Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

O outro lado do legado olímpico

Posted by Marcelo Damato em quarta-feira, 27 fevereiro 2008

Numa reportagem rara de se ver, ainda mais na China, o “Finantial Times” noticia um efeito perverso dos Jogos Olímpicos que poucos imaginavam.

Para limpar os rios da cidade para os Jogos, o governo chinês vai desviar a água de alguns rios. O aumento do consumo da água durante dos Jogos, em meados de agosto, vai exigir o mesmo.

Um dirigente de uma região agrária da China disse que sua região será tão afetada que muitas fábricas terão de fechar as portas e parta da safra será sacrificada. E pediu indenização.

É mais ou menos o que aconteceu com o Brasil durante os Jogos Pan-Americanos. Mais de 60% de todo o orçamento federal de segurança para 2007 foi utilizado para o Pan.

Anúncios

5 Respostas to “O outro lado do legado olímpico”

  1. Rubens Leme said

    A China é um bom exemplo do que se acontece quando não há transparência em grandes eventos. E fico imaginando se nossos dirigentes não irão querer “superá-los” para a Copa de 2014.

  2. JoaoBittar said

    Nem tudo que reluz eh ouro, prata ou bronze.
    Esse numero sobre o custo relativo da seguranca no Pan do Rio, realmente incomoda as pessoas de bom senso e boa vontade.
    eh de entortar a biela da paciencia.

    Acho um bom tema para se discutir esse do lado perverso dos Jogos Olimpicos e quetais. Tem muita coisa ruim varrida para debaixo do tapete das benesses que a cidade anfitria teoricamente e sempre teoricamente, ganha com o evento.

    Num Pais como o nosso, “desviar” mais da metade da verba destinada a seguranca apenas para um evento de um mes e soh numa regiao limitadissima de uma cidade, nem mesmo a propria cidade, de fato, se beneficiou. Escandalo.

    Em um determinado momento se duvidou que iriam realmente acontecer os Jogos do Pan do Rio, o Governo Federal virou refem dos “ideais olimpicos” e das “benesses que nao poderiamos perder” etc e tal. e liberou geral. Uma vergonha.
    Como sempre, a maracutaia percorreu varios partidos, nos diversos niveis ( federal, estadual e municipal ) e com todo mundo envolvido, ninguem vai apurar nada.

  3. Rubens Leme said

    Eu não gosto muito do tema por achá-lo árido, mas algumas precisam ser esclarecidas.

    Quando esteve aqui, Blatter deixou claro que o governo federal, mesmo que não organizasse a Copa, teria que ser o fiador do evento. Ora bolas, como o governo pode ser fiador de algo desse tamanho sem organizar? Só paga a conta. Já que é assim, que se então nomeasse uma comissão de “notáveis” seja lá o nome que se queira dar para que fizesse um rigorosíssimo controle no que será ou não gasto. Claro, isso é utopia?

    Falando nisso, como estão as contas do PAN no TCU? Foram aprovadas?

  4. Onofri said

    Parece que a Fifa e o COI se acham acima do bem e do mal. Acima dos governos e das fronteiras.
    E como quem manda hoje no mundo é poder econômico, todos acabam se rendendo.

    Não sei se foi exatamente isso, Onofri. Me parece mais que o governo chinês está querendo faturar politicamente a Olimpíada de uma forma nunca vista. Mas sobre o que escreveu concordo totalmente. A postura do COI e da Fifa é muito autoritária. E isso acaba influenciando as entidades nacionais, vide a CBF e o COB.

  5. Lucas Camargo said

    Também acho o tema um tanto complicado, pois aparecem vieses político partidários (“se é coisa PT, sou contra” ) e vieses “programáticos” (“só devemos ter uma olimpíada no Brasil quando ninguém mais passar forme aqui”). Mas acho também que o Rubens Leme, inadvertidamente, levantou um ponto interessante, quando escreveu que …”Quando esteve aqui, Blatter deixou claro que o governo federal, mesmo que não organizasse a Copa, teria que ser o fiador do evento “. Ora, se a FIFA reconhece que o Governo é a única entidade que consegue garantir a existência da Copa, pq não reconhece que esse mesmo Governo pode ter ingerência nas atividade do futebol do país em questão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: