Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

Tudo pela vitória

Posted by Marcelo Damato em domingo, 16 março 2008

Bernie Ecclestone, presidente da empresa que administra a Fórmula 1, afirmou numa entrevista ao jornal britânico “Mail on Sunday” que nas próximas semanas vai começar a formatar um novo sistema de pontuação, para ser implantado em 2009.

Ecclestone acha que com o sistema atual de dez pontos para o vencedor e oito para o segundo transformou os pilotos em administradores de prova.

“Hoje em dia os pilotos não correm mais riscos. Preferem um segundo lugar a brigar pelo primeiro. E a palavra-chave na expressão corrida de carros (tradução livre para a expressão inglesa “motor racing”) é corrida”.

O manda-chuva da F-1 defende simplesmente que não haja mais contagem de pontos. Leva o título quem vencer mais – em 1982, por exemplo, Keke Rosberg, pai de Nico, foi campeão com apenas uma vitória.

Mas pode ser uma manobra para chegar a um ponto intermediário. Afinal nuncana história da F-1, o segundo lugar valeu tanto em relação ao primeiro. A categoria começou 75% (seis contra oito pontos). Nos anos 60 essa relação caiu para 67% (6 x 9). No final dos anos  80, quando Prost perdeu o título mesmo com mais pontos (havia descartes), passou a 60% (6 x 10) e finalmente subiu para 80% (8 x 10).

Aliás a volta do sistema de descartes, que valoriza as vitórias, não está afastada.

5 Respostas to “Tudo pela vitória”

  1. JoaoBittar said

    Alguma coisa tem ser feita pra essas corridas ficarem menos chatas.
    A da Australia, mesmo com tantos acidentes e barbeiragens em geral, ficou bem perto do tedio e isso talvez se deva à pontuacao mesmo, ninguem quis saber do primeiro lugar, soh se “discutia” do segundo (que teve varios donos) pra baixo. Barrichello se destacou. Mau sinal…
    Falta tb um “DickVigarista” como foi o grandissimo Schumacher.
    Alonso ensaia ser um, mas ainda fatura mais como “niño bueno”
    Hamiltinhos, Nelsinhos, Massinhas, Rubinhos, Raikkonenzinhos tah cheio…
    O Lewis parece genio, mas eh muito bonzinho, por enquanto…
    Deve ser o regulamento mesmo…muita restricao e pouca chance de uma “invencao”, de uma rasteira, pôr areia no tanque adversario…
    Excesso de fair play nao cai bem na Formula 1

    Você acha que há excesso de fair play, João? Isso realmente nunca tinha me passado pela cabeça.

    O que acho que faltava é ter pilotos com rivalidade entre eles, o que na era Schumacher não houve. Acho que agora haverá, é questão de tempo. Mas esse sistema de pontuação favorece os Fittipaldis e Rosbergs e desfavorece os Sennas e Clarks, que representam mais o espírito das corridas, a meu ver. Nada contra o Emerson, eu o acho um piloto entre os melhores, se não tivesse feito o Copersucar poderia ter terminado a carreira com mais títulos. Só não tinha na F-1 meu estilo preferido. Na Indy foi mais audacioso.

  2. Rubens Leme said

    Bernie Ecclestone é um dos maiores mercenários do esporte. Transformou a F-1 numa potência econômica imensa, mas não pensa duas vezes em mudar o regulamento ou conseguir GPs em países emergentes em troca de dinheiro.

    Ele Vai queimando provas tradicionais e até arrisca a segurança dos pilotos com esse GP noturno que acontercerá esse ano.

    A maior prova dissso é o GP dos EUA. O país é fissurado por esportes a motor, já teve dois campeões mundiais na F-1 (Phil Hill e Mario Andretti) e é uma eterna pedra no sapato do FIA.

    Ainda que os pilotos locais sejam ruins para a categoria, não há explicação plausível. Basta ver que a última prova em Indianapolis teve 120 mil pessoas. Um “fracasso” se compararmos aos mais de 500 mil presentes na 500 milhas, mas é de longe o maior público de todo o circuito da F-1.

  3. Pedro said

    Eu era um tipo de pessoa que esperava durante a semana ansiosamente p/ ver Airton Senna correr na F1 no Domingo as vezes ate’ deixava de ver futebol inclusive ficando acordado a noite toda p/ ve-lo em Suzuka no Japao. Na epoca tinham feras do automibilismo (Prost, Schumaker, Piquet, Alboreto, Watson etc) e tinha a certeza de assistir uma corrida disputadissima e jamais podiamos antecipar quem seria o vencedor. Hoje ja’ se sabe quem vai ser Campeao, quem sera’ o vice e quem vencera’ as corridas antecipadamente a nao ser que a FIA interfira de alguma forma como vem fazendo nos ultimos anos p/ tentar fazer e F1 ficar menos monotona e previsivel. Atualmente o mesmo piloto vence 4,5,6 GPs seguidos coisa que jamais acontecia nos anos 80. A F1 atual e’ quase como assistir uma reprise de futebol sabendo quem vai vencer o jogo. Chato demais.

  4. JoaoBittar said

    Marcelo,
    Fair Play com Bernnie Ecclestone e sua turma, pega mal.
    Fica estranho, sem jeito, como proibir uma espionadinha no projeto adversario?
    Quantas “tocadas” ilegais ou imorais jah foram protagonizadas por nossos antigos idolos? Quantos campeonatos foram decididos com esses acidentes e outros tipos de jogo sujo “bem comportado e discreto” ?
    A Formula One, eh tao anti fair play que outro dia, pra esculachar o campeao do ano passado KimiRaikkonen, Ecclestone disse que prefere ele bebado. Xingou ele de sobrio!!!!
    Que tal?

  5. EmersonF said

    A F-1 ajusta seu regulamento às condições específicas de cada período. A mudança de 6 x 9 para 6 x 10 foi feita por causa dos protestos pelo título perdido pelo Prost (para o Senna) nos descartes. Depois, houvbe a mudança do 8 x 10 para tentar equilibrar um pouco a briga do “resto” com o Schumacher. Agora, com uma categoria equilibrada, é necessário valorizar mais a vitória.

    Emerson
    a mudança para o 6×10 foi uma compensação para o Senna pelo fim dos descartes, que o beneficiaram em 1988. O 6×10 ajudava mais o piloto mais arrojado (Senna) e nao o mais regular (Prost). Mas de resto concordo contigo. O regulamento deve variar mesmo com o campeonato. Se acabar o fim do 8×10 vai prejudicar o Alonso, o mais regular de todos. Se bem que se o Hamilton aprendeu a não apertar o botão errado, ele só perde o campeonato se for 10×8, hehehe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: