Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

A cara do Fogão

Posted by Marcelo Damato em sábado, 8 março 2008

O site do Globo Esporte faz uma matéria alto astral para mostrar que o Engenhão aos poucos está ficando com a cara do Botafogo. Não entendi por quê.

Faz muito tempo que não via algo tão deprimente. O enorme escudo do clube na pista do estádio não passa de uma bandeirão pano, mal esticado e preso com sacos de pano com grandes sinais de ferrugem. No corredores, as bandeiras são costuradas à mão e saíram de alguma gaveta direto para o corredor. Nem sequer foram passadas a ferro. Além disso, estão invertidas.

A “decoração” seria feia até para quermesse. Não receberia elogio nem em campeonato escolar. Se o clube tivesse conseguido a concessão ontem, já seria merecedor de alguma crítica. Mas, se for lembrado que o clube administra o estádio há seis meses, é de arrancar os cabelos. Veja as fotos

Não deixaram o Engenhão com a cara do Botafogo. O estádio ficou com a cara de pau do dirigente que perpetrou isso.

Tomara que isso não seja um retrato da administração do estádio, que não passe de um engano. Pois, senão, o Engenhão não poderia estar em piores mãos.

31 Respostas to “A cara do Fogão”

  1. Ulisses said

    Oi, meu nome é Ulisses, sou novo no blog. Quem me mostrou o blog foi meu pai, o EmersonF. Sou corintiano mas discuto sobre os diversos times. Acho o campeonato de pontos corridos uma besteira, e só eu volto para falar os assuntos.

    Caro Ulisses, seja bem-vindo ao blog. Traga suas opiniões. Aqui todas as opiniões são bem-vindas, desde que não ofendam ninguém nem nenhum clube ou instituição.
    Sobre o que escreveu fico contente que discuta todos os assuntos, mas explique melhor com o que quis dizer com “só eu volto para falar os assuntos”. Me desculpe, mas essa eu não entendi

  2. Ulisses said

    quis dizer que só vou aparecer quando eu tiver uma opinião interessante

  3. Conrado said

    “E ninguém cala/esse chororô/chora o presidente/chora o time todo/chora o torcedor”

  4. Gustavo said

    Dê uma olhada no site da FPF, em Diretoria e veja as pequenas alterações que ocorreram na Comissão.

    Vou ver Gustavo. Obrigado. Você está se referindo à saída do Paulo Sérgio?

  5. Betão da Cruz de Malta said

    Concordo com vc Marcelo, está feio demais mesmo!!!

  6. Gustavo said

    Sim. Ele deixou a FPF e achava que ele poderia ser candidato a presidente.

    Ele saiu para disputar com o Marco Polo, Gustavo? Será que ele não tem noção que o último candidato de oposição que venceu na FPF foi Alfredo Metidieri, em 1975?

  7. Noruega said

    Fala, Marcelo. E eles ainda têm a coragem de comparar com os símbolos do Morumbi e do Camp Nou? Caramba, creio que o problema maior não é de dirigente, mas sim de jornalismo. Do tipo “olha, montenegro, tem um repórter da Globo vindo aí para falar bem da gente. Descola umas bandeirinhas e coloca lá no estádio”. Depois, o repórter diz “ok, Montenegro, ficou meio feinho mas acho que o editor não vai ligar”. Abraço. Ps.: pô, meu Tricolor acabou de perder de novo… ainda bem que Paulistinha não é Libertadores;

    É Paulistinha quando perde, Noruega?, hehehe Brincadeira. Hoje o Fluminense repetiu o São Paulo do meio de semana. Estava perdendo até o adversário ter um expulso. No caso do Flu, a mudança foi mais impressionante. Estava perdendo A expulsão foi aos 29min do segundo tempo. Depois disso, o Flu fez quatro gols. Everton, o jogador do Friburguiense que foi expulso é lateral direito, mas fez um golaço numa jogada que ele mesmo iniciou pela lateral esquerda.

  8. Renato de Almeida Verde said

    Vocês só esqueceram de combinar com o pessaol que elegeu o estádio Olímpico TOP 10 do mundo. OK? Ps: Em tempo, eu acho muito legal essas críticas e só serivirão para AFLORAR a inveja alheia. Pena que muitos clubes de MASSA (FALIDA) não tenham nem campo de treinamento para comentarmos. hehehehehehe

    Renato, realmente você tá me parecendo um caso perdido. Eu não desejo nem uma pontinha que o meu time desperte inveja dos torcedores rivais. Quero que desperte respeito e admiração. E como você viu sua avó dançou. Aquilo é muito chulo.

  9. JoaoBittar said

    O Engenhao, apesar de ter custado “muito caro” e ter sido entregue graciosamente ao Botafogo por um prefeito botofoguense ( mera coincidencia, claro )*, tem um projeto arquitetonico muito bonito que nao poderia ser mudado sem o aval do arquiteto. Serah que ele foi ouvido?
    Tem coisas que soh acontecem com o Botafogo!!!

    E quem disse que aqueles escudoes do Morumbi sao bonitos?

    *( Respondam rapido :qual o clube na historia do mundo que resolveu seus problemas de ter um estadio em tao pouco tempo e com tanta facilidade?????)

    João, não sei entendi o que disse. Por que o Botafogo precisaria da autorização do arquiteto para esticar um pano no chão?

  10. JoaoBittar said

    Marcelo,

    nao se trata de autorizacao, mas os caras poderiam ser ouvidos se o Fogao quisesse fazer alguma coisa decente, importante e pra valer no Engenhao, mesmo que superficial e nao estrutural como essas.
    Pra espalhar bandeiras e pintar o distintivo numa placa daquela maneira tosca, nao precisa consultar ninguem mesmo.

    Deve ser porisso que tantos invejam atormentadamente o Glorioso.

    Entendi, João. Essa do Botafogo foi de desanimar. Os moleques da escola onde estudam meus filhos fizeram simplesmente no ano passado um album de figurinha com cromos a quatro cores e autocolantes do campeonato dos próprios alunos. Os garotos, de 14, 15 anos, fizeram toda a concepção artística, contrataram um designer para fazer o projeto gráfico e contratam uma gráfica para fazer o álbum e as figurinhas. O resultado final é só um pouco pior do que o da Panini. E tudo com dinheiro de mesada e de rifa, sem a escola nem os pais bancarem nada. E o Bebeto, que vive do esporte desde que eu me entendo por gente, faz uma porcaria dessas? Nicolás para presidente!

  11. Renato de Almeida Verde said

    Mais comerciais:
    O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: ESCÁRNIO, INVEJA, DEBOCHE E DOR DE COTOVELO PREJUDICAM A SAÚDE MORAL.

    Tentar provocar isso deliberadamente causa ainda mais, Renato.

  12. Noruega said

    Fala, Marcelo, sei que você já foi dormir. Por outro lado, acabei de voltar de uma festa no Quilombo do Campinho (quem vier aqui precisa visita-lo e comer a feijoada que aquelas mulheres maravilhosas preparam) e estou meio elétrico para dormir, então, achei melhor deixar uma coisa clara: para mim, faz tempo que é Paulistinha, ganhando ou perdendo. É claro que fico triste com as derrotas, mas não perco meu sono (nem as festas), como acontece quando perdemos na Libertadores. Exemplo: no dia da derrota para o Inter estava acontecendo a festa de abertura da Flip com um show da Bethânia, uma de minhas cantoras favoritas, de grátis. Não tive disposição de sair de casa. É mole? Abraço.

    Quem disse que eu fui dormir, Noruega, hehehe? Quilombo do Campinho, está anotado.

  13. Rica said

    Não sei se foi aqui, Marcelo, que eu li num post passado sobre o estádio do Manchester City, que era muito parecido com o do Botafogo. O City of Manchster Stadium foi projetado para os Jogos Olímpicos de 2000 que acabou indo para Austrália. A arena era nos moldes olímpicos com pista e sem cobertura para a mesma, só que contava no projeto a cobertura da pista e a ampliação das cadeiras e do teto. Hoje o estádio abriga com conforto 47.726 espectadores e sem a pista de atletismo e sem goteiras na cabeça. Talvez não seja tão complicado a diretoria do Bota fazer o mesmo.

    Não dá, Rica, uma das poucas coisas que o Botafogo não pode fazer é tirar a pista de atletismo. Pelo acordo com a Prefeitura, o Botafogo tem que seder o uso do estádio para três competições, Mundial de Atletismo, Jogos Pan-americanos e Olimpíadas. Em todos os casos, o Engenhão seria usado para o atletismo.
    Aliás seria um “pecado”, destruir a pista. Quando decidiram aumentar o número de raias de oito para nove, a Prefeitura disse que seria preciso mudar a geometria da arquibancada e de uma tacada só o estádio ficou R$ 130 milhões mais caro e o mais incrível é que o caso foi tratado na época com a maior naturalidade.

  14. Renato de Almeida Verde said

    Você como mediador poderá intervir então naqueles mais exaltados. A forma como foi dissecada a matéria por você é que não concordo. O tom de seus comentários foram jocosos. “Pano de chäo” e outras pérolas ditas por esse jornalista. Só lamento dizer Marcelo, que isso realmente não esperava de você, até por tudo aquilo que você prega no seu BLOG esperava um comportamento mais austero de sua parte.

    Onde está escrito “pano de chão”, Renato. Escrevi “pano no chão”. Esticar o pano da bandeira no chão. E depois você entendeu tudo errado. Não escrevi para criticar o estádio nem o Botafogo. Foi exatamente o contrário, foi para cobrar que os dirigentes tratem melhor o clube e o Engenhão. E acha que sou eu que estou com inveja? Então você não entendeu nem uma vírgula desse blog, de por que ele foi criado e de por que as pessoas vêm aqui. Se está procurando uma arquibancada, veio ao lugar errado.

  15. Rica said

    No novo Mestalla do Valência haverá uma seção móvel de cadeiras para uma pista de atletismo, o próprio Stade de France têm algo parecido, me parece que o novo Wembley também.

    No primeiro projeto do Engenhão, tinha isso. Em jogos de futebol, as cadeiras chegavam até a beira do campo. Depois tiraram, Rica. E ainda ficou mais caro.

  16. Renato de Almeida Verde said

    Marcelo,
    A forma mais amena de protestar contra essa AGRESSÃO foi esta:
    O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: ESCÁRNIO, INVEJA, DEBOCHE E DOR DE COTOVELO PREJUDICAM A SAÚDE MORAL.
    Todos aqui de casa leram a sua matéria e alguns achavam inclusive que eu não deveria nem me dar ao trabalho de responder. É Marcelo assim …

    Se é para responder assim, Renato, então não responda. Você não entendeu nada. Não houve agressão nenhuma. Nem há motivo nenhum para você se sentir criticado, a não ser que você seja o filho do diretor que fez aquela porcaria.

  17. Rica said

    O novo estádio da China o ninho de pássaro deve ser gigante, ele comporta 90 mil espectadores com pista e tudo, é o mesmo numero de Wembley

  18. Renato de Almeida Verde said

    Caro Marcelo:
    Desculpe, mas essa é igual a BATON NA CUECA. Sem argumentos…

  19. Rica said

    Calma aí amigo Verde, aqui é um blog bandeira branca, há mais criticas construtivas do que picuinhas, você pode ter certeza que o Marcelo não criticou a instituição Botafogo e sim os seu dirigentes que deveriam dar mais valor ao clube.

  20. Renato de Almeida Verde said

    Rica,
    Contraponho aquilo que eu não concordar. Acho que discordar faz parte de qualquer processo de soberania democrática. É um direito de cidadão como outro qualquer externar sua opinião. Compreendo o ponto de vista do Marcelo, agora o poder de decidir em concordar ou não é de cada um.

    Renato, você pode discordar à vontade. Se quer achar que o estádio ficou lindo, é um direito seu. Mas, se quer ser respeitado, respeite. Eu não digo que você é invejoso, nem coisa parecida. E não aceito que diga de mim ou de qualquer um. Não aceito que diga que eu escrevi que ficou feio movido por inveja. E isso não será mais tolerado aqui.

  21. Renato de Almeida Verde said

    Rica:
    Democracia, é antes de mais nada é aceitar as diferenças. Sejam elas de quaisquer natureza.

  22. Maurício said

    Maurício pergunta ao Noruega: Onde fica este Quilombo do Campinho? Com toda a certeza não é um bar do Engenhão, não é?

  23. Gustavo Oliveira said

    Só pra constar, o Gustavo dos comentários ai, não sou eu. Alias, pesso ao chará para postar com o sobrenome para que fique diferenciado. Obrigado.

  24. Gustavo Oliveira said

    Aff, com esse “pesso” eu passei dos limites do mal português. PEÇO, por favor que você corrija, o texto desse engenheiro avesso à gramática, Marcelo.

  25. Thiago Menezes said

    Não sei porque as pessoas estão reclamando.
    A decoração do estádio está ridícula mesmo!
    muito além do que o Botafogo representa e muito além do que é capaz de fazer
    A torcida deveria pedir autorização para fazer melhor do que aquilo.

    ou pelo menos deveriam ouvir os torcedores para que saia algo melhor

    a galera aqui que comenta dizendo que os outros tem inveja, só podem tá de brincadeira, porque um pano colocado no chão com o escudo do Botafogo e uma bandeirinhas penduradas, não fazem inveja a ninguem, acho que nem pra torcida do Ibis!

  26. Noruega said

    Maurício, o Quilombo do Campinho fica aqui em Paraty, um pouquinho depois da entrada para Trindade, para quem vem de Ubatuba. Eles são uma comunidade extremamente organizada, tanto que, salvo engano, um de seus membros preside a associação dos quilombolas do Rio de Janeiro. Todos os sábados eles fazem uma feijoada com samba e, às vezes, maracatu. Em algumas ocasiões especiais, há o sensacional Café da Manhã da Roça, com comidas típicas. É genial. E lá só tem gata.
    Agora, para o revoltado Verde: é sério que você acredita que alguém inveje o Botafogo? Invejar o quê? Abraço.

    Pega leve, Noruega, hehe, a quizumba é comigo. Mas, falando sério, se tem algo que me deixa contrariado é esse negócio de inveja. Dos chamados sete pecados capitais é o mais repulsivo. Ninguém deve sentir inveja nem tentar provocar esse sentimento nos outros. Admiração, sim; inveja, não

  27. Gustavo Oliveira said

    Noruega, cada vez que eu leio os comentários do Renato Verde eu também me faço essa pergunta, invejar o quê?

  28. Filemon said

    Gostei de ler isso aqui. Eu vi a matéria e achei que o repórter ‘comprou’ a história. Aliás, Globo.com e Lance fazem fazem ampla cobertura dos clubes, mas não tem rigor jornalístico, lembra mais uma assessoria de imprensa bem executada, algo que os clubes não fazem em suas páginas na internet.

    As matérias têm sempre viés positivo. Se ganhou o jogo tem um herói. Se o sujeito fez dois gols vira Deus. Se for goleada surgiu um novo esquadrão. E se perdeu, se foi mal, a volta por cima virá no próximo jogo. É mais ou menos por aí a cobertura atual desses portais/jornais. E eu só me meto a falar dos dois porque não tenho paciência de ler Gazeta e outros menos cotados todos os dias, mas creio que não é muito diferente.

    Sobre o Engenhão paramentado eu fiquei com a mesma sensação. Achei tudo muito simplório, de mau gosto. Feio mesmo. Mais ou menos uma casa nova, moderna, com móveis de uma tapera. Enfim, mas pensei que fosse implicância rubro-negra. Não é. rsrs

  29. Fabio said

    Realmente lamentável, as marcas de ferrugem deram um toque “especial” ao conjunto…

    Como pode um diretor desrespeitar um clube dessa maneira, Fabio?

  30. Renato de Almeida Verde said

    Marcelo:
    Aqui vai uma sugestão de um pequeno colaborador. Se você realmente quiser se informar sobre o dia dia do Botafogo, sugiro entrar no site VESTIÁRIO ALVINEGRO de Ricardo Baresi com cobertura quase 24hs. Lá você encontrará as mais diversas informações sobre o time da Estrela Solitária, inclusive TODAS as fotos de reestilização do Estádio. Mais uma coisa: Para seu conhecimento e de TODOS que aqui postam digo, os sites GLOBOESPORTE.COM. e LANCE.net cansam de pegar carona em reportagens e entrevistas deste site do Ricardo Baresi, a diferença é tão simplesmente a embalagem para não dar na pinta e com algumas modificações de acordo com seus interesses. Menos mal que pelos menos o LAnce.Net admite este tipo de prática quando o utiliza. O mesmo não acontece com a GLOBOESPORTE.COM.
    Marcelo, quanto a matéria por você postada, sinceramente? Não me aborreço por pouca coisa. Se a “roupagem” do estádio está feia ou bonita é de acordo com a opinião de cada um. Assim como você , eu e tantos outros torcem e simpatizam por times diferentes isso faz parte da escolha individual de cada um. O que não concordo e volto a ratificar foi o tom da matéria. Isso eu quero deixar bem claro. Não vamos distorcer aquilo que foi descrito por mim aqui.

  31. Marcelo

    PRAGA DE URUBÚ MAGRO NÃO PEGA EM CAVALO GORDO.

Deixe uma resposta

 
