Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

A invasão de Paris

Posted by Marcelo Damato em segunda-feira, 3 março 2008

A partida entre Lille e Lyon, no fim de semana, estabeleceu dois marcos na história do Campeonato Francês. Foi o primeiro jogo disputado no Stade de France, palco da final da Copa de 1998, e estabeleceu um recorde de público da competição, com 77.850 pessoas.

Quem organizou o jogo não foi o grande Olympique Lyonnais, mas o pequeno Lille. Seu presidente alugou o estádio, montou uma programação especial e estimulou a formação de uma enorme caravana, que foi de Lille a Paris ver o jogo. A imensa maioria dos torcedores se vestia com as cores do clube.

O espetáculo, com um pequeno show, tapete vermelho e cheeleaders (reprodução L’Équipe), meio ao estilo americano, deu ao jogo um ambiente diferente, mais familiar e com menos do clima tradicional do futebol.

lille-lyon.jpg

Apesar da festa do Lille, quem venceu foi o Lyon.

5 Respostas to “A invasão de Paris”

  1. João said

    Bom anfitrião esse, aluga estádio caro, monta uma baita festa, contrata cheerleaders de shortinho, tapete vermelho e … perde o jogo pro convidado.

  2. Maurício Souza said

    Marcelo, desculpe minha ignorância, mas não entendi direito: ninguém jogava no Stade de France desde 1998??

    Não pelo Campeonato Francês, Maurício. O estádio é usado para rúgbi, jogos da seleção de futebol e shows basicamente. Como o PSG nem disputa mais as Copas européias, imagino que futebol só mesmo com a seleção. Na loja do estádio, segundo disse o Alexandre Massi, do Blog do Massi, só há produtos de rúgbi.

  3. Rica said

    O Stade de France é pouco utilizado devido a preferência dos clubes pelo estádio Parc des Princes, mais próximo do centro de Paris.

    E acho que pelo preço também, Rica. Li que o aluguel é muito caro. Além disso, o estádio fica em Saint-Denis, na parte norte da Grande Paris, reduto dos imigrantes árabes. O Parc de Princes fica no sudoeste de Paris, perto da região mais chique da cidade.

  4. Rica said

    Fui numa conferencia e o Stade de France estava sendo usado como uma gigante pista de patinação.

    Rica, o Stade de France tem um sistema de gramado que penso que seja único. A grama é plantada em vasos sextavados, que se encaixam como favos de uma colméia. Cada vaso é sustentado por uma haste que tem três rodinhas embaixo. Com um tratorzinho, eles tiram os vasos um a um, guardam embaixo do estádio e, no buraco que fica, montam o que querem.

  5. JoaoBittar said

    Li no Lance! que Championnat de France, investiu mais grana que o Calcio nessa temporada.
    O Calcio vai mal, mas a Franca melhora. Ou nao?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: