Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Divirta-se – 19

Posted by Marcelo Damato em segunda-feira, 3 março 2008

Uma seqüência de gols acrobáticos. O que impressiona é a quantidade marcada por jogadores da Inter.

 

9 Respostas to “Divirta-se – 19”

  1. Gustavo said

    Prezado Marcelo,
    Legal o video, mas senti muita falta do Bebeto. Ele fez inúmeros gols com seu voleio aéreo.

    Abraços,

    Caro Gustavo, seja bem-vindo. De fato, não há gols do Bebeto e ele fez alguns, principalmente no começo de carreira. Provavelmente tenha sido porque não tinham imagens dele. Mas pode ser também que tenha havido um critério de eficiência, hehe. Nunca vi um jogador tentar – e errar – tanto essa jogada. E a minha sensação que é ao longo da carreira foi piorando e fazendo cada vez mais Uuhh!, mesmo quando a bola passava a 30 metros do gol.

  2. Emerson Figueiredo said

    No dia em que initou o porco, em 93, Viola fez um gol muito parecido com o do Cruyff

  3. hugo said

    Odiava quando o Bebeto tentava essa jogada! Quando vinha o cruzamento e ele jogava o corpo eu já xingava antes da bola chegar nele, pois sabia que ele ia errar (e errava!).

  4. Caio said

    Mais uma vez, obrigado pelo vídeo.
    Uma idéia genial e nada óbvia pôr Fade to black, classico absoluto do Metallica, como trilha sonora!
    Certamente o gol do Urzaiz é o mais incrível. O movimento que ele faz no ar para acertar a bola é inacreditável.
    Sobre a Inter, eu ia propor uma teoria de botequim, de que isso seria uma possível influência de tantos jogadores sul-americanos que passaram pelo clube ( li e ouvi mais de uma vez que é provavelmente o clube grande italiano que mais jogadores argentinos já teve. Isso procede?), mas ao terminar o vídeo, reparei que os gols da Inter presentes foram quase todos marcados por europeus… he he he.

    Acho que não, Caio. A Inter sempre foi famosa por jogar feio, apesar do lindo uniforme. O time bicampeão europeu nos anos 60 tinha um técnico que consideraria o Celso Roth um ofensivista irresponsável. Mesmo o time do Matthäus era ruinzinho de assistir. Começou a mudar recentemente.
    E o Urzaiz é prova que para fazer gol bonito não é preciso ser craque. Um antigo colega meu da Folha que trabalha na TV Globo dizia que se gol bonito fosse prova de qualidade, o Papin seria melhor do que o Pelé.
    Aliás, o Papin era um figuraça. Na França era visto como o Jardel aqui. Um humorista francês, que usava bonecos, criou um quadro num programa semanal só baseado nas bobagens que o Papin dizia. Quando o artilheiro se aposentou, ele fez uma declaração pública de que o programa nunca mais seria o mesmo. E não foi. Pouco tempo depois, até saiu do ar. Um dia desses vou procurar um vídeo dos golaços do Papin.

  5. Rica said

    O voleio do Fernando Torres e a bicicleta do Van Vasten foi algo sensacional.

  6. Lucas Camargo said

    O mais interessante – p/ mim – é que são muitos os europeus “dando bicicleta”, que, pelo eu saiba, foi “inventada” pelo Leônidas da Silva. De sulamericanos, notei apenas R. Gaúcho e Rivaldo. O que mostra que todo mundo pode aprender…hehehehe

    Esse negócio de o Leônidas ter inventado é outro mito, Lucas. Já está provado que ele não foi o primeiro no Brasil. Ele foi, sim, o responsável pela sua popularização. E pelo apelido quase mundial da jogada (“chilena”), desconfio que algum maluco lá das bandas de Santiago é que tenha introduzido a jogada no Velho Continente. Nos anos 70, chilena, no Brasil era a bicicleta de barriga para baixo, chutando de calcanhar, o tal gol do escorpião que o Zico fez no Kashima e disse ser o mais bonito de sua carreira – não é provocação anti-rubro-negra!, hehe. Tem um vídeo com ele falando isso no YouTube.

  7. Lucas Camargo said

    Eu sei que não deve ter sido o Leônidas….Por isso coloquei “inventada” entre aspas….Quem primeiro fez, deve ter sido um moleque, jogando em campinho de terra, aqui, no Chile ou em Bagdad…Mas foi o Leônidas que primeiro deu a bicicleta em Copa do Mundo, penso eu…Como vc diz, a popularizou (desculpe, mas vc leva tudo ao pé da letra!)

    Quanto à chilena…… Quando eu era garoto, nós chamávamos de “chilena”, um chute parecido – mas não tão acrobático quanto – o chute do gol do Zico no Japão. Parecido pq a bola já teria passado um pouco do ponto e vc tinha que chutar com a parte externa do pé, meio de lado. Mas vc não precisava se jogar…

    Quanto à beleza dos gols do Zico, acho que tem um contra a Youguslávia que é sensacional…Outro contra o Santra Cruz (de falta), aos 45 do segundo tempo…E outros ..muitos outros…

    Lucas, tem razão. Levo muito ao pé da letra. Deve ser meu 1/4 de sangue português.

  8. Rica said

    Diz uma lenda que o inventor da bicicleta é um basco chamado Ramón Unzaga Asla, migrou e adotou a nacionalidade chilena e jogou pelo Colo-Colo. A jogada foi realizada no estádio El Morro no ano de 1914. Meu finado avô me disse uma vez que ele era o cão jogando bola e tinha um giro de quadril que só os mais bravos toureiros espanhóis possuíam. Essa habilidade lhe dava uma flexibilidade perfeita para realizar o movimento que ficou conhecido como “la chilena”

    Bravíssimo, Rica.

  9. Samer Jamal said

    Marcelo,

    Ótimo vídeo, mas o que mais me chamou a atenção foi a música tão destoante do conteúdo. Adoro futebol, adoro Metallica, mas os dois juntos (pelo menos com a Fade to Black) não dá!

    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: