Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Terremoto no Fluminense

Posted by Marcelo Damato em segunda-feira, 10 março 2008

O jornal “Extra”, do Rio, mostra que o Fluminense mantém há muitos anos contas secretas para evitar que parte do dinheiro seja usado para o pagamento de dívidas trabalhistas já julgadas.

O assunto já chegou a ser discutido em reunião do Conselho Deliberativo, do Fluminense, logo é do conhecimento de dezenas de pessoas.

A investigação que leva a isso começou de forma quase casual. Em dezembro o comissário de bordo Daniel Pereira de Jesus, de 22 anos, morreu após cair de um apartamento de um hotel em Copacabana. Investigando se a morte havia sido acidental, um suicídio ou homicídio, a polícia descobriu um fundo falso em seu laptop. Nele havia documentos.

Esses documentos mostraram um suposto esquema fraudulento, operando por meio de sete contas do Banco Rural, com o objetivo de evitar cobranças. Entre os documentos estavam extratos bancários, demonstrativos financeiros, requisições de cheques administrativos e mandados de penhora expedidos por juízes trabalhistas.

Esse esquema teria funcionado entre 1999 e 2003, quando o presidente era David Fischel e supostamente contava com a colaboração de vários funcionários do banco e talvez de diretores.

Mais tarde surgiram indícios de que o suposto esquema continuou a ser feito, de outra forma, por meio da conta do conselheiro Roberto Guimarães, vice-presidente social. Guimarães admite a prática. Diz que já faz isso há alguns anos, para o clube não pagar as dívidas trabalhistas.

O vice-presidente de Finanças, Carlos Henrique Ferreira, também confirmou a conta paralela, mas afirma que todo o dinheiro entra na contabilidade do clube – como é que a investigação quer saber.

Na reunião do Conselho Deliberativo, em julho, um conselheiro criticou a prática e defendeu o fim imediato dela, mas não conseguiu nem colocar a proposta em votação.

19 Respostas to “Terremoto no Fluminense”

  1. O Fluminense é uma farsa. Um clube que comemorou com champanhe uma virada de mesa não pode ser sério. Sempre dizia que pagava em dia os salários, mas na verdade quem o fazia era a Unimed, e para alguns jogadores apenas. O clube prefere ignorar a vergonha que foi a subida para a primeira-divisão na Copa JH e vem com discursinho que é moderno, que é exemplo. O pior, Marcelo, na boa, é que boa parte da imprensa compra esse barulho.

    Vasco e Flamengo todos sabemos que são caóticos. O Flu tenta esconder. Não sei o que é pior, se é o clube ou o Palácio do Governo ao lado.

    Calma Lucas, não confunda o clube com seus dirigentes. O Fluminense é um grande clube, seus dirigentes é que merecem críticas. Esta é uma idéia que não pode nunca ser esquecida. Quando se criticam os dirigentes, numa grande parte das vezes se busca o bem do clube. Se comprovadas as denúncias, os dirigentes do Fluminense devem ser punidos. E o clube, obviamente tem que honrar seus compromissos. Se houver novos diretores e eles forem sérios, irão processar os antigos para recuperar o dinheiro que tiver sido desviado. Contra a “má administração de boa fé” eu defendo que todo clube a cada ano apresente uma proposta orçamentária ao conselho e ao conselho da Liga (CBF ou Ministério), com base na expectativa de receita. Se estourar, os diretores têm que cobrir o buraco.

  2. Claro, claro, Marcelo. Nunca diminuiria ou atacaria o Flu como clube. Mas como não posso colocar o nome de dirigente, sob pena de fazer um texto enorme, fica o Flu como um apanhado geral. E isso vale pros demais clubes.

    Quando digo “o clube-de-tal é isso ou aquilo”, o recado é pra quem toca. Inclusive no Vasco, por mais que o Eurico faça questão de dizer que ele e clube são um só.

  3. Renato de Almeida Verde said

    Se TODOS os clubes fossem empresas, seriam passsíveis de auditoria do governo (Banco Central e Receita Federal). Por isso alguns dirigentes (como Eurico Miranda do Vasco) não querem de jeito nenhum que isto aconteça. Mas e a dívida com a CEDAE alguem sabe dizer?

  4. pedro martins said

    tomara que a policia leve essa investigação até o final e puna esses dirigentes ridiculos , só para lembrar o horcades foi eleito com o apoio do fichel , cade os 7 milhões de euros da venda dos gemeos ? se investigarem vão achar mais coisas . claro que agora vão surgir blogueiros dizendo que o flu é o unico que faz isso e é o culpado de todos os maus do futebol brasileiro.

  5. JoaoBittar said

    Estamos falando do Fluminense Football Club ou da Flunimed ?

    Do Fluminense, João. Aparentemente, a Unimed nada tem a ver com isso (até porque em 1999, eles nem estavam no clube).

  6. EmersonF said

    O Fluminense é aquele time que subiu graças à canetada dois dirigentes?

  7. JoaoBittar said

    o EmersonF,

    tinha certeza que vc. era da ZL ou da Vila Mariana e ahi vc. vem com esse “dois” do simpatico ClaudioUchoa do SporTv. ?
    hehehehe

    falando serio:
    eh muita tramoia. se comecar a escarafunchar pelos clubes do meu Pais, ai meu Deus, que medo! Pode acabar o futebol brasileiro.
    Menos mal que isso tah aparecendo e poderah ser julgado e ao condenar os responsaveis, se fazer justica.
    Menos mal que o Corinthians passa por um processo de depuracao e Dualibs correm riscos que nunca correram ( daqui a pouco repito ele hehehe) antes. Cadeia ao que parece.
    Em muitas partes do mundo dirigentes usaram o futebol e os clubes que amamos para dar golpes na praca. Inumeros paises.

    Tenho um sentimento duplo: o de ser enganado e o de ter esperanca que daqui pra frente melhore.

    Sente o mesmo que eu, João. Mas sempre sou a favor das notícias, mesmo que sejam más notícias. Só dá para resolver um problema se o conhecermos.

  8. Rubens Leme said

    é aquilo que falo: os dirigentes de hoje deveriam receber uma sessão dupla, quicá tripla, com a filmes, leituras de livros e antigos recortes de jornais para saber como foi construído cada time, suas dificuldades, suas lutas. Quem sabe assim se sensibilizariam e não destruiriam o patrimônio de milhões de pessoas.

    Isso sem dúvida, Rubens. Tanto os dirigentes, quanto os jogadores Fico impressionado com a falta de cultura esportiva dos jogadores das divisões de base. Os clubes deveriam investir na cultura dos garotos. Isso só vai ajudar. Transparência e educação, em princípio, nunca é ruim

  9. JoaoBittar said

    Que visao romantica da catastrofe!
    Nao sei se soh questao de informacao nao, Rubens.

    Serah que o Eurico nao conhece a historia do Vasco? Ele tah lah, ha tanto tempo que deve conhecer pessoalmente inclusive o proprio Almirante.
    Esse pessoal denunciado do Flu, conhecia a historia do clube das Laranjeiras o suficiente ateh para ser usado como ultimo argumento e justificar o jeitinho que estava se dando, “por amor ao clube”.
    Acho que o problemao maior e geral e que atinge o futebol como qq. outro setor, chama-se Impunidade.
    As torcidas e o patrimonio dos clubes sao vitimas dela.

  10. EmersonF said

    João,
    O “dois” é erro de digitação mesmo. Sou do Jaçanã, terra do trem das 11.

  11. Rubens Leme said

    João, é claro que isso não irá interferir, mas talvez possa botar um pouco de dor na consciência do cidadão. Claro que Euricos, Mustafás, Dualib e outros não tem aí pro gato, mas há que se ter respeito. Acho que uma boa cadeia em dois ou três, mas cadeia mesmo, moralizaria essa draga.

    E concordo com o Marcelo sobre a falta de cultura dos jogadores da categoria de base. Mas isso tb é gritante no time principal. Alguns anos atrás, a algum desses meia-bocas foi perguntado o que achava de usar a 10 do Ademir da Guia. O jogador olhou pro repórter e disse “Ademir? quem é esse?”…

    Quase foi defenestrado ali mesmo.

    Meus Deus, Rubens, essa eu não sabia, hehehe

  12. Rubens Leme said

    Só pra completar meu pensamento: em 1993 quando Edílson chegou ao time, lhe foi perguntado como seria jogar com a 10 de Ademir da Guia. “tenho certeza que posso dar as mesmas alegrias ao time do que o Ademir, que não conheço.”

    A declaração dele fez Juarez Soares defender o Palmeiras na TV. Deve ter sido a última vez que o China fez isso, porque depois escancarou seu amor pelo Timão, especialmente após a final.

    Mas, Rubens, o Edílson não pode ter dito que não conhecia o Ademir pessoalmente?

  13. Rubens Leme said

    Ele falou de um jeito que queria dizer algo como “vou ser melhor que esse Ademir aí…”

    Ele não tinha noção mesmo de quem era Ademir. O Edmundo admitiu tb que quando chegou ao Palmeiras conhecia nada do time ou da história. “Para mim camisas 10 eram o Zico e o Roberto Dinamite. Eu nunca via o campeonato paulista. Só conhecia o Sócrates por causa da Copa”. Ele confessou isso em uma entrevista em 1995, um pouco antes de sair, me recordo até hoje. Foi uma matéria de 1 hora, ao vivo, na Band AM.

    E o Edílson pisou na bola mesmo.

  14. Rubens Leme said

    Aliás, me lembro de duas mancadas ainda mais incríveis.

    A primeira aconteceu quando o Palmeiras trouxe em 1996 aquele centroavante Reinaldo, ex-Atlético-MG e que estava no Parma. Ele tinha brilhado no Brasileiro de 1994 pelo Galo. Quando chegou ao Palmeiras, disse “eu estou feliz de estar aqui, mas queria mesmo era ter ido pro Corinthians”. Quase foi linchado. Fez uns poucos jogos e realizou seu sonho de vida.

    A segunda foi quando o Amoroso chamou recentemente o Corinthians de Corinthians Futebol Clube.

  15. Rubens Leme said

    O sonho de vida foi jogar depois no Corinthians. E não ser quase linchado… que fique bem entendido.

  16. Renato de Almeida Verde said

    bem cultural… é essa é boa ..entendi. Em quem? explica aí…

  17. Os dirigentes do Barcelona, antes de tomarem posse, depositam uma nota violenta que fica como um seguro, uma caução.

    Infelizmente não consigo recordar os valores – o total e o valor por diretor -, mas sei que é assombrosamente alto.

    Seria interessante ver tal prática instituída no Brasil.

  18. Renato de Almeida Verde said

    O que esse cara aí de cima tá falando? Num entendi patacas.

  19. Felipe Lima said

    Clubes cariocas envolvidos com problemas financeiros.. Nenhuma novidade. Futebol carioca FALIU a muito tempo. FATO!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: