Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

O enigma do Saci

Posted by Marcelo Damato em quarta-feira, 12 março 2008

Após o enigma do “molusco” Acosta, é a vez do engima do “Saci”.

O novo lateral-esquerdo do Corinthians estava no Itumbiara e tem no currículo um rebaixamento para a Série C com o Remo.

Antonio Carlos Zago não havia demonstrado interesse no jogador quando oferecido, durante a estréia do Corinthians na Copa do Brasil. O que o fez mudar de idéia?

Para quem estava pensando em Mineiro…

29 Respostas to “O enigma do Saci”

  1. Gustavo Oliveira said

    Dizem que ele chuta com uma perna só. Mas acho que ele cairia melhor no internacional.

  2. Maurício said

    E o Jancarlos, que preferiu ir para o São Paulo hein!!

  3. Renato de Almeida Verde said

    Ué mas o Curínthians num tinha o maió paitrocínio do País? Daqui vão contratar o “SÏTIO DO PICA PAU AMARELO” inteiro.

    Quem sabe o Pedrinho não vem no meio do ano, Renato? hehe.

  4. davidoff said

    Pelo visto, é o que sobrou no mercado e a carência na posição fez cair os níveis de exigência da diretoria, talvez exageradamente. Se bem que depois de Vampeta e Gamarra, não julgo novas contratações apenas pelos nomes esquisitos.

    Outra coisa que é preciso lembrar, Davidoff, é que o Corinthians tem 95 milhões de dívida. O clube tem que gerar um bom superávit para começar a diminuir essa montanha.

  5. Alessandro said

    Nossa amigos, juro pra vocês eu não consigo entender algumas contratações que nosso timão faz, Heverton, Bóvio, Herrera, Lima só pra falar de alguns, mais novos se for falar lá atras não caberá aqui, é muita burrada, agora me aparecem com esse tal de Saci, estão de brincadeira, agora esse jancarlos ai já vai tarde, estavam tratando esse cara como se fosse o melhor lateral do mundo, não está com essa bola toda não, aposto que ficará na reserva eterna do são paulo. bom azar pra ele.

    Você esqueceu do Rafinha, Alessandro! Aquele que veio do São Bernardo. Mais uma coisa: evite usar apelidos ofensivos e xingamentos nos comentários.

  6. Onofri said

    Pôxa! Renato, você foi mais rápido na tirada. Eu ai comentar que se o Brother Menezes caísse, viria o Cuca…
    Realmente é um mistério da vida. O Sugismundo Acosta saiu do Brasileirão cobiçado e tá no curintia meio cansado…
    Eu nunca ouvi falar do tal Jancarlos… e ele será agora mais um dos 898 laterais direitos do timeco do morumbi..

    Nem me lembrei do Cuca, Onofri. hehe. Quanto ao Jancarlos, ele começou no Fluminense em 2001 e passou uma temporada no Juventude, em 2004, onde se destacou. No ano seguinte, o Furacão levou ele para a Baixada. E realmente, o São Paulo está com muita opção na direita, apesar de um elenco enxuto. Joílson, Reasco, Zé Luís, Rafael e agora o Jancarlos.

  7. wilbor said

    É, esse novo lateral vai ter dificuldades com esse nome… exemplos não faltam, como o Preá do Palmeiras!

    Marcelo, motivado por você e vendo as possibilidades que o WordPress permite, criei coragem e montei meu blog. Por isso meu antigo “nome”, Maurício Souza, deve ser substituído automaticamente pelo nome do meu blog, Wilbor.

    Aproveito para fazer o convite de visitar meu endereço: http://wilbor.wordpress.com/

    Ainda está em fase de testes, mas logo logo coloco um link para seu blog!

    Um abraço!

    Você é quem sabe como devo lhe chamar, wilbor. Se quiser, podemos continuar lhe chamando de Maurício. Espero que tenha sucesso com o blog e entrarei para dar uma olhada.

  8. Rica said

    Será que se misturar essa cambada de laterais direitos do São Paulo dá meio Cicinho?

    Depende do Cicinho, Rica. Lembre que no Atlético e no Botafogo ele não foi muito bem.

  9. Alessandro said

    Olá não entendi porque vc disse pra mim evitar de usar apelidos e xingamentos nos comentários? Não usei nenhum, qual seria? que realmente não sei qual?

    Você havia utilizado o apelido dado pelo Vampeta ao São Paulo, Alessandro. Mudei e coloquei o nome do clube.

  10. wilbor said

    Marcelo, provavelmente aparecerei aqui como wilbor, já que foi o nome que escolhi para meu blog. Como pretendo postar diariamente, fica mais difícil ficar logando e deslogando toda hora…

    Em todos os casos, pode me chamar como quiser, hehehe!

    Um abraço, aguardo sua visita e a dos demais amigos do blog!

    OK, Wilbor, seja bem-vindo Maurício, hehehe.

  11. Alessandro said

    Ah desculpe MArcelo, vc tem razão, essa foi boa hein pra não falar o apelido, vc disse apelido dado pelo vampeta ao São Paulo, gostei vou usar essa por ai, pra não dizer o apelido.
    Um abraço.

  12. Anísio FC said

    O Leandro sabia que o amigo da posição já viria pro Corinthians, tanto que o homenageou no gol que fez contra o Bragantino.
    Err… Alguém conhece o Wellington Saci?

  13. Cesar Augusto said

    Eu não sei se o Saci vingará no Corinthians, mas, particularmente, gosto deste tipo de contratação, pois ninguém tem nada a perder. O clube aposta num atleta desconhecido a custo baixo. E o jogador tem a chance da vida ao jogar no Sport Club Corinthians Paulista.

    E, cá entre nós, para o objetivo maior do ano, a Série B, contratações como a do Saci estão de bom tamanho, afinal não é necessário gastar tanto para subir para a Série A, em 2009.

    Assino embaixo, César. O Corinthians só não sobe neste ano se acontecer uma megacatástrofe.

  14. Gustavo Oliveira said

    Levando ao pé da letra Marcelo, o Vampeta só divulgou o apelido que o São Paulo já tinha fazia tempo.
    Quanto ao Jancarlos pra mim é tão obscuro quanto o Saci porque nunca vi nenhum dos dois jogando, pelo menos não me lembro. Mas a julgar pelo histórico de contratações do São Paulo não vai dar certo. E seguindo o mesmo critério, o Saci vai dar mais errado ainda… Mas quem sabe de vez em quando uma exceção foge à regra.

    Você tem meia razão no apelido, Gustavo. O Vampeta não o inventou, mas o popularizou. E o Saci é muito menos conhecido do que o Jancarlos. Mas se a sua “única” perna for a boa, o Corinthians tem chance de ter feito um bom negócio, hehe. Falando sério. Não sou contra esse tipo de contratação, desde que o preço e a idade sejam bem baixos. E o Corinthians, na situação em que está, não pode gastar demais. O Corinthians não tem necessidade de fazer um grande time em 2008.

  15. Renato de Almeida Verde said

    É a coisa tá feia no Timão, se de FRENTE já tá dificir imagiane ACOSTA?

  16. JOSE said

    Lá vão os palmeirenses tirar sarro do Coringão.
    Também com esse nome…….

  17. Nicolas said

    Marcelo, tem certeza desse Rafael como lateral-direito do São Paulo? Não seria o Éder, que teria vindo do Noroeste? De qualquer forma, seriam 4 jogadores para a posição (com o Zé Luís improvisado). E considerei bom o desempenho do Zé Luís na posição.O que a imprensa diria se o Corinthians contratasse tantos para a mesma posição? No mínimo, falta de planejamento.
    Gosto dessas apostas em jogadores relativamente desconhecidos. Se vingarem umas poucas,o retorno estará assegurado.E os jogadores conhecidos já estão supervalorizados. O Thiago Neves estava no Paraná sem estar tão cotado e é visto como grande jogador no momento.

    Não estava falando do São Paulo, Nicolas, mas do Corinthians. E depois, percebi que me enganei sobre a origem do Rafinha. O do São Bernardo era meia e foi para o Cruzeiro.

  18. Nicolas said

    Acabei de ver referências a esse jogador Rafael em outros sítios.Mas não encontrei este jogador no sítio do São Paulo,em sua seção do elenco.

    Não tinha visto esse comentário, Nicolas. A resposta está acima.

  19. JoaoBittar said

    Gustavo,

    O Jancarlos não é desconhecido como o Saci. O fato do Corinthians e o Santos estarem atrás dele , prova isso. Fez um bom BR-07 e já é rodado.

    Agora , me desculpe, mas esse seu papo do Vampeta “só divulgou o apelido” é uma tremenda cascata (moro em SãoPaulo desde que nasci há muitas décadas e o máximo que ouvia é “pó de arroz” por ser tricolor como o Flu ) é , já que vc. tocou no assunto, diria que é uma prova mais do que cabal de infantilidade invejosa do Vampeta que se referiu depois ao Goias, muito organizado como “os bambi do cerrado ( sic )” quando foi procurar trabalho em Goiania.

    Alias, esse negócio de chamar de bambi passou a ser um dos mais importantes e consistentes argumentos que CERTOS torcedores adversários usam prá falar mal do Tricolor. E haja “argumentos” prá curar a dor de cotovelo de ver o rival vencer Libertadores e Mundiais enquanto se faz aquela parceria com delinquentes internacionais e caiu prá Segundona ou aquele outro, que não ganha nada faz tempo.
    É compreensivel ouvir isso. Chato e emburrecedor, mas compreensivel.

    Com certeza existe muito mais gay corinthiano, já que a massa alvinegra é maior que a tricolor. Fizeram uma pesquisa na parada gay e o Corinthians, que ganha em qq. pesquisa de torcidas em SP, ganhou mais essa ( o que não quer dizer nada mesmo ) e apesar das aparências o personagem gay de Disney não é o Bambi mas um gambá e isso não tem a menor importância, de fato.
    Só prá constar.

  20. nelson jr Uberlândia said

    Marcelo o Saci já apareceu,kkkk. Faltam os outros seres da mata como, por exemplo: Caipora, Curupira, Mula sem Cabeça, o Boto Cor de Rosa, o Lobisomem, o Boitatá…

    Hehehe, Nélson. Mas mulas, com e sem cabeça, não são muito raras no futebol.

  21. Gustavo Oliveira said

    JoaoBittar, me desculpe você, mas eu morei em São Paulo desde que nasci até os 29 anos (hoje tenho 32), 18 anos em São José do Rio Preto e depois na capital. Eu chamo o São Paulo desse jeito pra sacanear meus amigos desde muito antes do Vampeta, popularisar o termo. Ninguém me contou não, a galera do colégio e da faculdade fazia isso, talvez você não tenha ouvido antes por não ser o tipo de coisa do seu meio ou faixa etaria. Alias quando ele disse isso perguntaram “por que b****?” ele respondeu, “é como nossa torcida chama eles”. Quem frequentava estádio sabe disso. Do mesmo jeito que há muito os são paulinos e palmeirenses nos chamam de gamba, e pra mim tudo isso é normal essas provocações fazem parte da cultura do futebol.

  22. Gustavo Oliveira said

    Sobre o Jancarlos ser menos desconhecido que o Saci, concordo que no meio do futebol ele seja mais conhecido, e também tenha um currículo bem melhor. O que eu quis dizer é que pra mim, que nunca reparei nele, é tão desconhecido quanto.

  23. JoaoBittar said

    Gustavo,
    sinceridade? nao aceito essa brincadeira. Eu e nenhum saopaulino que conheco e conheco muitos , claro.
    quando brincam ou xingam, dependendo da otica, com isso, sabem que estao irritando e ofendendo qq. saopaulino.

    quantos aos apelidos, o do Palmeiras ( segundo a lenda nascido de uma negativa alviverde a um pedido Corinthiano para inscrever jogador que substituiria outro morto em acidente ) que eles assumiram e eh de fato simpatico, a meu ver. Nao chamo nenhum amigo palmeirense assim, nao eh meu estilo.
    Nao carece. Eles talvez nao reclamassem, mas nunca vou saber. Nao gosto de lidar com esse aspecto das coisas.

    O apelido negativo do Corinthians eu nao cito em momento algum, nem por brincadeira, porque alem de nao gostar disso, acho especialmente preconceituoso ( preconceito fascista de achar que pobre eh sujo etc ), Acho argumento obtuso e imbecilizante torcidas anti- Corinthians ligarem o clube a favela, miseria, analfabetismo e etc. o que alem de tudo de ruim eh mais falso que nota de tres. A maior torcida nas classes A e AA
    como em todas as outras , e a do Corinthians. Se nao me engano, a diferenca entre Tricolor e Timao nas classes D e E eh a menor entre as faxias soxio-economicas.

    Enfim, leio seus comentarios e jamais o enquadraria entre os torcedores e blogs de arquibancada que temos por ahi e nao frequentamos. o AlemdoJogo se caracteriza porisso.
    Porisso mesmo, achei bom ler o que vc. escreveu e poder dar meu ponto de vista.
    abraco

  24. Gustavo Oliveira said

    Respeito sua opinião João, mas acho que tudo é questão de saber quando, como e onde dizer as coisas. Nesse blog, o Marcelo é quem estabelece as regras e se ele prefere que não se use esses termos, então eu respeito e não uso. Aliás, mesmo que ele não fizesse restrição também não usaria, porque estou trocando idéias com pessoas que não conheço, e portanto não tenho liberdade para brincadeiras mais pesadas digamos assim. Além do que aqui a comunicação é por escrito, o que é por si só mais complicado, já que não há a volatilidade do som.
    Fora daqui, no meio de amigos que me conhecem e sabem entender que tudo não passa de brincadeira, eu acho que não há mal nisso. Não sou do tipo que enxerga o futebol como uma metáfora da sociedade. Também acho que não vale a pena ficar analisando o papel sociológico, do futebol. Pra mim é uma grande diversão. Também não me incomodo em ser chamado do que quer que seja, quando se trata de brincadeiras futebolísticas, porque eu sei o que sou e a carapuça não me serve.
    Ah, e a própria torcida corintiana se auto-proclama a torcida do povo, e estabelece relação direta com as classes mais baixas. Já cansei de ver corintianos abastados cantando com orgulho “Oh, Oh, Oh, Corinthiano maloqueiro e sofredor, graças a deus.” Não da pra levar essas coisas ao pé da letra.

  25. JoaoBittar said

    Essa de “maloqueiro e sofredor” tb. eh dura de engolir, mas rola mesmo, e bastante, vc. tem razao. Virou um certo charme, adquiriu glamour. E claro, demagogico-populista cool.
    enfim…discordo, mas quem sou pra discordar?
    Me soa masoquista. Anti orgulho.

    Torcida do Povo sim, da massa, da maioria, mas nao “escoria” do povo como as vezes saopaulinos ridiculos e palmeirenses doentes ( no mau sentido ) e santistas idem e etc. chamam o Corinthians. Sem entrar no “merito”, simplesmente porque nao existe tal situacao ( maloqueiro, sofredor etc..).
    Voce conhece algum autentico ( hehehehe) ?
    De qq. forma nao gosto dessa figura de linguagem

  26. Scipião Alves said

    A alcunha de Bambi realmente vem de muuuiitttos anos atrás. Lembro-me do tempo (Vampeta nem tinha nascido) da faculdade mas rodinhas de chopp, que saia até briga, pois os são paulinos, após umas e outras, não aceitavam a gozação quando eram chamados de bambis.
    Esse apelido é antigo e não tem nada a ver com Vampeta, que foi o 1º jogador a usar o termo perante as câmeras e passou a ter, indevidamente, os “direitos autorais”

  27. Nicolas said

    Marcelo,estava me referindo ao jogador Rafael do São Paulo.Seria um lateral-direito mas que não está no sítio do clube.Não me referia ao Rafinha do SCCP.
    Mantenho as críticas em relação à falta de planejamento.Essas críticas são feitas até por são-paulinos com um mínimo de senso crítico.
    Outro ponto que desagrada a muitos são-paulinos é o comportamento do Muricy durante as coletivas.Não me esqueço de que o Leão era muito atacado por proceder assim.
    Abraço.

  28. Marcus Craveiro said

    Eu também nunca tinha ouvido o apelido até o Vampeta popularizar o termo. Li certa vez uma explicação que a origem da alcunha vem das tristes brigas entre as três maiores torcidas, onde a Mancha e a Gaviões sempre se enfretaram no “mano a mano”, enquanto a Independente usava do expediente de atirar bombas e nunca partir pro confronto, atitude essa de “quem não é homem”. Mas, pelos comentários do Gustavo e do Scipião, vejo que a estória não deve ter fundamento.
    De qualquer forma, também acho esse tipo de brincadeira de gosto bastante duvidoso, mas concordo que faz parte da cultura do futebol.

  29. EmersonF said

    João,
    O apelido de bambi é realmente muito antigo. Desde garoto, já ouvia o
    São Paulo ser chamado desta forma. O Vampeta apenas falou em público algo que muitos já conheciam.

    Marcus,
    O apelido tem a ver com a imagem de torcida formada por pessoas de classe social mais alta. Em contraste com os torcedores de Palmeiras e Corinthians, muito mais “povão” e que enxergavam uma certa afetação nos hábitos finos dos são-paulinos.

Deixe uma resposta

 
