Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Delírios em Blumenau

Posted by Marcelo Damato em quinta-feira, 13 março 2008

Isso não é ficção nem provocação deste blog ou de alguém.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina anunciou um projeto para construir um estádio para abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014 em… Blumenau.

Isso mesmo. A cidade que não está nem entra as quatro principais do esporte nesse estado (que são Joinville, Florianópolis, Chapecó e Criciúma) espera ser uma das dez ou 12 cidades do Brasil contempladas com jogos da Copa.

As surpresas não param aí. O projeto prevê capacidade para 30.975 pessoas, menos que os 40 exigidos para jogos de Copa. E o preço da construção é de R$ 35 milhões. Como comparação, o Engenhão custou R$ 370 milhões.

Alguns destaques do projeto:
– Cobertura para a arquibancada na maior parte do estádio
– Estacionamento de três níveis
– Passarela ligando ao futuro terminal de passageiros
– Dois pavimentos de quadras
– Possibilidade de ampliação para 40 mil lugares, igualmente cobertos

Blumenau tem apenas um time de futebol profissional, o Metropolitano, que está na primeira divisão apenas desde 2005. A última vez que um time da cidade foi campeão estadual foi em 1964, com o Olímpico.

De onde viria o dinheiro para o estádio? Do Tesouro, claro.

8 Respostas to “Delírios em Blumenau”

  1. Gustavo Oliveira said

    Como eu já disse eu moro do lado de Blumenau. A cidade tem um porte médio, uns 250 mil habitantes, e nenhum estádio decente. O Metropolitano no ano passado mandava seus jogos no campo do SESI (não sei a capacidade mas é pequena), e este ano esta jogando em Brusque. Eu sempre ouço falar em fazer estádio por aqui, e acho que seria legal mesmo, pois a cidade precisa e tem porte para tal.
    Mas daí a usar na copa já é meio demais. Isso se deve ao fato de todo mundo querer pegar carona na copa para justificar seu estádio. Vai ser assim até 2014.
    Agora que fazer um estadio de porte médio seria muito bom. E acho até que a cidade poderia pensar em montar uma estrutura de treinamento, para abrigar uma seleção durante a copa. Se por exemplo a Alemanha ficasse em Blumenau, já seria ótimo!

    Independentemente da Copa, Gustavo, quem vai querer administrar o estádio? Dificilmente o Metropolitano, ou qualquer outro clube da região, terá condições de arcar com a manutenção da arena.

  2. Omar said

    E o Time do Blumenau, que era relativamente tradicional em SC, tendo disputado a série B do Brasileiro na década de 90?

    Fechou as portas?

    Abraços.

    Acho que sim, Omar. Desde os anos 90, sempre há um time de Blumenau no Estadual. Até 1998, era o Blumenau, depois a Associação Blumenauense, depois o Real Sport Arte, e por fim o Metropolitano. E a segunda divisão do estadual tem mais times da primeira do que da segunda propriamente dita. Todos os times que não disputam as Séries A e B do Brasileiro têm que jogar a segundona estadual para jogar o Estadual do ano seguinte. E seja bem-vindo ao blog. Escreva mais vezes.

  3. A corrida das cidades por jogos da copa chega ser ridicúla. E a CBD fica alheia a isso, esperando apenas a contra partida. O país sempre perde, impressionante. Se fosse algo pensado, os governos estaduais e federais estariam mais engajados. Mas não é do interesse deles, até porque este ano é de eleições municipais. Ai ai ai…

  4. EmersonF said

    Pode ser uma boa iniciativa de Blumenau

  5. mh said

    Boa notícia!
    A grande vantagem de Blumenau é que lá não tem nenhum time do Covil dos 13, portanto existe uma chance de o esporte ser prioridade.

  6. Onofri said

    Tá todo mundo querendo arrumar unzinho com essa coisa da copa do mundo de futebor.
    Não podemos esquecer de um detalhe. Blumenau tam a famosa festa de bêbuns, a Oktober Fest. Talvez eles queiram que a Alemanha fique por lá…
    Marcelo, que coisa é essa de sempre querer saber de onde vem o dinheiro. Ora, nós sabemos. De nossos bolsos…

  7. Leonardo said

    Eu, como Blumenauense, nao sabia desta noticia, que também me impressiona. Conforme já comentado, mesmo que não seja para a Copa, um estádio seria muito bem vindo na cidade, desde que, bem localisado, pois o trânsito no centro está pioranto rapidamente. Seria interessante se feito em algum bairro mais afastado, como Itoupava Norte, ou Velha.
    Quanto ao investimento, se fosse levado sério daria pra construir um estádio de porte até maior, pois a cidade tem constantes contatos culturais com seus antepassados la na Europa, e se houvesse uma colaborção da iniciativa privada Internacional eu ficaria abismado com as possibilidades.
    Quanto aos “bebuns”, pelo que me lembro, os únicos que causam estragos por aqui são os que veem de outros estados, não estão acostumados a beber tanto e exageram na dose. Pricipalmente os vindos de São Palo e Paraná.

    De qualquer forma, nem que não saia um novo estádio, seria de grande valia Hospedar alguma equipe por aqui, não necessariamente a Alemanha(Apesar de que eles certamente se sentiriam mais à vontade por aqui).

    Att…

    Leo

  8. ALlan Felipe said

    fala sério… estádio em blumenau,…

    blumenauense acha que 2 ônibus de torcedores é o suficiente para ter um estádio e time na cidade… HAHAHAHAHAHAHAHA

    Moro em joinville e sou contra joinville ter um time de futebol.
    Acabamos de gastar mais de 50 milhões em uma arena que serve para criar quero-queros. No começo vários torcedores, mas depois de 4 meses… apenas 5000 torcedores em um estádio de 30000. Isso que joinville é o dobro de blumenau. O time nem na série C está do brasileiro… e tem patrocínio !!!! a Consul e a Brastemp !! Nenhum salário atrasado e pasmem foi o únivo time da série C a viajar de avião pagar estadia em bons hotéis e alugar concentração. Os jogadores ficavam impressionados com a estrutura.. mas sem resultados o time está falindo já..

    Quando eu quero ver jogo vou até curitiba ou florianópolis.

    Sem falar da viagem PIADA do metropolitano para a Austria no início do ano… vcs repararam que o bola murcha do fantástico de 3 semanas atrás foi o “presidente” do metropolitano que estava jogando !!!!! isso mesmo estava jogando !!!! nem foram os jogadores para a europa .. foi uma viagem de TURISMO, e teve blumenauense achando legal ser o bola murcha….

    Vocês viram a viagem de negócios realizada pelo prefeito de blumenau para ter “idéias” para o estádio ???

    claro, eles devem ter ido viajar com os familiares… e quem pagou ???? os blumenauenses é claro.. que se gabam por uma cultura “européia” mas roubam e são roubados como todo brasileiro…

    Ninho do Passarinho – Pequim – China

    Estádio Olímpico de Tiajin (Gota D’ Água) – Tiajin – China

    Olímpico de Berlim – Alemanha

    Allianza Arena – Munique – Alemanha

    Wembley – Londres – Inglaterra

    Emirates Stadium – Londres – Inglaterra

    Fonte:
    http://www.belasantacatarina.com.br/noticias/2008/03/13/Blumenau-ganhara-novo-estadio-de-futebol-2600.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: