Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Divirta-se Especial

Posted by Marcelo Damato em segunda-feira, 3 março 2008

Uma homenagem aos 55 anos de um grande craque e jogador profissional exemplar. A trilha sonora do último vídeo não é lá muito épica, mas pus porque os gols são bacanas. Não tem provocação nenhuma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16 Respostas to “Divirta-se Especial”

  1. JoaoBittar said

    Ave Grande Zico!!!

    Li em algum lugar que Zico nao foi lah essas coisas na Italia.
    Quanta desinformacao!
    Zico estreou fazendo 4 dos cinco gols numa partida da Udinese em Genova contra o Genoa (4X5). Foi artillheiro junto com Platini da campea Juventus, com 21 gols e algumas partidas a menos.
    Nao se pode dizer sequer que foi mais ou menos ou razoavel. Foi gloriosa.

    A Udinese entrou para o cenário do grande Calcio.
    Zico eh uma grande personalidade do futebol italiano. Ateh hoje.
    Grande Zico!!!

    Grande Zico. Acho que se fossem contar apenas os gols feitos nas forquilhas, talvez fosse o maior artilheiro da história. E, como é hoje é seu aniversário, não farei um “brincando de… ” com sua declaração de que o Sevilla é o maior time do mundo. Mas se não fosse hoje…, hehehe

  2. Rica said

    Depois de Pelé, Zico foi o jogador que mais marcou no nosso futebol.

    Se meu colete à prova de balas tivesse voltado do tintureiro, Rica, eu diria que não, “que foi só um craque de laboratório, jogador de Maracanã”. Mas, sem ele, não digo isso nem de brincadeira. Não é Lucas?

  3. Lucas Camargo said

    O primeiro vídeo é uma ode à estética…À beleza do futebol. O fundo musical é sensacional…Mostra a “sulamericanidade” do nosso Zico…

    Mostra tb que o Zico não entendia muito de beleza de gols…Dizer que o mais bonito gol dele foi aquele do Japão, mostra que ele não viu este vídeo…hehehehe

    O segundo, é uma ode ao Flamengo….À beleza que o canal 100 conseguiu registrar…À torcida do Flamengo…Ao futebol brasileiro de antanho…A parte da seleção é uma homenagem ao mais rubro-negro dos botafoguenses…João Saldanha.

    Já o terceiro, apesar do fundo musical, é uma homenagem ao futebol malandro, ao futebol “caseiro”, e também à torcida do Flamengo.

    Mas eu acredito que outros Zicos virão…Se não insistirem em profissionalizar até o gandula…algo vai sobrar de bom…

    Dá-lhe Zico…
    SRN

    Um negócio que precisa ser resgatado, Lucas, é o prazer de jogar bola e a cultura de fazer bem feito. Durante algumas décadas cada geração que vinha era igual ou melhor do que a outra. Os garotos cresciam preocupados em ter habilidade. Hoje a preocupação com a eficiência, que é muito importante também, mas sem criatividade o jogo vira máquina. Vendo a quantidade de faltas que o Zico cobra exatamente no ângulo, percebe-se o prazer que ele teve desde pequeno em esmerar o seu chute. Os clubes falham em mostrar aos jogadores que eles não precisam se preocupar tanto com o dinheiro, que esse virá naturalmente, e que se eles capricharem, tiverem prazer em jogar, poderão chegar muito mais alto. E nem adianta dizer que o empresário estraga tudo, porque é o clube que tem a chance de fazer os garotos cresceram de cabeça.

  4. Filemon said

    “E agora como é que eu fico
    nas tardes de domingo
    Sem Zico no Maracanã
    Agora como é que eu me vingo
    de toda derrota da vida
    Se a cada gol do Flamengo
    Eu me sentia um vencedor

    Como é que ficamos os meninos, essa nova geração?
    Arquibaldo, geraldinos,
    como é que fica o povão?
    Será que tem outro em Quintino?
    Será que tem outro menino?
    Vai renascer a paixão ou não?” – Moraes Moreira

    Grande Zico! Vi em outro vídeo hoje um gol dele na Udinese em que o goleiro bate palmas. Extraordinário!
    SRN

  5. Lucas Camargo said

    Marcelo….Vc notou que vc deixou duas “alfinetadas” para o Zico? Sevilha e craque de laboratório….Será que mais um pouco e vc teria falado do penalty em 1986?
    SRN

    Nenhuma alfinetada, Lucas, foi pura brincadeira. A minha admiração pelo Zico, que já era grande quando ele era jogador, agora é ainda maior. Para mim, o Zico é a única pessoa hoje que poderia liderar uma virada no futebol brasileiro. É o único cara que tem passado, conduta e liderança. Eu o queria até como diretor do Corinthians.
    (e sobre o pênalti, como um corintiano poderia reclamar/gozar depois daquela cobrança do Sócrates?).

  6. Lucas Camargo said

    É verdade….mas poucos lembram disso…(os penaltis que os outros perderam…). Temos que ser generosos…como o Fernado Pessoa diz, “tudo vale à pena se a alma não é pequena!”

  7. Emerson Figueiredo said

    Pq devemos esquecer o pênalti de 86? E os desempenhos aquém do esperado nas Copas de 78 e 82?

  8. Gustavo Oliveira said

    Porque ele merece que aquele maldito penalti seja esquecido Emerson, só por isso…

  9. Gustavo Oliveira said

    – Pai posso torcer pro Flamengo?
    – Mas porque filho, você já não é corinthiano?
    – É que o Zico joga lá….
    – Mas o Socrates joga no Corinthians, não ta bom?
    – Vou torcer pros dois então…
    – Não pode tem que escolher um só.
    – Você torce pro Corinthians, então eu vou ficar com o timão, mas eu posso gostar do Zico né?
    – Deve filho, deve!

    Eu devia ter uns 8 anos, obviamente não lembro se a conversa foi exatamente assim, mas no mínimo foi bem parecida.
    Me tornei corinthiano, maloqueiro e sofredor Graça a Deus, mas nunca deixei de gostar do Zicão!!!
    Vida longa ao galinho.

    P.S: gostei dessa idéia de ter o Zico na nossa diretoria Marcelo.

    Para isso, seria construir uma reputação na administração, Gustavo. O Flamengo já fez esse convite dezenas de vezes e ele sempre recusou (o Leonardo idem) por não enxergar que as coisas estivessem sendo bem conduzidas.

  10. Emerson Figueiredo said

    Gustavo,
    Não vejo pq. É um fato.

  11. Emerson Figueiredo said

    Há razões para esta diferença entre faixas etárias no tratamento a Zico. Pelo que imagino, Gustavo, vc é mais novo que eu e o Marcelo, que estamos entre os 45 e os 50. Portanto, nós vimos quando Zico surgiu, na primeira metade dos anos 70. Creia: ele demorou para chegar a ser quase unânime. No começo, como lembrou o Marcelo em uma brincadeira, era chamado de craque de laboratório e acusado de fazer sucesso apenas no Maracanã. O fato é que o Flamengo só ganhou torneios nacionais a partir de 1980, quando Zico estava com 5/6 anos de carreira. Falcão já era tricampeão brasileiro neste período e havia reiniciado a migração de craques para a Europa (até aquela época, jogador que atuava no exterior raramente ou quase nunca era convocado para a seleção).

    Depois, foi o fato de seu grande futebol não ter aparecido no total de sua potencialidade nas Copas. Isto fez com que muitas vezes a torcida se dividisse. Parte dos paulistas diziam que Sócrates era o melhor. Gaúchos preferiam Falcão. Mineiros achavam que era Reinaldo.

    Também contribuiu para isto uma antipatia criada pelo oba-oba da imprensa sobre o Flamengo. Que ficou mais acirrada por causa de jogos como a decisão do Basileiro entre Atlético-MG e Flamengo, em que ocorreram graves erros de arbitrgem.

    Por fim, a partir dos anos 80, quando todos viram que o Flamengo era bom mesmo, e com Zico já amadurecido, houve o reconhecimento nacional pelo seu enorme talento.

    Pena que na seleção este talento não tenha sido tão marcante como foi no Flamengo. Naquela época, a seleção fazia muitos jogos no Brasil, principalmente no Maracanã. Era uma sequencia de goleadas sobre os vizinhos de continente. Por isso, os amistosos e os torneios regionais não eram valorizados. Cobrava-se muito mais o desempenho em Copas. E Zico não foi o Zico que todos esperavam em 78 e 82. Em 86, houve o fatídico pênalti.

    Portanto, as observações feitas aqui com relação à grandiosidade do Zico não se deve apenas a pirraças. Houve todo um contexto histórico que os mais jovens não viveram.

    Para se ter uma idéia, muitos cariocas com mais idade diziam que Garrincha era melhor que Pelé.

    Você tinha que contar minha idade, Emerson? hehehe

  12. Emerson Figueiredo said

    Obs.: considero Zico um dos cinco maiores craques da história do futebol basileiro -apesar de não ter visto Heleno, Evaristo, Zizinho, Leônicas, Luisinho Pequeno Polegar, Dida, Julinho, Garrincha, Fredenreich, Didi etc.

    E não faço coro aos que criticam o Galinho. Acho que ele é um exemplo raro de grande atleta e caráter. Só não posso deixar de fazer registros históricos.

    Mas eu também gostaria de vê-lo dirigindo o Corinthians.

    Somos dois, então, Emerson.

  13. Lucas Dantas said

    Valeu Marcelo. Obrigado mesmo. Nós, da Nação, agradecemos.

    Emerson, você estava certo n’outro post. Mas se Zico não foi perfeito pela Seleção azar o dela. Se sou penta brasileiro, campeão da libertadores e mundial, devo a Ele. Se o Flamengo é superior em vitórias sobre os rivais cariocas, também devo a Ele.

    Feliz Natal a todos.

    Feliz Natal, Lucas? Mas valeu

  14. João said

    Sou fã do Zico. Aliás, sou flamenguista. Mas sou fã dele mesmo com o erros. Compro o pacote todo, não fico só com os acertos. Isso vale até para os amigos, pois quando vc é amigo de alguém, tem que aceitá-lo até com o erros dele, não pode ser só meio amigo. Zico foi grande na sua época, tanto que até hoje está aí sendo merecidamente relembrado, como deve ser com todos grandes craques. Foi minha referência no futebol na minha infância, o que acaba marcando pro resto da vida.

  15. Lucas Dantas said

    Pergunta pro Assaf, Marcelo. Ele te explicará.

  16. Anísio FC said

    Mesmo com o EF dabndo uma forçadinha, acho que ficou bem claro que os possíveis senões de Zico em Copas do Mundo não fazem do Zico, à visão do EF, um jogador menor.
    Mas fico imaginando que se Zico fosse bem em Copas do Mundo, como estaria o conceito dele aos olhos do EF?
    Também sou da geração do Damato e do Figueiredo, tenho 50, e lembro bem dessa história de que Zico era jogador só de Maracaná, lembro-me que eu detestava essa história, em 1978 eu preferia o Zico de titular em vez do Jorge Mendonça (Que era o ídolo do meu time à época!).
    Depois dessa Copa o Zico só fez confirmar ainda mais o que eu pensava sobre ele.
    E hoje foi muito feliz na classificação do Fenerbahçe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: