Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Caça a Dualib

Posted by Marcelo Damato em sábado, 1 março 2008

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, afirmou que pedirá o bloqueio dos bens de Alberto Dualib para o caso de conseguir obrigá-lo a devolver os recursos que saíram do clube por meio de notas frias.

Ainda que R$ 5,4 milhões pareçam muito pouco diante do volume de dinheiro que foi gasto a mais nos últimos dois anos – quase R$ 95 milhões -, essa atitude pode estar abrindo uma nova fase no futebol brasileiro, a da responsabilização dos dirigentes pelos próprios  sócios do clube.

Este país tem a triste tradição de considerar que a perda do poder é punição suficiente para quem cometeu os atos mais escandalosos na condução de um clube – empresa, sindicato, fundação e mandato parlamentar também.

Brincando com uma frase do famoso Garganta Profunda, o agente do FBI que revelou o esquema de espionagem que se transformou no Caso Watergate (1973-75), é preciso ir atrás do dinheiro.

8 Respostas to “Caça a Dualib”

  1. JoaoBittar said

    excelente,

    parece que tah rolando um “circulo virtuoso” em substituicao ao “circulo vicioso” que havia no Corinthians. A chave virou.
    Espero que essas atitudes prosperem e sejam imitadas pelos outros clubes. O caso nao eh “unico”, com certeza e estah sendo tratado como nunca foi, de maneira firme e serena.
    E o caminho de volta exige essa depuracao.
    Parabens pros corinthianos e pra diretoria do clube.

    É isso, João. Acho que cada conselheiro de cada clube deveria se fazer a seguinte pergunta: o que é mais importante para mim, o clube pelo qual torço desde criança, ou meu aliado político que está metendo a mão no cofre? Os conselheiros têm condição de entender que quando mais dinheiro vai pelo ralo, mais chance o time tem de levar pau no campo.

  2. Rubens Leme said

    e o Andrés?
    eu não confio nele e está longe de ser esse bom moço. a gente não pode esquecer que ela era braço-direito de Dualib e MSI…

    Esse passado sempre irá impedir que muita gente confie nele, Rubens, mas suas atitudes nesta gestão estão melhor do que eu imaginava.

  3. Lucas Camargo said

    Perfeito…O Corinthians está dando mesmo esperanças de se reerguer moralmente (se isso acontecer, será 90% do caminho para voltar à primeira divisão).

    Mais importante ainda, dá esperanças de que haja uma moralização no futebol do Brasil, moralização essa que me parece muito mais importante do que diversas “medidas” que são frequentemente pedidas como a transformação dos clubes em empresas, a “recompensa” a ser dada ao clube que investe nas “divisões de base”, a profissionalização dos árbitros, etc.

    Até hoje não engulo o fato do Flamengo não ter tentado processar o Edmundo dos Santos Silva (presidente do Mengo entre 1999 e 2002). Os poderes do clube acharam que somente o impeachment era suficiente…Como diz o Marcelo…Triste tradição!

    Exatamente, Lucas. Um pontapé na bunda dói, mas passa. Se deixarem o cara de cuecas, demora bem mais para passar.

  4. JoaoBittar said

    Rubens,
    a priori, tambem nao confio no Andres.
    mas como negar valor e um voto de confianca a ele ( alem do clube ) a cada atitude que tenha essa direcao que tah tomando o Corinthians? Ele tah criando credito.
    Lendo o comentário do Lucas lembrei do Pimenta Neves, ex-presidente do São Paulo, bicampeao mundial e da Libertadores. Me perguntei porque ele nao devolveu a grana “roubada” se realmente aconteceu isso, como terminou aquilo tudo e porque meu time, realmente mais estruturado que a concorrência, tratou o assunto como sempre se faz no Brasil e no futebol brasileiro. Varrendo pra baixo do tapete. Expor isso, mesmo que timidamente, eh um avanco a ser copiado.

  5. Anísio FC said

    Também desconfio do Sanchez, mas torço pra que isso não seja mera perfumaria.

  6. Davi Matias said

    Pois então, Andrés Sanchez corre atrás do seu ex-aliado Dualib ao qual aliás combinava até testemunhos segundo revelaram escutas, mas ao mesmo tempo mantém contatos com Edgar Soares para a construção do suposto novo estádio segundo foi citado no blog do Juca.

    Para mim isso ainda é apenas um desvio de atenção. Jogam Dualib na fogueira e por outro lado é mantido o esquemão de sempre da corrupção.

    Vamos ver, Davi. No mesmo blog do Juca, o Andrés disse que não quer nada com o Edgar Soares, pois não concorda com suas práticas – e foi até aplaudido pelo Juca. Eu durmo sempre com um olho aberto, mas não condeno ninguém antes da hora.

  7. Rubens Leme said

    Bittar, pau que nasce torto, morre torto. Um dos motivos que me faz não confiar em Della Monica, no Palmeiras, é que era vice de Mustafá e foi pelas mãos dele que se elegeu. Depois o traiu e virou a casaca.

    A trairagem foi boa pro clube (em termos), mas abomino esse tipo de gente loteadora e que se agarra ao que lhe dá mais vantagem.

    Esse é um dos motivos pelo qual o Palmeiras está nessa draga. E o Andrés não tem muito a cara de um presidente que vai modernizar o Corinthians. Se conseguir tirar o clube um bom tanto da lama, já está ótimo. mas depois precisa ser posto de lado para que os “genes ruins não acordem”, entende?

  8. Renato de Almeida Verde said

    COMO DIZ O HINO (RENOVADO) DO ALVINEGRO:

    SALVEM O CORINTHIANS DA 2a. DIVISÃO…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: