Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Anote no caderninho – 8

Posted by Marcelo Damato em quarta-feira, 12 março 2008

“Olimpíada é importante, mas futebol resume-se à Copa do Mundo. Prioridade é a principal, a Copa”

Dunga, técnico da seleção, dizendo por que não fará preparação específica para os Jogos Olímpicos.

18 Respostas to “Anote no caderninho – 8”

  1. Michael said

    Não é de todo mentira.

    Mas depois não venha com demagogia sobre a olímpiada e o que vierem a conquistar ou não nela.

  2. Pedro-Goiania-GO said

    Mais um equivoco do Sr. Dunga (fantoche da CBF e empresarios) . Olimpiada é o unico titulo que o Brasil ainda nao tem no Futebol. Copa já ganhamos 5 vezes.

    Mas, Pedro, você prefere ganhar Olimpíadas ou Copa do Mundo?

  3. Rubens Leme said

    É apenas mais um constatação de que a CBF jamais teve um trabalho de planejamento médio e curto prazo para alguma competição que não envolva a seleção principal.

    Com certeza já estão prevendo dificuldades em conseguir a liberação de atletas acima dos 23 anos com os clubes europeus e começaram a copiar a “tática palmeirense” (nas palavras de João Bittar) de criticar e reclamar antes e o que vier é lucro.

    Mas tenho certeza que esperam vencer Olimpíada da mesma maneira que venceram a última Copa América. Leva-se um time mediano e apostam que a “mística da amarelinha” resolva tudo. Mas não foi bem assim em 84, 88, 96 e 2000…

    Você não quis dizer médio e longo prazo, Rubens?

  4. Maurício said

    Existem dois aspectos, primeiro o Ricardo Teixeira “ordenou”, que a eliminatórias são prioridade absoluta. Os dois próximos jogos são contra o Paraguai e Argentina, que estão na nossa frente. Segundo os clubes europeus já informaram, que não vão liberar seus jogadores para as Olimpiadas e não só os acima de 23 anos. O Leonardo do Milan, já avisou, que nem pense na liberação do Kaká e do Pato. Nos outros grandes vai ser a mesma coisa e nos pequenos devem aproveitar a ocasião e cobrar a CBF pela liberação. Tudo indica que o Brasil terá um time bem caseiro, sem os principais craques (sub-23), que jogam na Europa. É preciso lembrar, que as Olimpiadas não fazem parte do calendário FIFA.

  5. JoaoBittar said

    Esquizofrenia eh elogio, o maniqueismo eh tosco, o “disfarce” caiu e a ilusao evaporou.

    Mas afinal… Porque convocar os “olimpicos” ?

    a) fingir que dah importancia pras Olimpiadas
    b) agradar a Globo
    c) encher o saco dos clubes e arrumar encrenca sem precisar.
    d) renovar (que ele nao tem coragem de bancar sem dizer que eh experiencia ) sem chamar a “atencao”.
    e) crise de relacionamento entre Dunga e RT.
    f) falta de planejamento ateh pro proximo fimdesemana, que se dizer pro mes, pro semestre e etc..
    g) Palhacada simples.
    h) Palhacada sofisticada.

  6. Onofri said

    Marcelo, como é que alguém com uma visão tão estreita pode ser “professor” da seleção brasileira de futebor? Eu penso que esse senhor não entendeu ainda a importância disso. Muito embora eu acredite que o povão tá de saco cheio. Lembro-me que na Copa do Mundo as ruas não estavam tão enfeitadas e ninguém deu muita bola para a eliminação brazuca.
    Agora, se é para pensar estreito, ele se equivocou mesmo. Futebol não é a Copa do Mundo, que não passa de um balcão de negócios. Futebol é a Liga dos Campeões da Europa…

    Também discordo do Dunga em alguns aspectos, Onofri. Como discordaria de qualquer técnico na seleção. Acho que devemos ter calma nas críticas, afinal, até o momento, os resultados têm aparecido. Quanto à frase, realmente foi infeliz.

  7. JoaoBittar said

    Boa Onofri! Muito bom.

  8. mh said

    A frase do Dunga vem da boca do Ricardão. Esporte não é importante. Dinheiro, sim!

  9. Rubens Leme said

    Médio e longo é demais para a CBF. nem curto eles conseguem, Marcelo.

  10. debico said

    A frase é infeliz, mas não devemos levar tão ao pé da letra. Não sou fã de Dunga, não o acho capacitado para o cargo, mas certamente ele não deu de ombros para os Jogos Olímpicos. Entre os dois torneios, claro que a Copa interessa mais a todo mundo (talvez menos para Ricardo Teixeira, que poderia dizer que ganhou TUDO em seu mandato eterno). Ele pisou na bola, mas não é pra tanto.

  11. Anísio FC said

    O Dunga acredita…
    Acredita no que diz, no que ouve do Teixeira e, pior, acredita que chega à Copa do Mundo.
    Façamos de conta que sua ida à Copa do Mundo não depende de um grande papel na Olímpiada, Leão caiu por ir mal em uma Copa das Confederações…

  12. Veremos se essa prioridade secundária não vai custar algum cargo no final.

  13. Engraçado o Onofri falar de um cara que nunca recusou servir à Seleção sobre entender ou não “a importância disso”. Quem entende é o Ronaldinho Gaúcho, tão preocupado com a Seleção…

    Eu sou povo e não to de saco cheio. Pela primeira vez eu vejo uma Seleção que manda pro banco neguinho que só jogar com nome. Vejo uma Seleção que diz não pro Rogério Ceni só porque ele jogava num time com zaga ótima e juízes a favor. Esse ano continua o melhorzão? bato palmas pro Dunga como bati pro Felipão, quando ele mandou Romário à merda.

    Técnico tem que ter personalidade e o experiente Parreira não tinha culhão pra barrar medalhão. Deu no que deu.

    Todo mundo achava que daria Argentina na Copa América. Agora já sacramentaram que vamos perder o ouro. Alguém quer valer uma apostinha, já que estão tão seguros que não ganharemos?

    Marcelo, eis aí minha previsão. Vou te mandar por e-mail.

  14. nelson jr Uberlândia said

    Mas bueno tchê. tens toda razão. Muito bem rebuscada a tua prosa Dunga. E tu tens sangue farrapo. Mas, lembra-te, se não tiveres sucesso nas Olimpíadas – medalha de ouro que o país anseia – necas de pitibiribas de copa do mundo pra ti meu guapo.
    Filipão e outros, estão na espreita.

  15. JoaoBittar said

    O Lucas,

    juizes a favor ( do RC ) eh forte demais.

  16. brandão said

    Marcelo,uma perguntinha,prá ti e também para os leitores do blog,não relacionado ao post,mas que tem a ver com o “etérnos”.O que aconteceria se o governo brasileiro fizesse intervenção nas federações de futebol e de esportes ,voley,basquetes etc..exigindo eleições a cada quatro anos,como fez a Espanha ?É certo que a Fifa ameaçaria tirar o Brasil do seu quadros,e também das competições internacionais por um determinado tempo,mas não seria melhor se acontecesse ? nosso clubes poderiam formar uma liga independente e mais forte e nossos craques ficariam por aqui ( aliás,independente até da cbf,se quissessem).Eu não acredito que a fifa,mexeria com o Brasil apesar das ameaças,afinal de contas,ainda somos um chamariz no futebol mundial,ou não?
    abraços

  17. “e nossos craques ficariam por aqui”

    Brandão, não sei onde você vive ou trabalha, por isso vou apenas falar em hipótese, ok?

    Imaginamos que você trabalhe numa empresa boa de informática, como analista de sistemas, um bom analista, diga-se, e recebe uma proposta de uma empresa americana, séria e competitiva no mercado, para ganhar absurdamente mais e trabalhar no primeiro mundo da tecnologia. Você vai?

    Troque “empresa de informática” por clube brasileiro e “empresa americana” por clube europeu. O jogador tem o direito de trabalhar onde quiser. Fez 18 anos, é dono do seu nariz. Da mesma forma que eu não gostaria que alguém me impusesse uma corrente de ferro me prendendo a um trabalho, não posso pedir o mesmo do jogador, só porque ele vai desfalcar meu time.

    “Ah mas os caras tão indo pra Ucrânia”. Aí é problema dele que é orientado por picaretas. Mas continua sendo escolha do jogador, burro ou não.

  18. brandão said

    Lucas Dantas,e por acaso,do jeito que está não é a mesma coisa ?
    Acredito eu que,mesmo que esses jogadores saiam,uma liga independende seria melhor e mais forte,uma liga forte,independende nas negociaçõe,teria um melhor poder aquisitivo, não foi assim que os clubes ingleses fizeram?
    só não entendi o fato de onde eu viver ou trabalhar,tem a ver com meu comentário acima,foi apenas uma pergunta.

    abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: