Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Dilema da arbitragem – 1

Posted by Marcelo Damato em domingo, 9 março 2008

A atitude de Guilherme Cereta, o árbitro de Santos x Noroeste, de voltar atrás em sua decisão e marcar um pênalti que realmente ocorreu – e que acabou decidindo o jogo – foi acertada?

Antes de responder “claro que sim”, pense no seguinte.

O que poderá acontecer com os jogos de futebol se os jogadores perceberem que os árbitros, mesmo com a melhor das intenções, estão suscetíveis a reclamações?

Se o jogo da Vila ficou parado cinco minutos nesse pênalti, quando ficaria numa arbitragem como a de Bragantino x Palmeiras?

E depois a Fifa proibiu o uso de recursos de vídeo nas arbitragens.

15 Respostas to “Dilema da arbitragem – 1”

  1. EmersonF said

    Acho que todo o esforço deve ser feito para reparar erros e injustiça dentro de campo. Portanto, sou a favor disto.

    Outro caso interessante foi o árbitro do jogo Corinthians x Guaratinguetá, que deu dois cartões amarelos ao jogador Magal e não mostrou o vermelho. Entrevistado pela Sportv, disse que percebeu o erro minutos depois. Pq então não expulsou o jogador mesmo depois de o lance ter acontecido?

    Emerson, claro que ele deveria ter acontecido. Mas dê uma lida no próximos posts. Os assuntos sobre arbitragem estão inesgotáveis neste final de semana. Eles extrapolam o jogo.

  2. Michael said

    nossa, esse é só o dilema 1 ainda…

    Marcelo, penso que ai está algo que não da pra ser legislado. Manter um erro é um erro mais grave ainda. Corrigir pode demonstrar fraqueza, como disse, todavia ainda é o mais certo a fazer: Antes a essência que as aparências. Basta ao árbitro ter pulso para levar o jogo depois…

    problema é que eles não sao lá muito autoconfiantes e bons… enfim

    Michael, quem é vivo sempre aparece! Estava sumido, hein? A minha preocupação não é nem com a seqüência da partida, mas com as demais partidas. Nos anos 70, havia árbitros que voltavam atrás e eu, garoto, adorava isso. Mas chegou um ponto que não tinha mais jogo. Até para marcar lateral, tinha conferência. O jogo ficava tanto tempo parado que mais um pouco acabariam pondo 23 cadeiras em campo para o pessoal não ficar com varize.

  3. Anísio FC said

    No caso do juiz do jogo do Corinthians é fácil perceber que se percebesse que era o mesmo jogador nem cartão daria, o primeiro cartão foi um exagero e o 2° poderia ser evitado também.

    Não acho que tenham sido exagerados, Anísio, como não os foram os do Bóvio.

  4. Anísio FC said

    Sinceramente não sei bem o que pensar no caso do jogo do Santos, gostaria de ver um técnico marcar um desses pra um time visitante pequeno!

    Concordo contigo, Anísio, embora essa seja outra questão. Mas se os árbitros forem consultar os jogadores antes de dar a decisão, aonde o futebol vai parar?

  5. JoaoBittar said

    De fato, concordo com o espirito do post.

    Por mais justo que seja, como parece ser o caso, estarah se abrindo um precedente “sem precedentes” na arbitragem mundial. Bastarah alguem convencer o bandeira (que neste caso especifico, parece que nao viu o lance) que o time da casa foi injusticado pelo juiz porque angulo de visao do lance etc e pronto, o caos vai montar shopping com praca de alimentacao nos estadios ( mais ainda nos que tem alambrados proximos do bandeirinha ) .

    Por falar em estadios, a VilaBelmiro eh ideal para essa nova modalidade de arbitragem com DELAY. Lah isso vai virar DeLei!
    Outro dia um diretor do Santos acusou o juiz da partida de estar com o umbigo inflamado, foi suspenso por 240 dias pelo TJD-SP, mas criou um novo tipo de pressao nos homens ( e mulheres ) do apito.

  6. Marcos Roberto dos Santos said

    PALHAÇADA NO APITO:
    Todo mundo sabe que juiz e bandeirinha sofrem. Mas na noite deste domingo, o auxiliar Edvanio Ferreira Duarte reagiu de maneira no mínimo diferente quando foi provocado pela torcida santista na Vila Belmiro. Ele resolveu dar uma dançadinha para a galera. Assista ao vídeo no site http://www.globo.com!

  7. Michael said

    Também senti saudades, Marcelo hehe.

    Haha, jogo de comadre hein, literalmente. Mas, conferencias mesmo com recursos eletronicos devem ocorrer. Tiro isso mesmo do Futebol Americano, onde isso ja ocorre, e é normal ter paralizacao e tal, algumas até patrocinadas hehe.

  8. JoaoBittar said

    O video postado pelo Marcos eh revelador.
    Pelo visto foi o bandeirinha que avisou o juiz do penalti e que segundo deduzi nao tinha um angulo bom para ver o tal lance.
    Nao entendi se foi antes ou depois do penalti.
    Mas o video prova que o Edvanio tavabem preocupado com a torcida santista gritando a 90 centimetros da sua orelha.

  9. Rubens Leme said

    Eu acho que quanto mais recursos eletrônicos se usa mais a arbitragem fica grotesca. Esse ponto eletrônico usado pelos juízes é uma piada. E há um porém: desde o episódio Edílson a arbitragem virou desculpa pra tudo, inclusive defeitos táticos dos times. É um massacre em cima dos juízes.

    Em minha modesta opinião, seria melhor que algumas coisas deixassem de ser usadas. Os juízes, na maioria das vezes, são fracos, frágeis em termos emocionais e confundem, muitas vezes, rigor com truculência.

    A arbitragem atravessa seu momento mais negro e não vejo solução alguma.

  10. Pedro-Goiania-GO said

    O penalty foi marcado porque o bandeira foi pressionado violentamente pelos jogadores do Santos. Se fosse do outro lado Ele voltaria atraz tambem?

  11. Rubens Leme said

    Queria completar meu pensamento dizendo que quando se dá importância demais ao presidente da comissão de arbitragem é porque há algo de errado. Daqui a pouco jornais e rádio colocarão setoristas do “Coronel Marinho”, para o entrevistarem no dia seguinte a cada rodada. É dose!

    Se fala muito pouco de futebol e muito do extra-campo. Erros de juízes sempre aconteceram aos montes e esse tema muitas vezes desvia o foco de assuntos mais relevantes.

  12. JoaoBittar said

    Eh isso RubensLeme, tb acho.

    Especialmente quando seu time goleia brilhantemente. Quando perde ou empata ou ganha com ajudinha, eh aquele chororo chato de arbitragem, que ao fim e ao cabo eh ruim ( e boa ) pra todo mundo e todo lado ( de time grande , claro…).

  13. Rubens Leme said

    Mas eu não costumo reclamar de arbitragem João, a não que seja algo vergonhoso.

    Prefiro analisar a parte tática e técnica do jogo. O Palmeiras matou ontem dois tabus – não vencia o Braga lá pelo Paulista desde 1966 e desde 1995 contando todos os torneios – e conseguiu virar um jogo, coisa raríssima ultimamente. Cansei de ver o time tomar 1×0 e entrar em parafuso.

  14. geraldo c araujo said

    Se o bandeira viu o jogador do Noroeste pôr a mão na bola, deveria ter agitado a bandeira e comunicado o fato ao árbitro; além disto, não deveria correr para o centro do campo, e sim permenecer parado, com a bandeira elevada. Na hora do lance, mesmo antes do replay, fiquei com a impressão de que a bola havia sido interceptada com a mão. Não observei na hora o comportamento do assistente; mas se ele não procedeu de acordo com as normas de arbitragem, o que fica é a certeza de que ele se intimidou com a pressão dos santistas e da arquibancada.

  15. JoaoBittar said

    Rubens,

    Espero que isso possa “secar” o Palmeiras, hehehe, mas tirante as lambancas do horroroso PCO, mesmo que ele tenha beneficiado mais o Palestra, ficou explicito que o time luxemburguiano tah numa ascendente clarissima e jogando o melhor futebol do Paulistinha. Tah dando liga sim.
    Mais do que isso e animador pra vcs. palestrinos, eh que a coisa pode engrenar ainda mais pois o potencial eh alto e parece ser um elenco muito transversal , como dizem na Italia, abrangente e cheio de boas alternativas. Denilson virrouuma delas, imagine. A fase tah muito boa.
    Nao estava ironizando quando disse “brilhantemente” acima. Muito menos no resto do comentario, apesar de parecer um pouco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: