Além do Jogo

O blog do Marcelo Damato

O vendaval olímpico

Posted by Marcelo Damato em terça-feira, 18 março 2008

A Folha de S.Paulo traz hoje números interessantes sobre o investimento que o governo faz no esporte com o nosso dinheiro.

De 2001 a 2006, foram entregues às Confederações e ao COB e ao Comitê Para-Olímpico R$ 391 milhões, em razão da Lei Piva. Estão fora da conta, os testes de loteria, os patrocínios de estatatais, o investimento no Pan e a Lei de Incentivo ao Esporte (que está ainda engatinhando) e o Bolsa-Atleta. É bom lembrar que a Lei Piva foi aprovada no em julho de 2001 e só começou a distribuir dinheiro em novembro daquele ano 2002.

Apesar dessa montanha de dinheiro, que foi todo aplicado nas equipes olímpicas, o COB se recusa a fazer projeções de desempenho para Pequim. A secretaria de Alto Rendimento projeta um desempenho que no máximo iguale Atenas (16º lugar).

E, mais uma vez, põe uma cenoura: Em 2016 seremos 10º.

Olhando o total de medalhas, em vez dos ouros, que aliás é o que o COB defende, o Brasil regrediu desde 1996, quando nem se pensava em Lei Piva.

É impossível não pensar que no esporte olímpico está acontecendo o mesmo que houve em tantos clubes de futebol: quando aparece um monte de dinheiro, a situação piora em vez de melhorar. Como dizia uma novela muito antiga, dinheiro na mão é vendaval.
De tudo, a única coisa boa é que o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., ainda que de forma tímida, começa a cobrar resultados.

5 Respostas to “O vendaval olímpico”

  1. JoaoBittar said

    Esse povo do COB ( e adjacencias…) eh ruim de matematica!!!
    E adora calcular errado sempre a Menos quando eh prah tirar dinheiro publico dos cofres.
    Alias a postura do Governo Federal pra executar a Lei Piva eh lamentavel.
    Na melhor das melhores das hipoteses, fecha os olhos prah esses problemas e peca por omissao. Uma Vergonha!
    E o COB et caterva, com o beneplacito da Justica, sobrevive sem auditorias serias, a meu ver. To sendo simpatico.
    Evidentemente, nao eh soh o Corinthians que necessita uma depuracao.
    O SCCP, ao contrario, teve a “sorte” de comecar ( espero !!) um processo de transparencia na administracao publico-esportiva que pode ser uma luz no fim do tunel que atravessa o futebol brasileiro.
    Oremos , alias.

  2. Lucas Camargo said

    1) Não sei se dá pra concluir o que vc concluiu, pois o decréscimo no numero de medalhas pode ter um monte de explicações…Mas eu gostaria de ver um balanço de “quem recebeu quanto”, para poder avaliar um pouco melhor as prioridades do governo e desempenhos obtidos (e.g. a ginástica olímpica parece ter tido um grande avanço…)

    2)E a Timemania?
    Parece que não vai dar certo…Até agora, arrecadou perto de R$ 12 milhões. É mais cara e paga menos que a Mega-Sena! Pq alguém vai apostar na Timemania? O Juca Kfouri fez uma boa análise no blog de hoje.

    “E agora José?”.

  3. JoaoBittar said

    Lucas,
    se v. lembrar bem, o comentario do JK sobre a Timemania (muito bom alias ) foi muito do que falamos aqui no AlemdoJogo sobre o assunto. Pode conferir.

  4. Maurício said

    A grande verdade é algo de ruim acontece com o nosso esporte amador. Tirando o Volei, que são verdadeiras equipes profissionais o resto anda mal. Nossa natação vai ter duas ou três mulheres em Pequim, mesmo o masculino vai com menos gente, a desculpa é que vai com mais qualidade. O Boxe perdeu todas e não classificou ninguém, o Judô está em má fase e dificilmente ganhará medalhas e nosso atletismo, com a excessão de uns poucos não vai aparecer. A grande verdade é que iludiram o brasileiro no Panamericano do Rio, em que a maioria das nossas equipes competiram contra o vento, ganharam muitas medalhas e agora caem na real, mesmo gastando muito mais.

  5. Gustavo Oliveira said

    Marcelo, desconsidere esse comentário. Eu só estou usando o blog antigo para testar a tag “href”

    teste

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: