Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

O mundo não é cíclico

Posted by Marcelo Damato em sábado, 15 março 2008

Por ser uma palavra do espanhol (significa Zé), o apelido Pepe é raro no Brasil.

Nos anos 50 e 60, um Pepe de uma equipe de uniforme branco aterrorizava as defesas adversárias. No Santos, Pepe fez 405* gols, o segundo artilheiro do clube. Teria sido um craque de renome internacional se, em duas Copas do Mundo, quando era titular da seleção, não se contundisse poucos dias antes da partida inaugural. Sorte do Zagalo.

Quase 50 anos depois da primeira conquista de Copa pelo Brasil, outro brasileiro de nome Pepe, igualmente jogando de branco, volta a aterrorizar um goleiro.

Desta vez o seu próprio. La Coruña 1×0.

*informação corrigida.

7 Respostas to “O mundo não é cíclico”

  1. Rica said

    Eu venho batendo aqui sobre esse zagueiro e não me conformo ver um time como o Real Madrid se rebaixar a ter um jogador desses, da onde tiraram que esse sujeito vale €30 milhões?

    Rica, o Pedrag Mijatovic, ex-jorgador sérvio e hoje diretor esportivo do Real, já foi acusado algumas vezes de conduzir os negócios do Real de forma “heterodoxa” (no Brasil, diriam ortodoxa, mas essa é outra história, hehehe). Esse negócio foi muito criticado, mas pelo que eu saiba o Pepe vinha se firmando como titular. E ele está muito longe de ser considerado o zagueiro mais “goleador” da Europa. O Edu Dracena leva essa de barbada. O Zico já foi muito criticado por mantê-lo no time.

  2. JOSE said

    PEPE É UM BOM ZAGUEIRO,NADA DE EXTRAORDINÁIO,MAS É BOM.
    mESMO QUE FALHASSE NESTE LANCE NÃO SE PODE CRUXIFICAR POR ISSO.
    ACONTECE AOS MELHORES QUE TEM POR AÍ.
    NÃO PODEMOS EXECRAR NEM REBAIXAR O JOGADOR POR CAUSA DISSO,SENÃO SEREMOS OBRIGADOS A FAZER O MESMO QUANDO UM CRAQUE CONSAGRADO COMETE FALHA SEMELHANTE.

    Concordo contigo, José, mas que a coincidência foi muito cruel, foi mesmo.

  3. Rubens Leme said

    Pepe fez 405 gols pelo Santos em 750 partidas. Ele mesmo não se cansa de dizer esses números, Marcelo.

  4. JoaoBittar said

    Marcelo,
    O Rubens tem razao, tah na auto-biografia dele (“Bombas de Alegria – Memorias de Jose Macia , o Pepe” ), 750 jogos 405 gols.
    Gols, como aqueles dois contra o Milan na final do Interclubes de 63 sob temporal no Maracana. Grande contador de historias e colecionador de frases e piadas, eh um dos melhores papos do mundo do futebol, por sua condicao de otimo observador e testemunha ocular de um periodo glorioso da historia do futebol, ateh os dias mais recentes como tecnico vitorioso.
    Sua propria historia eh a de um dos maiores ganhadores de titulos como jogador, o maior do campeonato paulista (11 vezes) e nunca foi expulso na carreira. Um craque total.
    Jah o Pepe do RealMadrid, de trinta milhoes de euros, nao eh nenhum grosso e longe disso. Talvez tenha custado caro, mas eh um bom jogador, muito valorizado no mercado europeu. Hoje mesmo, assisti ao jogo contra o Depo e fora esse lance infeliz de bater a bola no seu joelho, estando de perfil e de costas para o gol entre as duas linhas das areas, fez uma boa partida.
    Quando ele saiu do time por contusão semanas atrás, sua ausencia foi muito lamentada por todos na imprensa, no time etc.

    Não sabia disso sobre o Pepe II, João. Sobre o original, é de fato uma grande figura. Mas não foi um técnico tão vencedor, fora aquele Brasileiro de 1986. Aliás, um ano ou dois anos depois, quando o Cilinho estava de volta ao Morumbi, a diretoria, quase essa mesma que está agora, diminuía a importância do Pepe na conquista do Brasileiro. Dizia até que, se fosse com o Cilinho, a conquista teria sido mais fácil. Obviamente, nestes 20 anos, todos podem ter mudado de idéia.

  5. Rubens Leme said

    Muito estranho isso: a gente aponta erros e vc não os arruma mais. E nem está respondendo. Pepe tem 405 gols e não 700, mas o erro persiste.

    Não tem nada de estranho, Rubens. Não troquei porque eu não vi seu comentário. Vou arrumar. Obrigado.

  6. hugo said

    outra coisa estranha: pq o João às vezes posta como se estivesse escrevendo um press release?

    Essa eu não entendi, Hugo. Por que press-release? Por que ele dá muitas informações no comentário? Se for isso, eu acho ótimo, e não é só ele que faz isso…

  7. JoaoBittar said

    o Hugo,

    Como sou jornalista (de imagem, nao de texto) trabalho com a ideia de que textos de press release sao ruins , apesar de serem muitissimo utilizados (ateh na integra) pelo jornais desse Brasilzao afora.
    De qq. maneira devo me preocupar com o que vc. fala. Nao foi essa ideia que quis dar. O fato do comentario aparecer instantaneamente (e o autor nao poder corrigir no mesmo post ) e principalmente o fato do mediador intervir sempre, alem de outros comentaristas poderem interagir com o autor do post, faz com que eu tenha mais cuidado com o que escrevo, do que normalmente (e antigamente) teria em outros blogs ou com amigos mais chegados no e-mail.
    Enfim pra nao ficar comprido demais, pois tenho uma tendencia a falar muito, tento tirar o maximo dos adjetivos que coloco (aos milhares) em cada post.
    Mas como diria aquela minha amiguinha do telemarketing,
    vou estar ficando atento…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: