Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

As aparências enganam

Posted by Marcelo Damato em domingo, 9 março 2008

Marcos saiu de campo absolutamente convicto de que fora vítima de uma injustiça. Achava que apenas Malaquias, do Bragantino, merecia ser expulso. Os comentaristas da TV e imagino que a maioria das pessoas, como eu, acreditou que ambos mereciam a punição ou, que no mínimo, jamais deveria ter sido marcado pênalti.

Mas as imagens pós-jogo mostram claramente que Marcos, ao mesmo tempo em que é atingido na barriga atinge o jogador no joelho. A força do impacto é diferente, mas a qualidade do gesto é o mesmo. O árbitro poderia ter dado bola ao chão ou não marcado nada, que foi o que fez (o pênalti foi marcado pela agressão subseqüente). Mas vendo isso é difícil discordar a expulsão exclusiva do goleiro. Malaquias agiu como um malaco e se safou.

Com todo o seu sincero sentimento de revolta, acho que Marcos está errado.

16 Respostas to “As aparências enganam”

  1. Michael said

    Todo mundo errou, facil julgar quando todo mundo erra, né hehe. Sem santices hehe. Acontece.

    Mas você queria que a gente criticasse quando o juiz acerta, Michael? hehe

  2. JoaoBittar said

    O Marcao eh o unico grande nome dessa confusao. E independente dos erros e malandragens alheios, foi de uma ingenuidade espantosa e imperdoavel pro melhor goleiro do mundo em 2002.
    Gosto muito do Marcos, por varios motivos (quem nao gosta dele???) e pelas suas grandes conquistas, mas se contabilizar tambem as “privacoes de sentido” e os azares de sua carreira, dah uma mini-serie.
    Sua participacao no filme Boleiros, eh quase tragica, por exemplo.
    Mas eu pergunto, quem eh melhor ( oggi comme oggi )
    o Marcos ou o DiegoCavalieri ?
    Esse Luxa eh um sortudo!!!!

    O Marcos no Boleiros, João,? Não me lembro (o que não quer dizer muita coisa, confesso). E gosto mais do Diego. Além da qualidade, acho que esse cara tenderia a se transformar numa referência para o time, por seu comportamento. Tenderia porque já o embalaram para presente. Sò estão esperando um comprador.

  3. JoaoBittar said

    Desculpe mil vezes, quis dizer “Romeu e Julieta”, aquele filme bobissimo do Barretinho com a Luana Chata Piovani e o Marco Ricca (superpalestrino fazendo papel de corinthiano no filme). Errei feio. Sorry.
    (Perdao Ugo Giorgetti, perdao!!! )

    Mas no filme citado corretamente acima, eles passam aquele trecho da final Manchester X Palmeiras em 99 onde Marcos falha feio, o time perde e os palmeirenses que viajaram pra Toquio, irritados com a derrota, descobrem o corinthiano infiltrado na “caravana da vitoria”. Por motivos de economia, presumo, soh passaram esse trecho da carreira do Marcos nas telonas e tv a cabo, onde distraidamente assiti o tal Romeu e Julieta.

    Agora entendi, João.

  4. Michael said

    hauhahuua confesso que cai de rir haha. Verdade. Bem, mas o que quis dizer ai é que nenhum dos envolvidos merece uma critica distinta, que pegue mais leve com um ou mais pesado com outro, afinal, todos ali bobearam. Diferentemente de outros erros onde realmente existe uma vítima e um réu.😄

    Tem toda a razão, Michael, hehe

  5. Rubens Leme said

    Marcos foi inocente. Ele chuta o jogador caído no chão, quando deveria ele ter caído no chão e reclamado do juiz. E deu uma dica aos rivais: basta levantar o pé que o Marcão irá agredir e poderá virar penal.

    Infantil e irresponsável no lance.

  6. Rubens Leme said

    Há uma coisa que vi nesse final de semana e passou batido na mídia.
    O ex-goleiro Oberdan Cattani, mesmo homenageado pela diretora, bateu pesado na atual administração. O lendário arqueiro tem um passado condenável como conselheiro do time, já que faz parte da turma do Mustafá. Anos atrás, surgiu uma especulação de que levava um dinheiro do clube em festas no interior usando o nome do clube. E por ter enorme ascendência sobre os demais conselheiros, era importante aliado daquele nefasto. A atual diretoria o colocou na berlinda e por isso seu ressentimento.

    Oberdan sempre teve um papel curioso no Palmeiras. Mesmo não sendo diretor ou ter algum cargo remunerado está praticamente todos os dias no clube. E nas poucas vezes em que conversei com ele não me passou muita simpatia.

  7. Anísio FC said

    Durante sua carreira Marcos tomou várias atitudes que negam sua santidade, acho que Marcão atrapalhou-se sempre quando tentou parecer líder. Desde suas entregas públicas dos companheiros, até suas “brigas” em treinos, lembrem-se que Marcos tomou porrada do Muñoz, aquilo foi risível e ridículo.
    Ontem foi justamente expulso, seu único “mérito” foi não deixar-se possuir totalmente, freou o pé na hora do chute, que até foi dado com o pé errado – esquerdo, Marcos é destro -, ainda assim não se justifica sua agressãozona ou agressãozinha…
    O pênalti foi um exagero, foi um lance de ataques mútuos.

  8. Maurício Souza said

    Marcelo, na minha modesta opinião, acho que o Malaquias deixou o pé propositalmente no Marcos, que revidou. Logo, os dois deveriam ter sido expulsos, e eu daria falta para o Palmeiras, jamais pênalti para o Bragantino.

    No futebol profissional, a atitude do Marcos foi terrivelmente infantil; além de ser expulso justamente, pode pegar um gancho por agressão (embora duvide que ocorra). Agora, se fosse no meu rachão que jogo todo sábado… eu arrancava os dentes do Malaquias com requintes de crueldade!!

  9. Maurício Souza said

    Marcelo, olha só o que o Juca colocou no blog dele a respeito do Marcos:

    “O jogador Malaquias, do Bragantino, deu uma solada na barriga do goleiro Marcos.

    Uma coisa tão sem sentido que tirou Marcos do sério.

    Só que mesmo quando Marcos sai do sério ele não é capaz de agredir ninguém.

    E se limitou a dar um chega pra lá, com o pé, em Malaquias, que estava no chão.

    O árbitro Paulo César de Oliveira que não tinha marcado, como deveria, a falta no goleiro, não só deu pênalti contra o Palmeiras como ainda expulsou Marcos de campo.

    Um absurdo, uma incompreensão absoluta sobre as reações humanas.

    Porque esperar que Marcos, sempre vítima de contusões sérias, não esboçasse alguma reação é simplesmente desumano.

    E dizer, como certamente já tem gente dizendo, que se fosse com Fábio Costa ninguém o defenderia, é simplesmente não considerar que a biografia das pessoas serve exatamente para isso, para distinguir quem sempre tem comportamentos pacíficos de quem sempre tem comportamentos belicosos.

    E São Marcos merece ser tratado desse jeito, porque nada é mais injusto do que tratar igualmente os desiguais.”

    Fonte: http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2008-03-09_2008-03-15.html#2008_03-10_00_47_12-9991446-0

  10. JoaoBittar said

    Marcos eh mortal e sujeito a rompantes que nunca sao assim muito radicais e impressionantes por ele ser “gente muito boa”.

    Goleiros sao gente estranha mesmo. Estao em todas as listas de jogadores que mais vestiram as camisas de seus clubes. Fazem parte da literatura esportiva como personagens “noir”. Quase todos vao “ser gauche na vida..”.
    Nao fazem gols, a alegria do espetaculo, mas tomam e quando falham, sao a desgraca do torcedor.
    Oberdan citado pelo RubensLeme, tah fazendo politica no Palestra ateh hje aos 80 e tantos anos. A mistica de Barbosa em 50, os penaltis de Taffarel, que decidiu parar de jogar quando teve uma visao, numa parada para abastecer o carro na Italia! O Manga, que jogou ateh os 40 e tantos como o Carbajal, mexicano de paricipacoes em Copa, ou o RogerioCeni eh amado e detestado ( por nao saopaulinos) com uma intensidade inexplicavel. Gente estranha.
    Goleiros sao gente diferente. Sao boleiros “do contra” que jogam com a mao o jogo dos pes.

  11. Anísio FC said

    Maurício Souza disse: “se fosse no meu rachão que jogo todo sábado… eu arrancava os dentes do Malaquias com requintes de crueldade!!”:mrgreen:
    Um por um com um alicate enferrujado…

  12. Anísio FC said

    No blog do Juca coloquei o mesmo comentário que coloquei aqui…
    A santidade do Marcão é contestável, mas Juca adora esses santos, de vez em quando JK “descanoniza” uns desses, seus mais recentes “descanonizados” foram Pelé e a atual diretoria tricolor paulista.
    Não gosto muito desse lado do JK, até acho que essas beatificações Kfouristas são como jogadas de efeito, acho que é por termos muitos belzebus no esporte brazuca – os filhos da puta transbordam – é que faz com que JK seja tão maniqueísta.
    Ainda falta ao JK descobrir os lados malévolos, por exemplo, do Bernardinho e Ceni… Eu enxergo muitas contradições em ambos!

  13. JoaoBittar said

    Boa Anisio,
    exceto uma coisa,

    se vc. jah descobriu os lados malevolos do Ceni, “poderia estar divulgando-os” para gente entender direito. Especialmente nosotros saopaulinos. Muitos dos defeitos do Rogerio, pra quem nao eh saopaulino, sao motivos de orgulho pra nos. Eh um caso serio. Pode ser ( e deve ser ) irrelevante pra outros mas para torcida tricolor RC eh um Deus. Sao numeros incontestaveis.
    Eu resisti a admitir e RC demorou pra amadurecer, mas o tempo trabalha a favor dele. Pode reparar.

  14. Rubens Leme said

    João, falar mal de RC para vocês é como dizer que deus não existe para evangélicos. nesse ponto vocês são meio “imbecilizados”. Então é perder tempo. Como eu disse antes, vocês se merecem. E que fiquem juntos por toda a eternidade.

  15. Anísio FC said

    Como bem disse o Rubens, falar mal do RC é pecado, é heresia… Milly Lacombe que o diga.
    Tecnicamente acho que não é goleiro de seleção, detestei aquela campanha que se fez na imprensa paulista ano passado pela sua convocação, mas já disse que se fosse sãopaulino ligaria muito pouco pra isso, tanto quanto disse também que se fosse nobre, Ceni já teria acabado com esse papo de seleção há muito tempo.
    Rc não é propriamente um futuro empregado do IWL, mas tem uns repentes de desonestidade assustadores, nada que os outros goleiros não façam – fazem numa escala menor que RC -, pra um deus é muito!

  16. JoaoBittar said

    Anisio e Rubens,
    Francamente, como diria o Engenheiro, com aquele sotaque gaucho,

    Os argumentos alem MillyLacombe e a “campanha pela convocacao na imprensa”, ( que imagino; seria aquela: batendo recordes e pegando penaltis “adiantado” e salvando o SP quando precisamos dele, e jogando com os pes como ninguem.. ) sao argumentos bastante abstratos a meu ver.

    Dizer que saopaulinos e RC se merecem, o RL tem razao, eh um orgulho reciproco e coletivo. Ganhamos titulos juntos, muitos!
    E falar de honestidade do RC como o Anisio falou, eh heresia pra nos. Quando RC fala que eh saopaulino nos acreditamos piamente. Ele prova isso todos os dias ha 17 anos, 700 e tantas partidas, 75 gols.
    Se ele eh “desonesto” com o resto das torcidas, tenho dificuldades para entender como e porque e nao sei no que isso possa mudar o fato de ser honesto com a propria torcida. Com a sociedade em geral, ele nao eh menos honesto que vcs. ou eu. Concordam? Ou vcs. sabem de coisas que eu nao sei ?

    No mais, vcs. acham e tem todo direito de achar, que ele nao eh goleiro de selecao, que o Marcos eh muito melhor, o DiegoCavalieri dah de dez a zero e bom mesmo era o Zetti que veio do Palmeiras. e etc. Tudo isso que eu nao discordo, ateh porque vcs. devem saber o que eh melhor pro Palmeiras e cda um tem sua opiniao.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: