada faz todos os conselheiros, não importando se recebeu 50,00001% dos votos, ou até menos se houver mais de duas chapas na disputa.

A proposta mantém o mandato presidencial em três anos*, mas proíbe a reeleição – exceto a de Sánchez, que exerce um mandato-tampão.

No Conselho, as mudanças serão muito maiores. Os mandatos serão reduzidos para três anos. Acabam os biônicos. O número de eleitos sobe para 200. As vagas dos vitalícios serão reduzidas a cem, à medida que os conselheiros forem renunciando ou morrendo. Até lá não haverá promoção de conselheiros.

Quando houver, os vitalícios não mais serão indicados pelo presidente, mas poderão disputar livremente dentro das regras para a candidatura.

E nas eleições para conselheiros, a distribuição das cadeiras será proporcional à votação de cada chapa.

Muitas das medidas já vigoram há muito tempo em outros clubes. Mas a supremacia dos conselheiros eleitos sobre os vitalícios e, principalmente, a proibição da reeleição do presidente são raras ou inéditas.

Mas o principal ponto em discussão, o principal avanço, a eleição direta para presidente, ainda é uma dúvida.

Flamengo e Santos já fazem isso há muito tempo e nunca esses clubes foram abocanhados por manipuladores de votos, o temor dos favoráveis à eleição indireta.

* acréscimo/correção

12 Respostas to “Nasce um novo Corinthians”

  1. Rubens Leme said

    No papel, excelente. Vamos ver na prática.

  2. Scipião Alves said

    O problema não é o papel. São as pessoas, começando do presidente. Também, esperar o quê do fundador da torcida Pavilhão 9.

  3. mh said

    Boa. E vamos propor também a mudança de nome do Parque São Jorge para Parque São Tomé!
    Abraços,
    mh

  4. Gustavo Oliveira said

    Eu só não concordo com o tal do conselho vitálicio. Pra que isso? Vitalício é tempo demais… Pra mim tinham que ser todos eleitos, com eleições proporcionais.

  5. Domingos Neto said

    você está mal informado , hj não tem votação nenhuma , apenas o CORI vai analizar as propostas (encher lingüiça ) para depois ir para o Conselho deliberativo que tem o poder de voto e decisão . Ai ainda tem a assembléia geral de sócios que aceita ou não a proposta ganha no conselho .

    e detalhe , a reunião do CORI será amanhã , após isso ainda depende da boa vontade do presidente do conselho , Sr Senger , de marcar a data da reunião do CD para discutir o assunto .

    Domingos Neto

    Movimento Fora Dualib “em Prol do Grande Corinthians ”

    Caro Domingos, seja bem-vindo ao blog. Espero que escreva mais vezes. Sobre o que afirmou, de fato não escrevi que a proposta passa hoje pelo Cori. Foi um lapso, mas que nada muda do que eu disse. O primeiro passo para a aprovação do estatuto é hoje mesmo. O Cori não é para encher lingüiça. O Cori é uma instituição muito importante no Corinthians. Corresponde, no Congresso, à Comissão de Constituição e Justiça. Suas decisões são um importante parâmetro para orientar o voto dos conselheiros. Desculpe dizer dessa forma, mas pensar que um conselho de caráter consultivo é inútil significa desconhecer não só a história do Corinthians, como a própria história da democracia. A maioria das instituições democráticas do mundo possuem órgãos semelhantes. Grande abraço e escreva sempre.

  6. Emerson Figueiredo said

    Mais um avanço recente do Corinthians. Espero que esta temporada de mudança consiga completar seu trabalho.

  7. Clayton said

    O Conselho corintiano aprovou a nefasta parceria com a MSI. O CORI avalizou ou “vetou”, naquela ocasião?

  8. Donato said

    Marcelo,
    A reunião do CORI que analisará os 2 modelos de estatuto propostos ocorrerá amanhã, não hoje.

    Obrigado, Donato, pelo alerta. Foi um lapso. Já está corrigido. Escreva mais.

  9. Domingos Neto said

    Damato ,

    Na teoria , é democratico e importante o Cori e nisso eu não discordo de vc , mas na prática em se tratando de Corinthians não é bem assim ,pode ser bom como pode ser ruim para o processo de reforma do estatuto , existem muitos jogos de interesses nessa reforma . E o conselho do Corinthians é sujo e nebuloso .

    Aproveitando o espaço , vou lhe fazer uma pergunta :

    Você é a favor das eleições diretas (voto do associado ) para presidente do clube ?

    Abraço

    Domingos Neto

  10. Donato said

    Aproveitando o assunto, neste link ( http://www.foradualib.com.br/tvmovimento.htm )você encontrará vídeos elaborados pelo Movimento Fora Dualib – Em Prol do Grande Corinthians com opiniões de alguns conselheiros sobre qual dos modellos de estatuto deve ser o escolhido: o com eleição direta ou o com eleição indireta. Para quem tiver interesse os modelos de estatuto propostos estão no site do Corinthians ( http://www.corinthians.com.br/2008/clube/default.asp?categoria=Reforma%20do%20Estatuto )

    Obrigado pela informação, Donato. Vou dar uma olhada. E recomendo a todos.

  11. Felipe Ezabella said

    Caro Marcelo, mais uma vez parabéns e obrigado por divulgar esse importante avanço do Corinthians com sua reforma estatutária. Poucos se interessam sobre esse tema que, ao meu ver, é um dos principais tópicos a serem discutidos no ano, muito mais que estádio.
    Só uma correção no belo texto. O mandato presidencial continuará a ser de 3 anos.
    um abraço
    felipe ezabella


    Caro Felipe Ezebella
    , seja bem-vindo ao blog. E uma honra tem mais um vice-presidente do Corinthians neste blog. Sobre o escreveu, obrigado pelo alerta. Fiz confusão com a maioria dos clubes, que têm mandatos de dois anos. Já está corrigido.

  12. Rogerio Mollica said

    Caro Marcelo,

    Parabéns pelo site. Espero que a democracia se instale de vez no Parque São Jorge com as eleições diretas para Presidente, fim dos Conselheiros indicados e sem indicação de novos vitalícios. Abraços, Rogerio

    É isso mesmo, Mollica. A democracia é uma boa vacina contra nossas recaídas sebastianistas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: