Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Anote no caderninho – 7

Posted by Marcelo Damato em terça-feira, 4 março 2008

“Nem que haja 300 erros em um só jogo, não vou querer reclamação”

Cuca, técnico do Botafogo, falando sobre a nova postura do time em relação à arbitragem*

* acréscimo por sugestão de leitor

31 Respostas to “Anote no caderninho – 7”

  1. JoaoBittar said

    vc. se refere a Cuca, o Alexi Stival, tecnico de futebol do Botafogo ?

    Anhnn, Ahnnhn, sei…sei…

    e olha que eu gosto do cara!!

    Pois é, João, foi por isso mesmo que eu postei no “Anote…”, a rubrica para promessas a conferir.

  2. Maurício Souza said

    Essa é para anotar no caderninho mesmo! Quero só ver daqui uns jogos se ele mesmo manterá a palavra…

    Mas você tem que notar a sutileza das palavras, Maurício, hehehe. Ele disse que não quer ver reclamação, mas não que não quer ouvi-las e muito menos que não irá fazê-las, hehehehe. Como o Lucas Camargo disse, com razão. sou uma pessoa que levo as declarações ao pé da letra.

  3. Filemon said

    Ah, nem oito nem oitenta. Reclamar faz parte. Quem se sente prejudicado naturalmente reclama, até por que a imprensa vai procurar saber, repercutir. O que não dá é aquele exagero absurdo que aconteceu após a final da Taça GB. O próprio Montenegro, depois, reconheceu o exagero que pôs em dúvida a legitimidade do titulo conquistado pelo Flamengo.

    Gosto do Cuca, mas está ficando especialista em falar besteira, coisas que ele não tem condições de cumprir.

    Até concordo, Filemon, mas ninguém supera o Montenegro, quando disse que nunca mais o Botafogo vai levar uma virada quando o time estiver vencendo por 2 a 1.

  4. JoaoBittar said

    Eh isso mesmo Filemon, bem tropical, :

    primeiro a tragedia exagerada e o vexame, depois se recolher a clausura no convento da humildade e do “sofrimento infinito”.

    Sao as duas pontas de uma coisa soh …

    Grande análise, João. O Cuca é, mal parodiando, um extremista sem causa.

  5. Felipe Bohrer said

    Esta do Cuca, está mais para a Cuca das histórias fantásticas do Monteiro Lobato do que para realidade. Custa ser natural? Nem reclamação forçada, nem aceitação forçada… Acho o Cuca um baita técnico. Sempre depositei no Montenegro a culpa pelo destempero dos últimos tempos do Botafogo. De um tempo para cá, estou mudando de opinião… É uma pena. É um cara que um dia eu gostaria de ver, quem sabe, até na Seleção.

    HAhahahaha, essa foi boa, Felipe. Já dá até para imaginar uma charge, com o Bebeto falando para os jogadores dormirem cedo, senão o “Cuca vem pegar”. Falando sério, eu sempre achei o contrárilo. Sempre achei o Cuca meio maluco. Todos os clubes que ele pegava eram recordistas em expulsões. No Botafogo, ele mudou, se acalmou. A reação do domingo foi uma volta às origens. A sensação que eu tenho é que ele faz terapia ou algo assim para se acalmar. Se conseguir, como você diz, é um baita técnico.

  6. Rubens Leme said

    Cuca é um dos poucos q

    Um dos poucos o quê, Rubens?

  7. Rubens Leme said

    Como treinador, Cuca é igual ao Cuca jogador: um baita meia-boca. A história da aixa em 1992 foi sua desgraça no Palmeiras. Quando foi pro Santos, no ano seguinte, jurou conseguir uma vitória em cima do ex-time. Nunca conseguiu cumprir. Foram só totós…

    Que história foi essa, Rubens? Que “faixa”?

  8. gonz said

    tb queria saber essa da faixa…

  9. Rubens Leme said

    vc não se lembra? bom, vou contar… em 1992, o time perdia em casa para a grande Sãocarlense por 2×0 e conseguiu uma vitória heróica. Ele fez um gol foi o destaque e foi comemorar no alambrado fazendo o sinal da faixa no peito, como quem dizia “seremos campeões”.

    A cada vitória do time ou gol lá ia o seu Cuca fazer o sinal da faixa. A coisa começou a causar preocupação e quando fomos vice, muitos acharam que foi “praga” do Cuca.

    Hahaha, Rubens, essa eu acho que nunca soube. Excelente

  10. Rica said

    Pra mim o seu cuca ( ninguém vai fazer a piadinha “seu cuca é meu”?) é um desequilibrado, destemperado e etc…

    Não simplifique, Rica. Ele no São Paulo era um pouco assim. Mas no Botafogo, fora essa final da Taça GB, estava bem melhor. Além disso, entende do negócio. Uma bela parte do time campeão da Libertadores, como Danilo e Josué, foi indicações dele.

  11. geraldo c araujo said

    O Cuca é um cara sério, honesto. Mas essas qualidades não conseguem ofuscar a imaturidade – seródia, haja vista a idade que tem – que ele demonstra em momentos decisivos. Ele é como certos homens que conseguem desmoralizar os adjetivos com que são celebrados. Figura lado a lado com Eduardo Suplicy e Roberto Saturnino Braga nessa peculiar galeria.

    Uma comparação bem interessante, Geraldo. O Saturnino e o Suplicy realmente têm algo em comum.

  12. Orlando said

    A coisa me parece generalizada… 300 erros de quem? dele? do juiz? dos jogadores? a soma de todos os anteriores? Há cota aí até pro time adversário…

    Erros do juiz, Orlando, vou colocar na frase, para ficar mais claro.

  13. Renato de Almeida Verde said

    Botafogo…se cuida parceiro que eu acho esse ano vai se repetir o q aconteceu o ano passado… tudo se encaminha nesse sentido…essa drag de procurador (flamenguista disfarçado de procurador como ele mesmo se auto denomina) declarou sua guerra particular contra o clube de GS e com o apoio irrestrito da mídia …num sei não … coisa boa não vem por aí… a imprensa escancarou de vez (antes de forma velada) suas baterias…, estou acompanhando tudo pela imprensa … e pelo visto tão querendo fazer com o Botafogo a mesma coisa que fizeram com o Vasco..hummm tá fedendo e muuuuito o futebol no RJ. Se gritar pega ladrão….

  14. Renato de Almeida Verde said

    É impressionante … o crescente sentimento de revolta dos alvinegros a cada dia que se passa! Toda essa mobilização anti Botafogo, que está se desenhando pela mídia nos últimos dias e indo parar no desafeto do TJD capitaneados pela Federação do Rio está criando um fator que ninguém esperava: a aglutinação cada vez maior dos adeptos do clube da estrela solitária em solidariedade a tudo aquilo que está passando dos limites contra seu clube. Já existe um movimento significativo no ORKUT pelos torcedores que inclusive farão um protesto pacífico mas acalorado no TJD. Quero ver como aquele Drag de procurador vai fazer amanhã ….

    Que mobilização antiBotafogo, Renato? De novo com isso… Este blog é democrático. Todo mundo apanha igual e recebe alguns afagos de vez em quando. E na imprensa não é diferente. A imprensa não acabou com a carreira da Ana Paula só porque ela errou contra o Botafogo? Tá cheio de botafoguense na imprensad o Rio. O que falta é vascaíno.

  15. Lucas Camargo said

    Acho legal, tanto o Montenegro quanto o Cuca, perceberem que exageraram ao criar aquele verdadeiro velório ao final do jogo (cadê o Bebeto?)

    Vamos ver, no entanto, se o Cuca cumpre o prometido. A impressão que eu tenho (impressão que a história da faixa contada pelo Rubens Leme parece fortalecer), é que o Cuca é um pouco “desbalanceado” desde os tempos de jogador…Mas vamos esperar para ver.

    Vamos esperar, Lucas.

  16. Filemon said

    Marcelo, nisso nem me preocupo. O Montenegro erra mais que o Ibope. E, por dever de ofício, já tem um rosário de desculpas esfarrapadas.

  17. Fabio said

    Ah seu Cuca, em boca fechada não entra mosca. Agora taí gravada essa declaração que não será cumprida…

    É para isso que serve essa rubrica, Fábio. Prometeu a gente registra. E se você vir alguma que me tenha escapado, me alerte.

  18. Rica said

    E o Messi se machucou de novo…

  19. Renato de Almeida Verde said

    Uma piadinha para descontrair…hehehehehe

    SABEM POR QUE TODO MUNDO NASCE FLAMEGO? NÃO?
    É PORQUE TODO MUNDO NASCE ANALFA…….HIHIHIHIHIHIH
    DEPOIS QUE ESTUDA VIRA: VASCAINO, TRICOLOR, BOTAFOGUENSE
    PELO VISTO TUDO NA VIDA EVOLUI, MENOS…

    Piada péssima, Renato, francamente, hehe. E eu achei que você estava melhorando… Pense no seguinte. Se Flamengo, Vasco e Fluminense fossem do tamanho do Olaria, de que tamanho seria o Botafogo? O Botafogo só é grande porque tem grandes rivais. Não existe estado do Brasil com apenas um time forte. Se o rival morre, o time morre também. Essa é a ironia e a belza das rivalidades, são irmãos unidos pelo cordão umbelical.

  20. Anísio FC said

    Acho o Cuca dos bons, aliás, técnico com consciência tática como poucos, ele é um dos grandes responsáveis pelo bom SPFC de tempos atrás, de Danilo, Fabão, Josué, etc… Mas acho que o lado reclamão é parte dele e parte do que o estraga.
    Os choros parecem espontâneos, mas são perturbadores, se controlar isso ficará muito próximo da perfeição.
    Ah! E aquele papo das faixas a torcida adorava!

  21. nelson jr uberlândia said

    Marcelo, gosto do Cuca, foi bom jogador e no início, bem no início de sua carreira como técnico, passou aqui pelo Uberlândia e fez um bom trabalho. Um cara muito sério, fala o futebolês e sabe arrumar bons times.
    No futebol do Rio é o técnico que se salva e que não é caricato. Os outros são parlapatões(fui fundo agora).
    Então Marcelo, como estamos falando de time alvinegro, comenta aí pois domingo será o dia internacional das mulheres, e o meu Atlético fará uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No clássico com o time azul neste domingo, as 100 primeiras mulheres maiores de 18 anos que comparecerem ao Mineirão, a partir das 14h, portando ingresso para o jogo, vão entrar em campo com os jogadores. As mulheres deverão estar de calça e vestindo camisa do Atlético. Cada uma receberá uma rosa e será acompanhada de uma criança. Ótima homenagem para as nossas beldades não? Elas merecem. Abraços

    Nélson, nesse ponto nós divergimos. Sou bem contra essa festa do Dia das Mulheres. Esse dia teve sua importância no passado, quando era preciso lembrar grande parte dos homens que as mulheres deveriam ser tratadas como um ser humano do mesmo nível. Hoje, esse problema está quase superado, ao menos na parte urbana do mundo ocidental e também leste da Ásia, na Oceania e em boa parte da África. Para mim, o Dia da Mulher virou uma coisa machista, pois reduz as mulheres a uma categoria, a um estereótipo. Não existem “as mulheres”: Existem a Anna Flavia, a Célia, a Roberta, a Ana Lucia, como existem o Marcelo, o Nélson e o Lucas. Cada um de nós é um ser humano, e o gênero é uma das nossas características. Da mesma forma que não faz sentido existir Dia do Homem, não vejo sentido nesse Dia da Mulher. Se estívessemos num país muçulmano, em que as mulheres são tratadas como inferiores, faria. Mas aí, em vez de fazer homenagens, deveríamos tomar atitudes. Por favor, não me leve a mal, mas é assim o que penso. Abraço

  22. Renato de Almeida Verde said

    Marcelo… vou falar baixinho pra ninguém ouvir: que você gostou ahh isso você gostou… não precisa se envergonhar…

    Hehehe, mas, falando sério, não gostei mesmo, Renato. Por temperamento, não gosto muito de brincadeiras que diminuam os outros, ainda mais quando lidam com comparações de cunho social.

  23. Leonardo Aragão said

    O Botafogo sempre é assim: reclama historicamente dos juízes. Porq ue eles não falam da vergonhosa arbitragem do Simon na Copa do Brasil, aquela mesma em que eles acusam a Ana Paula de terem garfado o Fogão, naquele jogo contra o Atlético-MG (um pênalti claríssimo aos 48 do segundo tempo)? Ou ainda da falha gritante do Júlio César no gol do Figueirense? E o jogo decisivo contra o São Paulo, no Maracanã, pelo Brasileiro-2007?
    Típico choro de mau perdedor.

    Caro Leonardo, seja bem-vindo ao blog. Escreva outras vezes. Sobre o que escreveu, muitos concordam contigo. Mas o Cuca agora está fazendo uma promessa de mudança de comportamento. Vamos ver se é para valer.

  24. Filemon said

    Credo, no dia do aniversário de três meses o blog tem de conviver com uma lástima dessa. Que post é esse, meu pai… De que tipo de analfabetismo essa pessoa se refere, hein? Pois com uma idéia dessas não quer que alguém ache que ele seja um assombro de inteligência, né?

    Tudo bem, Filemon, se queremos que as pessoas se enturmem, também precisamos ter alguma tolerância. É um processo de aprendizagem para todos. E hoje é um quarto de anivesário.

  25. Filemon said

    Tá certo, Marcelo. Você puxou a orelha com classe. Agora, como rugro-negro, é dose ler isso. Acho até que fui bem ameno.

    Não puxei a sua, não, Filemon,, mas a ele. Não pense que tenho opinião daquela piada diferente do que a sua, nem mesmo na intensidade. Se tivesse um vizinho que a repetisse muitas vezes, cabaria por virar rubro-negro. Talvez tdevesse ter sido mais rigoroso, talvez tenha até razão. Não é fácil encontrar o limite para tomr as decisões. Mas não pense que não me incomodou. Abraço

  26. JoaoBittar said

    Marcelo,

    boa frase prah uma das rubricas do AlemdoJogo foi a de Puyol,
    (que tem o cabelo da Simone ), ontem apos o BarcelonaXCeltic sobre a contusao de Messi :

    ” A imprensa pressionou para Messi jogar e agora se lamenta ”

    Riijkaard deve ter adorado o brilhante raciocinio de seu capitao.

  27. hugo said

    Renato, acho que na verdade todo mundo nasce botafoguense, pq nasce chorando!

  28. Marcelo Firmiano said

    Eu acho que o Cuca,o Bebeto e os jogadores não teriam chorado se não houvesse motivo.Queria que o flamengo fosse prejudicado no lugar do botafogo.No campeonato paulista também é assim,quando o juiz erra contra um determinado time não apita mais os jogos dos mesmo,quando erra em favor é aplaudido e ninguem fala nada,isso porque no Brasil jornalista esportivo se acha melhor(em todos os sentidos)que o Wanderley Luxemburgo.Tenha dó.

  29. Renato de Almeida Verde said

    Grande Marcelo:
    O “Além do Jogo” também é cultura, mas …. como toda regra tem sua exceção…..a gente não pode exigir muito.

  30. Renato de Almeida Verde said

    Digníssimo Marcelo Firmiano,
    Fiquei impressionado com suas palavras, mas acredito que você está pregando no deserto, por certo a lei que impera PRINCIPALMENTE no RJ através de uma instituição falida e corroída como a FEDERAÇÃO DE FUTEBOL do Rio é de confrontar PRINCIPALMENTE aqueles que ideólogicamente são contrários as suas idéias esdruxulas e permisiosas. Botafogo, Flamengo e América foram as únicas vozes contrárias a tudo que acontece na FEDERAÇÃO, e por este motivo não desfrutam do mesmo “prestígio” que os seus coirmãos. Infelizmente pessoas que aqui postam não atentaram para o detalhe que ( e perde-se muito tempo com besteiras) qualquer acontecimento que venha abalar o bom relacionamento entre esses tres clubes é de vital importância para o fortalecimento dessa instuição falida. Tenho para mim e acredito que muitos também, que as reclamações do Botafogo não são apenas por causa de um único jogo e, sim por vários acontecimentos ao longo de um tempo que culminaram com os fatos ocorridos na última taça GB. Foi nada mais nada menos que a gota dágua que faltava. Mas como é de conveniência do torcedor convencional, só enxergar só o que está na sua frente ele não consegue ir “ALËM DO JOGO” que ocorreu.
    Um grande abraço,
    Renato Verde

  31. Esta do Cuca e de rir. No primeiro impedimento duvidoso, falta mal marcada ele nao vai aguentar……ele e todo mundo.

    Cuca, enquanto o nosso apito e seus erros de interpretação (KKK) continuarem impunes ao CBJD, o xororô vai continuar. No dia que começarem a por em pratica o art 30 do estatuto do torcedor e mandar a vara nos espertinhos com no minimo 90 dd de gancho, eles param de errar de fato e começam a acertar de direito.

    obs – Marcelo lembre nosso amigo Sergio Correa de fazer isto valer… ele vai trabalhar bem menos e tera pouca gente buzinando em seu ouvido.

    abraço a todos amantes da bola
    Luiz Linhares
    Engenheiro Beltrao

    Caro Luiz
    , A arbitragem é uma atividade crucial no futebol. É preciso fazer a gestão disso com mais autonomia e comprometimento. Dinheiro, nem tanto, pois pelo menos os presidentes das comissões de arbitragem e os principais árbitros ganham o suficiente para viverem bem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: